Decisão da atual temporada da Copa Internacional de Mountain Bike acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro, em Congonhas (MG), a Cidade dos Profetas
A cidade de Congonhas (MG) será palco de 26 a 28 de setembro da decisão da temporada de 2025 da Copa Internacional de Mountain Bike, a CiMTB. Entre as disputas que terão os campeões deste ano sendo corados está o Short Track, modalidade do Cross Country realizada em pista reduzida. São sete as categorias com título sendo disputado, com destaque para as super elites feminina e masculina, ambas em que as provas contam pontos no ranking da UCI (União Ciclística Internacional) nas três etapas. As outras cinco categorias são as chamadas promocionais, envolvendo as categorias Geral Feminina e as masculinas, Júnior, Teen, Cadete e Máster.
Largada da Geral Feminina na primeira etapa do ano em Araxá (Crédito: Ultrafotos)
Na Super Elite feminina, a liderança é de Karen Olimpio, que venceu as duas provas até aqui, em Araxá (MG) e Carandaí (MG). Assim, Karen aparece em primeiro lugar com 90 pontos conquistados, seguida de perto por Isabella Lacerda, 76, e Raiza Goulão, 65. Correm por fora as ciclistas Hercília Najara, 57, e Luiza Cocuzzi, 56, com chances menores de título. Como na etapa final a pontuação ofertada a quem vencer a corrida aumenta para 70 pontos, com 60 para a vice e 55 para a terceira colocada, Karen precisa de terminar em segundo lugar para garantir o troféu do XCC, sem se preocupar com as adversárias. Caso vença a etapa final, Isabella precisa que Karen termine em terceiro lugar (ou abaixo dessa colocação) para ser a campeã.
Já na Super Elite masculina, a disputa promete emoção maior, já que apenas 11 pontos separam os três primeiros colocados. Luiz Cocuzzi lidera com 77 pontos, seguido de Alex Malacarne e Gustavo Xavier, com 69 e 66 pontos, respectivamente. José Gabriel corre por fora, mas com boas chances, uma vez que soma 61 pontos. Nicolas Machado, com 48, completa o top 5 da categoria no XCC, mas também com alguma chance de ser campeão. Para levantar o troféu sem se preocupar com os adversário, apenas a vitória serve para Cocuzzi. Caso termine em segundo, por exemplo, ele pode ser ultrapassado apenas se a vitória for de Malacarne. Assim, inúmeras possibilidades contemplam a disputa pelo título do Short Track na super elite masculina.
As categorias promocionais do Short Track
Na categoria reservada para as mulheres entre as promocionais, quem lidera é a chilena Florencia Monsalvez, a Popi, após ter vencido as duas corridas e assim somar 90 pontos. Hani Rodrigues vem logo atrás em segundo, com 80 pontos, o que faz com que a disputa entre as duas seja bem simples. Se uma das duas vencer, automaticamente garante o título uma vez que o critério de desempate é o melhor resultado na ultima etapa. Com chances menores que líder e vice-líder, correm por fora na briga pelo título Raphaella Pelaquim, com 65 pontos, e Angelina Santos, com 48 pontos.
Na Júnior, apenas 3 pontos separam líder e vice-líder da categoria. Enquanto Gustavo Nogueira está em primeiro, com 72 pontos, seu companheiro de equipe Miguel Volpini vem logo atrás, com 69. Assim, quem terminar na frente entre os dois tem boas chances de ser campeão, a não ser que um dos ciclistas que correm por fora consigam atrapalhar o domínio da Specialized Racing BR. Na classificação, Leandro Belo, com 51, Pedro Areas, com 50, e Leonardo Bernardes, com 45, completam o Top 5, com chances bem menores do que Gustavo e Miguel.
Na Teen, a liderança é de Matheus Ribeiro e Silva, com duas vitórias na modalidade, ou seja, 90 pontos somados. Seus dois principais concorrentes são Gabriel Freitas Galvão, com 76 pontos, e João Faria, com 61. Luca Drumond, 46, Fabian Davi, 40, e Kaua Pedro, 40, correm por fora na disputa pelo título de pista reduzida da categoria.
A Cadete tem três ciclistas que tiveram os mesmos resultados nas duas provas anteriores, brigando com mais chances pelo título. Após duas vitórias, Vinicius Lacerda, o Vinicera, lidera com 90 pontos. Ele é seguido de perto por Roger Renso, que foi vice-campeão nas duas provas, Araxá e Carandaí, com 80 pontos, e de Welisson Fialho, com 72, após dois terceiros lugares nas corridas anteriores. Entre os dois primeiros lugares quem vencer leva o título e as disputas prometem ser sensacionais pois Vinicera e Roger brigaram nas etapas de 2025 ate o final com diferença mínima na chegada.
Por fim, completando a disputa das categorias do XCC, a Máster, que conta com a liderança folgada de Fernando Naves, após duas vitórias na temporada, com 90 pontos somados. Paulo Sergio Junior e Luiz Eduardo Ferreira, ambos com 40 pontos, são segundo e terceiro lugares, seguidos por Lean Carlo e Adenilson Silva, com 36 cada, em quarto e quinto lugares.
Inscrições seguem abertas
As inscrições para o evento marcado entre os dias 26 e 28 de setembro na Cidade dos Profetas já estão abertas no site oficial do evento, o www.cimtb.com.br. Para se inscrever, basta acessar o site da Ticket Sports e garantir sua vaga através do endereço: https://www.ticketsports.com.
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@
Flickr: https://www.flickr.com/photos/
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br