CiMTB Congonhas: Karen e Cocuzzi vencem o Short Track e são campeões da temporada na modalidade

O primeiro dia de competição no Parque da Cachoeira foi marcado pelas provas do XCC, o cross-country de pista reduzida. Confira os resultados

O Parque Ecológico da Cachoeira recebeu na tarde desta sexta-feira (26) o primeiro dia de provas da decisão da Copa Internacional de Mountain Bike de 2025, na 20ª edição da prova em Congonhas (MG). Nas duas principais disputas do dia, as dos atletas profissionais, os dois vencedores garantiram também o título da temporada no Short Track, o XCC: Karen Olimpio levou a melhor na Super Elite Feminina, enquanto Luiz Cocuzzi proporcionou a chegada mais emocionante do dia, vencendo a prova e garantindo o título da Super Elite Masculina por uma questão de décimos de segundo.

Entre as mulheres, Karen chegou à decisão com 14 pontos de diferença para a vice-líder, Isabella Lacerda. Porém, com a vitória e os 70 pontos conquistados na etapa, conseguiu aumentar ainda mais a vantagem para sagrar-se campeã do XCC. Foram 160 pontos de Karen, contra 126 de Isabella. A campeã garantiu a vitória no dia com o tempo de 22min24seg762 após completar 13 voltas, logo à frente de Luiza Cocuzzi, segunda colocada do dia e terceira na classificação geral. Isabella foi a vice-campeã, após terminar em quarto lugar. Agustina Apaza (ARG) em terceiro e Hercília Najara, em quinto, completaram o pódio do dia.

“Essa vitória no XCC, depois de uma grande temporada que venho fazendo e uma sequência de provas na Europa, deixa tudo mais especial. Lá na Europa eu peguei um ritmo muito forte de prova nas últimas semanas e aproveitei o fato de estar com as pernas bem rápidas. Apesar de estar um pouco cansada pela viagem de volta nesta semana, foi bom ver o corpo responder bem. Minha melhor temporada, que estou colhendo bons frutos”, disse Karen. “Expectativa para a prova do domingo (28) é muito boa. Uma pista que tem sempre grandes disputas. E a chama está acesa para fazer uma ótima corrida de encerramento de temporada”, concluiu a campeã do XCC.


Karen Olimpio vibra com a vitória no XCC (Crédito: Ney Evangelista/CiMTB)

Após o XCC desta sexta-feira, a disputa entre as mulheres pelo título geral da temporada, que soma XCC e XCO (Cross Country Olímpico), tem Karen ainda mais folgada na liderança. A líder tem 234 pontos, contra 193 de Isabella, sua única concorrente com chances de superá-la. Terceira no geral, Luiza Cocuzzi tem 162 pontos, e desta forma não consegue chegar na líder em caso de vitória, uma vez que são 70 pontos ofertados a vencedora da prova decisiva.

Super Elite Masculina
Entre os homens, a prova do Short Track foi definitivamente a mais emocionante do dia. O pelotão esteve forte durante toda a corrida. Apenas nos metros finais três ciclistas conseguiram se destacar na disputa pela vitória, os mesmos três que foram protagonistas: Luiz Cocuzzi, Gustavo Xavier e Alex Malacarne. Na curva final, Alex teve um pequeno problema no clip do pedal, deixando Luiz e Gustavo decidirem a vitória no photo finish. Enquanto Cocuzzi cruzou a linha de chegada em 22min25seg278, Xavier passou instantes depois, com 22min25seg490, ambos após 15 voltas. O top 5 da prova teve ainda Malacarne, em terceiro, seguido dos chilenos Nicolas Delich e Ignacio Gallo.

“Ser campeão é sempre bom, ainda mais da Copa Internacional, uma prova com tanta relevância e com os atletas que estavam aqui, todos com nível alto, de Copa do Mundo. Consegui levar a disputa até o final, e vencer foi bem legal. Feliz demais com o título do XCC e agora é descansar, para domingo (28) acelerar mais”, comemorou Cocuzzi.


