Evento que mais soma pontos é na Suíça. CIMTB Michelin representa mais de 50% da pontuação das provas internacionais que acontecem no do Brasil
Com 25 anos de competição, a CIMTB Michelin é o segundo campeonato que mais conta pontos para o ranking mundial no mundo. A pesquisa levou em consideração eventos particulares. Além disso, o Brasil é o sexto país no mundo que mais soma pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), sendo que a CIMTB Michelin representa mais de 50% desta pontuação. Esta posição de destaque é um trabalho conjunto com a CBC e federações estaduais em mais de duas décadas.
A CIMTB Michelin já recebeu cerca 20 países diferentes. Para os competidores amadores que também representam a maioria da CIMTB Michelin, o evento oferece uma troca de experiências e a aproximação com atletas profissionais. A próxima etapa acontece em Ouro Preto nos dias 29 e 30 de junho na UFOP. Inscreva-se aqui.
O primeiro lugar neste ranking está a competição Proffix Swiss Bike, na Suíça, que soma 450 pontos, seguida da CIMTB Michelin que soma 410 pontos dentre provas de XCO, XCC e XCM. Nas etapas XCO e XCC da CIMTB Michelin, são 310 pontos, sendo que em Petrópolis o campeão levou 60 pontos na prova de XCO e 10 pontos no XCC, já a etapa de Araxá chega a 160 pontos sendo uma prova Stage Race Class (SHC). Em Ouro Preto, também Class 1, são 60 pontos para os campeões no XCO e 10 pontos no XCC. A CIMTB Michelin ainda soma 100 pontos no ranking UCI de Maratona e 10 pontos para o ranking de XCO em Congonhas.
A classificação é uma oportunidade para atletas profissionais somarem pontos importantes em casa, terem a chance de competir, sem sair do país, com atletas estrangeiros e aumentar o nível do mountain bike nacional. Na etapa de Ouro Preto, a CIMTB Michelin conta com uma grande área de feira com as principais marcas do mountain bike expondo produtos e novidades do segmento e mais de 50 atrações com o Campus Aberto. Com uma equipe especializada na organização de eventos de mountain bike, o evento preza pela segurança do atleta e também a diversão. Além disso, reúne a maior torcida de mountain bike do Brasil durante as etapas.
Para o organizador do evento, Rogério Bernardes, os 25 anos de experiência favorece a competição. “Trabalhando neste ramo todos estes anos, nós já conseguimos elaborar estratégias certeiras para evitar problemas e focar sempre no esporte e entretenimento. Além disso, a equipe da CIMTB Michelin também compartilha dessa experiência o que compreende um time conciso e sintonizado em tudo que acontece”, comentou. “O atleta que participa da CIMTB Michelin sabe que a única preocupação dele é competir e se divertir. Esse é nosso objetivo”, disse.
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.