CiMTB anuncia o seu calendário para a temporada de 2026

Com um novo destino, organização completará exatos 30 anos da primeira vez que realizou sua prova de mountain bike, em um ano que promete ser mais do que especial

Está definido o calendário de 2026 da Copa Internacional de Mountain Bike, a competição mais tradicional da modalidade na América Latina. Serão três etapas na próxima temporada, começando por Congonhas (MG), de 10 a 12 de abril. Na sequência, Araxá (MG) recebe a segunda etapa, entre os dias 29 e 31 de maio. A grande novidade fica para a decisão, que será em Conceição do Mato Dentro (MG), de 25 a 27 de setembro.

Assim como aconteceu em 2021, Congonhas volta a receber a etapa de abertura do circuito da CiMTB, logo no comecinho do ano, em abril. A “Cidade dos Profetas”, que celebra agora em 2025 a sua 20ª edição de Copa Internacional, terá a responsabilidade de abrir com chave de ouro a temporada de 30 anos da competição, com Classe 1 no XCO e Classe 3 no XCC.

Pelo 23º ano consecutivo, Araxá será sede da Copa Internacional, recebendo em mais um ano o tradicional Hors Class, ou seja, serão 100 pontos ofertados para os campeões no Cross Country Olímpico. O Grande Hotel Termas de Araxá segue como sede do evento no fim do mês de maio, de 29 a 31 de, com a prova acontecendo na pista do Barreiro, que encanta ciclistas do mundo inteiro.

Por fim, a grande novidade de 2026: a inclusão de Conceição do Mato Dentro no circuito, local com visuais deslumbrantes como o do Parque do Tabuleiro. A cidade, que há cerca de 5 anos vem se tornando uma das referências no País quando o assunto é mountain bike, terá o privilégio de receber pela primeira vez a CiMTB em sua história. Tal qual acontece na abertura, a decisão do evento no final de setembro será Classe 1 no XCO e Classe 3 no XCC.

“Como é de costume por parte da nossa organização, já divulgamos com o máximo de antecedência possível o calendário da próxima temporada, para que os amantes do ciclismo possam se preparar para estarem presentes nas três etapas da Copa Internacional de Mountain Bike. Seja para competir ou para prestigiar nosso evento e torcer pelos melhores ciclistas do Brasil e do mundo in loco”, comenta Rogério Bernardes, organizador da CiMTB.

Em paralelo a CiMTB, o trabalho intenso por parte da organização é para garantir que a Copa do Mundo de Mountain Bike siga acontecendo no Brasil, com uma recorrência definida. Com a confirmação de que o evento não será realizado em 2026 no País, como era o desejo de todos brasileiros e também dos sul-americanos, o trabalho seguirá junto a Warner Bros. e UCI para que o Brasil esteja sempre presente no calendário em anos alternados.

“Sabemos que a realização da Copa do Mundo de MTB em um País possui enorme desafios. Fizemos em 2024 e 2025 um excelente trabalho e o investimento foi altíssimo. Com um intervalo maior poderemos fazer uma captação de recurso com mais tranquilidade e melhorar ainda mais a entrega. A ideia é ter a Copa do Mundo da XCO/XCC a cada dois anos no Brasil, cientes de que temos outros destinos como a Ásia, que foi recentemente apresentada com a realização de uma etapa na Coréia do Sul, mas há também outros concorrentes fortíssimos interessados como a Oceania e Oriente Médio, com os Emirados Árabes. O mais importante citar é que o trabalho entregue no Brasil em Araxá foi reconhecidamente um dos melhores do mundo e com grande repercussão entre atletas, equipes, mídia e amantes do mountain bike. Existe um enorme respeito pelo nosso trabalho e história e daremos continuidade em sediar a Copa do Mundo nos próximos anos”, explica Rogério.

“No cenário anual, temos as etapas europeias e também da América do Norte, que já são tradicionais, além da presença de um continente extra. Conseguimos trazer esse formato atual da Warner Bros. em parceria com a UCI para cá por dois anos seguidos, mas entendemos que haverá esse revezamento com outros continentes. E, para nós como organizadores locais, isso será muito bom pelo fato da captação de recursos exigir cifras muito altas para trazer o evento para o País. Em breve daremos mais noticias pois teremos muitas outras novidades para 2026”, finaliza o organizador.

Inscrições seguem abertas com vagas limitadas por categoria
As inscrições para o evento marcado entre os dias 26 e 28 de setembro na Cidade dos Profetas, com vagas limitadas por categorias, estão abertas no site oficial do evento, www.cimtb.com.br. Para se inscrever, basta acessar o site da Ticket Sports e garantir sua vaga através do endereço: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—congonhas-72944. Para acessar todas as informações relativas ao evento, o participante deve entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas que contém tudo detalhado do evento.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br