Xavier e Cocuzzi na chegada do Short Track (Crédito: Gabi Almeida/CiMTB)

Com os resultados do dia, Cocuzzi faturou o título com 147 pontos, contra 126 de Gustavo. O terceiro lugar ficou com Malacarne, com 124 pontos somados. Nicolas Machado e Ignacio Gallo completaram o top 5 do Short Track após as três etapas do ano, com 75 e 62 pontos, respectivamente.

Já na disputa pelo título geral, que soma o XCC e o XCO, a liderança segue com Alex Malacarne, porém agora são 5 pontos a menos entre os dois. Até a prova desta sexta, Alex tinha 146 e Gustavo Xavier tinha 138. Agora, Alex tem 201 pontos contra 198 de Gustavo. Cocuzzi corre por fora na disputa, com 184 pontos, ou seja, 17 do líder e 14 do vice-líder.

Demais resultados do XCC
Outras cinco categorias disputaram o Short Track nesta sexta-feira. Na primeira do dia, vitória de Hani Rodrigues na Geral Feminina, completando 9 voltas em 16min43seg884. Na Teen Masculina, vitória de Kaua Pedro dos Santos, após 16min34seg808 em 10 voltas. Na Cadete, vitória de Vinicius Henrique Costa (16min31seg635 – 10 voltas), enquanto na Máster o vencedor foi Fernando Naves, após 10 voltas em 16min37seg861. Por fim, na Júnior, o vencedor foi Miguel Elias Volpini, com 22min25seg305 após 13 voltas completadas.

A programação da CiMTB Congonhas
A manhã de sábado (27) tem duas largadas exclusivas do XCO, com as bikes elétricas competindo a partir de 8h20 e as categorias de base masculinas – Júnior, Sub-17, Sub-15 e Sub-12 – com sua largada às 10h20. À tarde, a partir de 14h, é a vez das 15 categorias da Maratona: E-Bike Young e Sênior Masculina, E-Bike feminina, Expert, Cadete, Master, Segurança Pública, Veterano, Peso Pesado, PcD, Duplas (Masculina e Feminina/Mista), Open Feminina, Sênior Feminina e Turismo.

No domingo (28), o dia é focado no XCO, além da realização da Kids, atração especial às 11h15. Às 8h largam as categorias Sub-55, Sub-60, Sub-65, Over-65, Sub-70, Over-70, OPEN do XCO. Às 10h é a vez dos atletas das categorias Sub-30, Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50. 12h acontece a largada exclusiva das mulheres: Super Elite (Elite + Sub23), Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12. E, às 14h, a última bateria, com a Super Elite Masculina (Elite + Sub-23).

Acesso ao Parque Ecológico da Cachoeira
Aberto ao público sempre entre terça a domingo, com cobrança de entrada que varia entre 4 e 20 reais, dependendo do dia da semana ou da ocasião, o Parque Ecológico da Cachoeira será palco pelo quinto ano consecutivo da CiMTB. Durante o final de semana da competição, a entrada será gratuita para todos: atletas, familiares, expositores e visitantes.

Atendendo a pedidos, o Parque Ecológico da Cachoeira abrirá algumas de suas piscinas e churrasqueiras durante o fim de semana do evento, permitindo assim que os visitantes possam aproveitar a estrutura completa do local. Esta decisão beneficia principalmente os usuários rotineiros do Parque, que poderão ir ao local, utilizar as piscinas e churrasqueiras como já estão acostumados, e assistir de perto os melhores atletas do mundo competirem na CiMTB.

Será permitido estacionar ao longo da via que leva ao parque, porém apenas em cima do passeio. O estacionamento do Parque da Cachoeira estará destinado a organização e autoridades. Há também um estacionamento particular ao lado do parque, que vai cobrar normalmente dos interessados em estacionar lá, como já é feito todos os anos.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br