Além de realizar a Copa do Mundo de MTB em Araxá, organização estará promovendo as quatro etapas do seu circuito, entre os meses de março e agosto
A temporada de 2024 promete ser, como de costume, marcada por muito trabalho para a organização da Copa Internacional de Mountain Bike – CIMTB – e fortes emoções dentro das pistas, nos locais por onde a competição passa. Além das quatro etapas tradicionais, que neste próximo ano serão realizadas em Nova Lima (MG), Araxá (MG), Congonhas (MG) e Poços de Caldas (MG), a organização do evento mais tradicional do mountain bike latino-americano será responsável também pela realização da Copa do Mundo UCI de MTB, também em Araxá.
A temporada da CIMTB terá início já em março, com a realização da etapa de Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte. O local recebe a competição pelo segundo ano consecutivo. Entre os dias 15 e 17 de março, os melhores ciclistas de toda América Latina se encontrarão no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses, em um evento que contará com as provas de Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1, Short Track (XCC) Classe 3 e a Maratona (XCM) na programação.
No mês seguinte, acontecerá a 21ª edição da charmosa etapa de Araxá, entre os dias 26 e 28 de abril. A disputa, com XCO Classe HC (Hors Class), XCC Classe 3 e UCI Junior Series, terá sua realização uma semana após a Copa do Mundo de MTB (18 a 21/4), também no Grande Hotel Termas de Araxá. Ou seja, serão cerca de 15 dias em que o único assunto na cidade será a bicicleta e só se falará da cidade mineira no mundo do mountain bike.
Cerca de dois meses depois, entre os dias 21 e 23 de junho, será a vez de Congonhas comemorar seus 20 anos de história, com mais uma grande festa do ciclismo. O local definido, inicialmente, para as competições (XCO Classe 1, XCC Classe 3 e Maratona), será outra vez o Parque Ecológico da Cachoeira. No entanto, para celebração das duas décadas de CIMTB na cidade, a organização estuda fazer uma de suas provas nas imediações do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, como por muitos anos foi, nas históricas maratonas de Congonhas.
A grande decisão ficou reservada para o município que vai fazer sua estreia oficial na Copa Internacional de Mountain Bike: Poços de Caldas, no Sul de Minas. A cidade, que assim como as demais etapas da CIMTB respira ciclismo, terá a responsabilidade de encerrar com chave de ouro a temporada de 2024. O evento será no Parque do Cristo, local que recebeu recentemente o Desafio CIMTB Short Track. A data de sua realização será de 16 a 18 de agosto, também com as modalidades XCO Classe 1, XCC Classe 3 e Maratona.
A Copa do Mundo de Araxá
A temporada 2024 será, realmente, especial para quem acompanha a CIMTB, seja competidor ou fã do esporte. Além das quatro etapas do circuito para se chegar a definição dos campeões da 29ª temporada da Copa Internacional, o município de Araxá vai realizar um sonho muito antigo de todos que fizeram parte deste evento em sua história de duas décadas: a realização, de forma inédita, de uma etapa da Copa do Mundo UCI de Mountain Bike, entre 18 e 21 de abril, também o Grande Hotel Termas de Araxá. Todas as informações do evento estão disponíveis em: www.mtbwc.com.br.
Calendário 2024 resumido:
#1 – Nova Lima (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona) – 15 a 17 de março
#WC – Araxá (XCO sub-23 e elite) – 18 a 21 de abril
#2 – Araxá (XCO Classe HC + XCC Classe 3 + UCI Junior Series) – 26 a 28 de abril
#3 – Congonhas 20 anos (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona) – 21 a 23 de junho
#4 – Poços de Caldas (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona)- 16 a 18 de agosto
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagra
Facebook: http://www.facebook.
Twitter: http://www.twitter.co
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br.