A categoria, novidade no mountain bike, está presente na programação da Copa Sense CIMTB de Maratona, e assim permite a inclusão de mais paraciclistas no evento
Inclusão e democratização. Tendo essas premissas entre duas das suas principais bandeiras hasteadas, a Copa Internacional Michelin de Mountain Bike chega a terceira de quatro etapas da temporada de 2022, com a expectativa de ter recorde de participantes em uma categoria que resume bem esses pontos, a hand-bike. A disputa do evento está marcada para os dias 5 a 7 de agosto, no Parque Municipal do Itaim, em Taubaté (SP). As inscrições – ainda abertas – estão nos últimos dias, e podem ser feitas no site www.cimtb.com.br, clicando na aba “Inscrições”.
Quem aguarda com muita ansiedade a etapa de Taubaté da competição é Pedro Henrique Gomes, o Alemão. O ciclista venceu a primeira etapa da Copa Sense CIMTB de Maratona na categoria, realizada no mês de junho, em Araxá (MG). “Defender a camiseta de líder em Taubaté, será algo realmente importante. Isso porque o pessoal que compete comigo, é uma turma muito bacana. Pessoas que começaram no esporte por assistirem um vídeo meu andando de handbike. É muito gostoso competir com pessoas que gostam de você e estão no esporte porque você mudou a vida delas. O poder do esporte é esse”, disse Alemão.
“Participar da CIMTB Michelin é a grande realização de um sonho. Para nós, paraciclistas, é muito importante. Porque além do evento estar incentivando o esporte, com vida melhor, saudável e ativa, conscientiza as pessoas de que a vida não acabou por você estar em uma cadeira de rodas. É bom levar informação e conhecimento para outras pessoas. Nós da handbike nos sentimos realizados de participar de uma Copa Internacional, nos sentimos incluídos, porque lá somos tratados de igual para igual com qualquer outro atleta. Você tem uma inclusão de verdade, o calor humano com as pessoas próximas de você. O Rogério Bernardes mudou minha vida com a categoria, literalmente. Passei a ter novas experiências e ser percebido pelas pessoas, e até incentivando elas”, complementou.
Largada das handbikes em Araxá (Crédito: Crys Jardim/CIMTB Michelin)
Todo esforço para não ficar de fora
Quem também está com expectativa alta para competir em Taubaté é Tarlis Pierre. Com a inscrição garantida, o atleta de Araxá (MG) corre atrás de patrocínios e apoios para conseguir viajar ao município do interior paulista em agosto. Questionado sobre sua participação na etapa paulista, ele afirmou: “Estou na luta para ir. Mas, estou bastante confiante de que dará certo. Aliás, de um jeito ou de outro eu irei. Nem que seja de hand-bike até lá”.
“Agradeço e parabenizo todos os envolvidos na organização da CIMTB Michelin, que para mim é o maior evento de mountain bike do mundo. Agradeço ao Rogério e a todos que abriram para nós a categoria handbike, nos garantindo um espaço na Maratona. Essa inclusão é importantíssima, porque faz crescer a categoria e trazer mais adeptos a nível Brasil para essa nova modalidade. Para nós, é um prazer participar e um orgulho ser cadeirante e estar incluído no esporte”, comentou Tarlis.
Categoria PNE também é destaque
Assim como na handbike, a categoria PNE (Pessoas com Necessidades Especiais) também terá um bom número de participantes na etapa de Taubaté. Após uma etapa realizada da categoria na Copa Sense CIMTB de Maratona, também em Araxá, estão no top 3 da disputa os atletas José Antônio Pereira, Cícero Lima Liberal e Lucas Eduardo Santos.
“Para nós da Copa Internacional, trabalhar a questão da inclusão é bem importante. Não apenas para os cadeirantes, mas também PCD, mulheres. Enfim, qualquer pessoa. O nosso evento é feito para todos e, inclusive, esse é o nosso projeto #CIMTBParaTodos. Ver o pessoal tão realizado, como a turma da handbike, é uma satisfação muito grande. Ver que o que a gente está fazendo, tem sentido e tem dado retorno. Tem trazido alegria para as pessoas, o que para mim é o mais importante”, comenta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.
Inscrições para Taubaté nos últimos dias
As inscrições para Taubaté podem ser feitas diretamente no site do Sprinta: https://app.sprinta.com.br/
História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumenta ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/