CiMTB 2025: Confira as disputas pelos títulos do XCO nas categorias Masters, Sub-30 e Open

Decisão da atual temporada da Copa Internacional de Mountain Bike acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro, em Congonhas (MG), a Cidade dos Profetas

A cidade de Congonhas (MG) será palco de 26 a 28 de setembro da decisão da temporada de 2025 da Copa Internacional de Mountain Bike, a CiMTB. Entre as disputas que terão os campeões deste ano sendo coroados estão as do XCO, o Cross Country Olímpico. Dividimos elas entre Super Elite e E-Bikes, categorias de base e Masters, Sub-30 e Open, para fazer um balanço completo de como está a disputa pelos títulos.

Após as duas primeiras etapas, em que a pontuação ofertada aos campeões foi de 45 pontos pela vitória, em Congonhas o peso da prova final da temporada será maior. Assim, serão oferecidos 70 pontos aos vencedores, 60 ao segundo colocado, 55 para o terceiro, e assim em diante. A lista completa de pontos por colocação está disponível em: https://cimtb.com.br/a-copa/pontuacao/.

Além da Open XCO e Sub30, as categorias Masters contam com nove masculinas – Sub-35, Sub-40, Sub-45, Sub-50, Sub-55, Sub-60, Sub-65, Sub-70 e Over-70 – e outras três femininas: Sub-40, Sub-50 e Over-50. Confira um resumo de como está cada uma dessas disputas.

Masters masculinas
Na Sub-35, quem lidera é Matheus Rezende, com 76 pontos, após o terceiro lugar em Araxá (36 pontos) e a segunda posição em Carandaí (40 pontos). Vencedor na segunda etapa, Welisson Fialho é o vice-líder, com 74, ou seja, apenas dois pontos separam os dois primeiros colocados. Hudson Luiz Pinto, com 68, Ernane Henrique, com 57, e Marcelo Leon, com 45, completam o Top 5 da categoria.

Leandro Batista Carneiro lidera a Sub-40, com um segundo lugar em Araxá e a vitória em Carandaí, ou seja, 85 dos 90 pontos possíveis conquistados. Daniel Oliveira e Fagner Geral, com 68 e 65 pontos, respectivamente, são os dois principais concorrentes pelo título da categoria. Paulo Sergio Anselmo, 57, e Adenilson da Silva, 45, completam o Top 5.


Categorias masters durante prova em Carandaí (Crédito: Jonathas Abrantes/CiMTB)

Com a vitória em Araxá e o segundo lugar em Carandaí, Claudio Levi Campolina lidera na Sub-45, com 85 pontos somados. Os três principais perseguidores do líder estão na faixa de 60-70 pontos: Fernando Naves, com 69, Luiz Eduardo Ferreira, com 64, e Joaquim Alves, com 61. Completando o Top 5 está João Paulo Firmino, com 45 pontos, após vencer em Carandaí.

Maior vencedor da história da Elite na CiMTB, Rubinho Valeriano é o líder da Sub-50, com duas vitórias, ou seja, 90 pontos, em seu primeiro ano de atleta máster. Juarez Campolina, com 63, e William Eustáquio, com 61, estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente. Marcelo Garcia, 41, Ildeberson Vieira, 40, Gustavo Fernandino, 40, e Gustavo Vilela, 40, completam as sete primeiras posições.

Na Sub-55, João Erildo Silva lidera com 81 pontos, após o terceiro lugar em Araxá e a vitória em Carandaí. Frederico Peixoto, com 61, e Gustavo Ribeiro, com 45, completam as três primeiras colocações. O Top 5 tem ainda Juliano Barbosa, com 40, e Renato Xavier, com 36.

A Sub-60 tem a liderança de José Carlos Mendes, vencedor de ambas as provas da temporada, ou seja, 90 pontos somados. Em segundo lugar está Genivaldo de Oliveira, com 69, seguido de perto por Edson Ferreira, com 68. Ronaldo Olimpio, com 40, e Luiz Lotti Neto, com 36, completam o Top 5 da categoria.

Na Sub-65, Adalberto Gerez lidera após a segunda colocação em Araxá e a vitória em Carandaí, ou seja, 85 pontos dos 90 possíveis. Amarildo Nunes está em segundo, com 61, sendo o principal concorrente até o momento. Completam o Top 6, Carlos Henrique Barbosa, com 45, José Eudoxio, com 40, e José Mauro Caputo e Edinildo Ribeiro, ambos com 36.

Na Sub-70, Dilermano De Fátima é o grande favorito, tendo vencido as duas etapas do ano, ou seja, 90 pontos somados. Adelino Lourenço, com 40, Gilson Lopes, com 36, completam a classificação da temporada. A Over-70 também conta com três atletas na classificação, sendo Luis Carlos Nascimento o líder, com 90 pontos. Davi Raposo, com 76, e Wilton Freitas, com 40, completam o Top 3.

Masters femininas
Raphaella Pelaquim lidera na Sub-40, após o segundo lugar em Araxá e a vitória em Carandaí, tendo assim 85 pontos. Mariana Mendes é a vice-líder, com 76 pontos, seguida de Meire Lilian Alcantara, com 45. Completam o Top 5 Leidiany Ferreira, com 36, e Franciele Pires, com 32. Na Sub-50, liderança de Marcia Helena, com 90 pontos, após duas vitórias. O Top 5 tem ainda Amanda Vieira, com 76, Sandra Rabelo, com 68, Soraya de Moraes, com 40, e Gabriela Assunção, com 29. A Over-50 é liderada por Rogéria Cristina Araújo, vencedora em Araxá.

Sub-30 masculina
Na Sub-30, Roger Renso é o líder após ter vencido as duas corridas do ano, em Araxá e Carandaí, ou seja, somando assim 90 pontos. Vinicius Lacerda e Jefferson Batista ocupam a segunda e terceira colocações, com 76 e 72 pontos, sendo os principais concorrentes de Renso. Romário Miller, 65, e Dimas Lourenço, 46, correm por fora.

Open XCO
Por fim, na Open XCO – categoria criada para permitir que atletas não filiados possam correr no Cross Country Olímpico – o líder é Evan Dinísio, com 85 pontos, empatado com Thiago Lazaro Chaves. Evan venceu em Carandaí e ficou em segundo em Araxá, enquanto Thiago foi o vencedor da abertura e vice na segunda. Assim, pelo critério de desempate que favorece quem foi melhor na última prova, Evan é o líder. O Top 6 tem ainda Marcel Mendes, 57, Jerônimo Constâncio, 36, e Adilson Martins e Ildemar Tales, empatados com 32 pontos.

Balanço completo das classificações
Após o balanço feito das categorias do Short Track (XCC), das categorias por idade da Copa de Amadores, e das categorias especiais da Copa de Amadores, na sequência temos detalhadas as disputas do XCO, dividindo por categorias Super Elite e E-Bike, categorias de base e Masters, Sub-30 e Open XCO.

Inscrições seguem abertas
As inscrições para o evento marcado entre os dias 26 e 28 de setembro na Cidade dos Profetas, com vagas limitadas por categorias, estão abertas no site oficial do evento, www.cimtb.com.br. Para se inscrever, basta acessar o site da Ticket Sports e garantir sua vaga através do endereço: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—congonhas-72944. Para acessar todas as informações relativas ao evento, o participante deve entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas que contém tudo detalhado do evento.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br