Disputas do XCC na júnior masculina, super elite feminina e super elite masculina, encerrarão o evento na tarde do terceiro e último dia de evento, com transmissão ao vivo pelo YouTube da Copa Internacional
Pensando em dar ao público da etapa de Nova Lima (MG) a melhor experiência na edição inédita da Copa Internacional de Mountain Bike realizada no município, a organização do evento alterou a programação de provas da disputa dos dias 23 a 25 de junho, no Mirante Csul Lagoa dos Ingleses. Retomando um formato já utilizado há alguns anos, a CIMTB terá a prova do Cross Country Olímpico (XCO) para as super elites masculina e feminina e júnior masculina sendo realizada na manhã do sábado (24). E, desta forma, as corridas do Short Track (XCC) destas três categorias, passam a ser realizadas na tarde de domingo (25), encerrando com chave de ouro a programação do evento.
“Estamos retomando em Nova Lima um formato que já existia na época do XCE, o Eliminator, há alguns anos, com o XCO realizado no sábado, para algumas das categorias. Nossa ideia é favorecer e incentivar a ida das pessoas que vão no domingo (25), dia de maior público, ao termos a prova de circuito reduzido das principais categorias sendo realizadas nesta data. Ou seja, eles conseguem acompanhar essas disputas com maior facilidade, já que o XCC é uma prova realizada em um circuito de pouco mais de um quilômetro por volta de uma forma muito dinâmica”, explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB.
Largada do Short Track na prova de abertura da CIMTB em 2023 (Crédito: Ultrafotos)
Com exceção das corridas das super elites masculina e feminina e júnior masculina, as demais disputas do evento seguem com a programação inalterada. Assim, na sexta-feira (23) o evento começa com as baterias promocionais do Short Track, a partir de 15h: Geral Feminina (acima de 15 anos), Elétrica Masculina (acima de 15 anos) , Máster Masculina (acima de 34 anos), Cadete Masculina (de 23 a 34 anos), Teen Masculina (de 12 a 16 anos).
Já no sábado (24), mais três baterias: A primeira delas às 8h20, com as disputas das E-Bikes (Masculina Pro, Feminina Pro e Masculina Máster); a segunda às 10h20, quando acontece a primeira disputa para as super elites e júnior masculina, com o Cross Country Olímpico (XCO); a última largada do dia tem início às 14h, para a Maratona, em suas 17 categorias: E-MTB Masculina, E-MTB Feminina, Ultra, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PCD, Duplas (Masculina Pro, Masculina e Feminina/Mista), Gravel, Open Feminina, Turismo, Hand Bike.
No domingo (25), 23 categorias (19 no XCO e três no XCC) largam para encerrar a programação de dentro das pistas em grande estilo: com baterias às 8h (Masculinas – Sub17, Sub15, ULTRA, Sub55, Sub60, Sub65, Over65, Sub12); 10h (Masculinas – Sub30, Sub35, Sub40, Sub45 e Sub50); 12h (Femininas – Júnior, Sub17, Sub15, Sub40, Sub50, Over50, Sub12);14h – Júnior Masculina (XCC); 14h40 – Super Elite Feminina (XCC); 15h20 – Super Elite Masculina (XCC).
Transmissão ao vivo no Instagram e no YouTube
A equipe de comunicação da Copa Internacional de Mountain Bike estará em ação na etapa de Nova Lima, para levar informação completa sobre tudo o que acontece nos três dias de evento no Mirante Csul Lagoa dos Ingleses. Enquanto na sexta (23) e no sábado (24) o evento terá lives no Instagram @cimtb (https://www.instagram.com.br/
Inscrições para etapa Nova Lima
As inscrições para a segunda de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2023 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.
Todas as categorias da etapa
Ao todo, são 46 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres. Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.
Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas e a gravel.
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.
Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br