CiMTB divulga com antecedência os congressos técnicos da decisão em Congonhas

Confira os detalhes mais importantes de cada uma das três modalidades – Maratona, Short Track e Cross Country Olímpico – que serão realizadas entre 27 e 29 de setembro no município

A etapa de Congonhas (MG) da Copa Internacional de Mountain Bike, responsável por encerrar mais uma temporada da competição com chave de ouro, está marcada para o período entre 27 e 29 de setembro. No Parque Ecológico da Cachoeira, os campeões da temporada 2024 serão conhecidos nas três modalidades, Maratona (XCM), Short Track (XCC) e Cross Country Olímpica (XCO). Assim, com uma grande antecedência, a organização do evento divulga os congressos técnicos das três competições, para garantir que os atletas possam se informar a respeito dos detalhes importantes da CiMTB Congonhas.

Em comum aos três congressos técnicos, divididos por modalidades, estão temas como: Mapa da Arena, com todos os detalhes dos pontos chave; Detalhamento do Circuito e suas distâncias, com largada, chegada, áreas de apoio e atendimento médico – tudo mapeado; as Categorias e Programação completa em cada uma das modalidades; Informações de Alinhamento, com infos de como se preparar para a largada, tempo de prova e pontos de corte; Retirada de Kit e Posicionamento dos Numerais; Regras destacadas, entre elas como entrar com recurso pós-prova; e por fim a Premiação e alguns detalhes.

Congresso Técnico Maratona (XCM):

Congresso Técnico Short Track (XCC):

Congresso Técnico Cross Country Olímpico (XCO):

Reta final de inscrições para a decisão
As inscrições para a etapa de Congonhas da CiMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-congonhas-37747. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o final do mês de setembro na “Cidade dos Profetas”.
As modalidades e categorias
Como de costume, no XCO haverá uma vasta disponibilidade de categorias, quase todas para os atletas que são filiados. Apenas uma nova categoria, a Open XCO Masculina, não exigirá filiação. Assim, serão seis baterias, duas no sábado (28) e outras quatro no domingo (29). Já o Short Track acontece no início da tarde sexta-feira (27), com oito categorias: Open Feminina, E-MTB Masculina, Máster Masculina, Cadete Masculina, Teen Masculina, Júnior Masculina, Super Elite Feminina e Super Elite Masculina.A Maratona ocorre com opções de categorias para todos os gostos. Além de três opções para correr em duplas – Pró, Masculino e Misto/Feminino – há também Cadete, Expert, Máster, Veterano, Open Feminino, Máster Feminino, Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), Peso Pesado, as categorias PcD/PNE e Hand-bike para pessoas com deficiência, e a Ultra. Para fechar o “cardápio” de opções, as categorias para as E-Bikes, com Young Masculina, Máster Masculina e Feminina.
Categorias para incentivar a prática esportiva
Categoria mais festiva do evento, a Mirim acontece na manhã de domingo, às 11h15, e faz a alegria do público visitante, quando os pequenos atletas competem em uma pista montada especificamente para a criançada. Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km, com com estradas e trilhas para atender todos ciclistas de forma segura.
A história da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br