Próxima etapa da competição será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, no Parque Municipal do Itaim, em Taubaté (SP). Inscrições seguem abertas
Aumentar o número de mulheres nas provas de seu circuito. Buscando atingir este objetivo, a organização da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike tem atendido as solicitações que as ciclistas participantes do evento fazem a cada etapa. Na próxima disputa da temporada, a de Taubaté (SP), entre os dias 5 e 7 de agosto, serão realizadas mais uma vez 15 disputas femininas, assim como foi em Araxá. Inclusive, em todas as nove categorias voltadas às mulheres filiadas da CIMTB Michelin no XCO, a organização igualou o número de voltas para as categorias femininas e masculinas, atendendo a pedidos. Já na Maratona, voltada para ciclistas amadoras e iniciantes, existem diversas opções em categorias individuais e dupla, além de uma em especial, que é a Turismo, para quem está começando a pedalar.
“As mulheres estão cada vez mais aumentando sua participação na CIMTB. Temos atendido os pedidos para fortalecer a presença feminina desde o início do evento e nos últimos anos dobramos o número de mulheres. Ficamos muito felizes com esse resultado. Além disso, temos premiações iguais para homens e mulheres”, comentou Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike.
Quem aguarda ansiosamente a próxima etapa da competição é a ciclista Valeria Negrini. Além de ter vencido a categoria Gravel feminina e ter disputado também o XCO em Araxá, Valeria é integrante do Time Hoffmann, que tem sua sede em Taubaté (SP). Este é apenas o segundo ano que a atleta participa de competições.
Valeria Negrini pedala na Gravel da CIMTB
“Na CIMTB, a etapa de Congonhas ano passado foi a minha primeira, e já não quis parar mais. Uma prova excelente, que amo participar”, destacou. “Araxá foi uma experiência incrível, porque fui com a cara e a coragem. Eu nunca tinha andado de Gravel em minha vida, e amei a experiência. Agora, faz parte da minha vida. Por parte da organização, foi tudo muito impecável. Competi na Gravel e também no XCO. São provas completamente diferentes e muito boas. Fiquei muito feliz com meu resultado e com tudo que vivenciei lá”, concluiu.
Embaixadora Sense e responsável pelo projeto Mulheres De Gravel, Helena Coelho também esteve em Araxá, onde competiu pelo segundo ano seguido na disputa de Gravel da etapa mais tradicional do ciclismo nacional, ficando na segunda colocação. Ciclista desde 2015, Helena comprou sua primeira Gravel em 2019 e desde então adotou a modalidade como sua principal.
“Acredito que para uma modalidade crescer é fundamental que ela esteja inserida em provas grandes. A CIMTB é uma das maiores provas nacionais e referência na América Latina. É muito importante essa inclusão da categoria (Gravel) em uma prova desse porte e visibilidade”, avaliou Helena.
“Para todos aqueles que querem iniciar em provas de Gravel, acredito que provas como a CIMTB são ótimas opções, porque tem circuito fechado e muitos pontos de apoio. Ideal para quem quer se desafiar, preparar a cabeça e enfrentar uma prova de circuito com característica dê bastante subida e quase 100% terra. Sou nova em competições, iniciei em 2021 e é um caminho sem volta. Adrenalina, espírito esportivo, muita gente, muitos encontros. O que eu mais sinto em prova é que nunca estamos sozinhos e, por isso, encorajo a todos a se arriscarem. Quem sabe a CIMTB pode marcar essa virada de chave na sua vida também?”, complementou.
Helena Coelho, responsável pelo projeto Mulheres de Gravel
Inscrições para a etapa de Taubaté seguem abertas
As inscrições para Taubaté podem ser feitas diretamente no site do Sprinta: https://app.sprinta.com.br/
História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumenta ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.