CIMTB Michelin terá 45 categorias em dois dias de competições

É a maior quantidade de categorias oferecidas pela CIMTB Michelin na história. Marca é resultado de uma gestão que sempre dialogou com os atletas.

Por Pedro Parisi, de Belo Horizonte

A 1ª etapa da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) e da Copa Sense CIMTB de Maratona se destacam com 45 categorias e três modalidades em apenas dois dias de competições, que serão no Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas, de 3 a 5 de setembro. Este é o maior número de categorias diferentes oferecidas pela CIMTB Michelin em um só evento na história.

“Um dos pilares do nosso trabalho é ouvir com muita atenção e atender, sempre que possível, aos pedidos dos atletas que correm com a gente. Estamos muito orgulhosos de conseguir permitir que qualquer pessoa possa competir de igual para igual, se divertindo ao máximo”, avalia Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.

Para incentivar a participação de todas as categorias, a organização dá um desconto de 50% para competidores com mais de 60 anos. Nas categorias PNE/PcD e Handbike, o valor é de R$ 45,00. Outro destaque é a categoria Turismo, a mais inclusiva de todas, que acolhe homens e mulheres acima de 14 anos e dá uma volta de cerca de 13 km, por R$ 40,00. Além disso, tem a Mirim que recebe crianças com menos de 1 ano de idade até 11 anos e busca incentivar a participação e o prazer das crianças em praticar esporte.

Este ano, a etapa de abertura em Congonhas terá provas de XCM, pela Copa Sense CIMTB de Maratona, XCO, pela CIMTB Michelin e XCC pela Copa Sense de Short Track. 

XCM

As categorias do XCM masculino começam na Expert (17 a 19 anos) e vão até a Veterano (acima de 45 anos), enquanto as mulheres correm juntas na categoria Open a partir de 15 anos. Na E-bike, as mulheres compartilham a categoria E-MTB Pró, e os homens ficam divididos entre a E-MTB Pró (acima de 19 anos) e E-MTB Master (acima de 39 anos), o que garante espaço para todas. O XCM também terá as categorias especiais, como a Gravel, que vem crescendo rapidamente no mundo todo, a Handbike que é um show à parte, três categorias diferentes de Duplas, Peso Pesado para atletas acima de 95kg, Segurança Pública, entre outras.

XCO

Valendo pontos para o ranking mundial da UCI e o brasileiro e para o estadual, as provas de XCO prometem disputas fortes. As categorias oficiais começam na Sub-15 para homens e mulheres, e vão até a Over-50 nas femininas e Over-65 nas masculinas, garantindo espaço para todos competirem de igual para igual. É importante lembrar que, como a prova é classificada nos rankings oficiais, é preciso ser filiado a alguma federação de ciclismo para participar das provas. A Super Elite também correrá a prova de Short Track (XCC), valendo ainda mais pontos UCI.

XCC

O short track vem crescendo a cada ano em importância por ser uma prova dinâmica e muito disputada, geralmente em baterias com 30 minutos. E neste contexto a CIMTB Michelin lançou a Copa Sense de Short Track que vai premiar, separadamente, os atletas que tiverem melhor desempenho na temporada. “Nós sempre procuramos acompanhar o que está acontecendo pelo mundo de uma forma rápida e nosso campeonato de XCC, que lançamos ano passado, acabou sendo feito da mesma maneira pela UCI este ano. Teremos um campeão geral da temporada somando os pontos do XCO e XCC e, também, um campeão de XCC de forma separada”, diz Rogério Bernardes organizador do evento.  

Confira nas tabelas todas as categorias e o número de voltas que serão disputadas em Congonhas: