CiMTB abre inscrições para as três primeiras etapas de 2024

Provas do primeiro semestre – Nova Lima, em março, Araxá, em abril, e Poços de Caldas, em junho – já estão com as inscrições abertas e programações pré-definidas

Os ciclistas que desejam participar da Copa Internacional de Mountain Bike – CiMTB em 2024 já podem garantir sua inscrição para as três primeiras etapas. Nova Lima (MG), entre 15 e 17 de março, Araxá (MG), entre 26 e 28 de abril, e Poços de Caldas, entre 21 e 23 de junho, irão receber as três provas do primeiro semestre, enquanto Congonhas será responsável por mais uma vez encerrar o ano com chave de ouro, no fim de setembro (27 a 29). As inscrições para a disputa final ainda serão abertas, no final de junho, com super desconto para os atletas que competirem nas outras três etapas (na mesma categoria).

Para garantir a vaga na disputa de cada uma dessa três etapas, que têm vagas limitadas, os atletas devem acessar os links de inscrição abaixo:

Nova Lima (MG) – 15 a 17 de março
https://www.ticketsports.com.br/e/cimtbnovalima2024

Araxá (MG) – 26 a 28 de abril
https://www.ticketsports.com.br/e/cimtbaraxa2024

Poços de Caldas (MG) – 21 a 23 de junho
https://www.ticketsports.com.br/e/cimtbpocosdecaldas2024


As três primeiras etapas
Com mais de 300 km de trilhas tombadas, que tornaram-se patrimônio histórico, Nova Lima é considerada por muitos a “Meca” do mountain bike nacional. Lá será sediada a primeira de quatro etapas do ano, que acontecerá entre os dias 15 e 17 de março, no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses, com provas de Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1, Short Track (XCC) Classe 3 e a Maratona (XCM) na programação.

Entre 26 e 28 de abril Araxá receberá a disputa da segunda etapa, com XCO Classe HC (Hors Class), XCC Classe 3, UCI Junior Series e Maratona (XCM) promete ser histórica. Isso porque acontecerá uma semana após a Copa do Mundo UCI de MTB (18 a 21/4), que também ocorrerá no Grande Hotel Termas de Araxá. Ou seja, serão cerca de 15 dias em que o único assunto na cidade será a bicicleta e só se falará da cidade mineira no mundo quando o assunto for mountain bike.

Os dias 21 e 23 de junho, será a vez de Poços de Caldas, no Sul de Minas, fazer a sua estreia no calendário da Copa Internacional, com XCO Classe 1, XCC Classe 3 e Maratona (XCM). A cidade, que assim como as demais etapas da CIMTB respira ciclismo, receberá alguns dos melhores ciclistas do mundo naquela que será a penúltima corrida do ano. O evento acontecerá no Parque do Cristo, local que recebeu recentemente o Desafio CiMTB Short Track.

Decisão da CiMTB 2024
Por fim, Congonhas, que comemora seus 20 anos de história com mais uma grande festa do ciclismo, encerra a temporada entre os dias 27 e 29 de setembro. O local definido, inicialmente, para as competições (XCO Classe 1, XCC Classe 3 e Maratona), será outra vez o Parque Ecológico da Cachoeira. No entanto, para celebração das duas décadas de CIMTB na cidade, a organização estuda fazer uma de suas provas nas imediações do Santuário do Bom Jesus de Matosinhos.

Calendário 2024 resumido:
#1 CiMTB – Nova Lima (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona) – 15 a 17 de março
#WORLD CUP – Araxá (XCO sub-23 e elite) – 18 a 21 de abril
#2 CiMTB – Araxá (XCO Classe HC + XCC Classe 3 + UCI Junior Series + Maratona) – 26 a 28 de abril
#3 CiMTB – Poços de Caldas (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona)- 21 a 23 de junho
#4 CiMTB – Congonhas 20 anos (XCO Classe 1 + XCC Classe 3 + Maratona) – 27 a 29 de setembro

História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br