CiMTB celebra a marca de 50 normas ABNT para turismo de aventura

Organizador do evento de mountain bike, Rogério Bernardes fez parte por muitos anos da comissão focada em cicloturismo, turismo equestre e turismo com atividades de caminhada

A ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas – divulgou neste mês de outubro que o Brasil conta atualmente com 50 normas no País para o turismo de aventura. Tal fato nos consolida como uma das principais referências internacionais em segurança, qualidade e sustentabilidade no setor. Organizador da Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB), Rogério Bernardes fez parte da Comissão de Estudo – Turismo de aventura – Cicloturismo, turismo equestre e turismo com atividades de caminhada, tendo sido o primeiro coordenador durante muitos anos.

“Esse foi um trabalho voluntário de muitos anos que eu fiz como coordenador na ABNT. Ver este anúncio recente e saber que o turismo de aventura chegou ao expressivo número de 50 normas, me deixa bastante feliz”, comemora Rogério. “Na área do Cicloturismo, que se conecta plenamente ao nosso evento, o principal que temos é trabalhar na questão de operação e segurança dos praticantes. Experiência e qualidade no atendimento, são questões imprescindíveis”, completa.


Rogerio Bernardes (esquerda) durante etapa da CiMTB em 2025 (Crédito: Ney Evangelista)

O avanço é resultado de mais de duas décadas de trabalho coletivo entre especialistas, empresários, órgãos de governo e entidades parceiras coordenados pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

As normas do turismo de aventura abrangem também atividades como mergulho recreativo, montanhismo, rafting, tirolesa e diversas práticas de ecoturismo, definindo padrões para a gestão da segurança, qualificação profissional e equipamentos utilizados. O resultado fortalece o posicionamento do País como destino confiável para turistas nacionais e estrangeiros que buscam experiências em contato com a natureza.

A conquista das 50 normas representa um marco histórico para o turismo brasileiro e reforça o papel da normalização como base para o desenvolvimento sustentável.

“O Brasil, por meio da ABNT, é o País com o maior número de normas técnicas de turismo de aventura no mundo. O trabalho realizado desde 2004 teve a contribuição por muitos anos do coordenador da comissão de estudos de cicloturismo, caminhada e cavalgada, Rogério Bernardes. E hoje, duas destas normas são internacionais: a ABNT NBR ISO 3021 de caminhada e, em breve, a ISO 11956, de cicloturismo – o que demonstra a contribuição brasileira para a segurança das atividades de aventura para turistas internacionais que visitam vários países”, destaca Leonardo Persi, secretário das Comissões de Estudo da ABNT.

Além da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), também têm bastante destaque no desenvolvimento das normas entidades como a ABETA (Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura), a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), a Associação Férias Vivas e o Sebrae.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br