CiMTB 2025: Confira as disputas pelos títulos do XCO nas categorias de base

Decisão da atual temporada da Copa Internacional de Mountain Bike acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro, em Congonhas (MG), a Cidade dos Profetas

A cidade de Congonhas (MG) será palco de 26 a 28 de setembro da decisão da temporada de 2025 da Copa Internacional de Mountain Bike, a CiMTB. Entre as disputas que terão os campeões deste ano sendo coroados estão as do XCO, o Cross Country Olímpico. Dividimos elas entre Super Elite e E-Bikes, categorias de base e Masters, Sub-30 e Open, para fazer um balanço completo de como estão as disputas pelos títulos.

Após as duas primeiras etapas, em que a pontuação ofertada aos campeões foi de 45 pontos pela vitória, em Congonhas o peso da prova final da temporada será maior. Assim, serão oferecidos 70 pontos aos vencedores, 60 ao segundo colocado, 55 para o terceiro, e assim em diante. A lista completa de pontos por colocação está disponível em: https://cimtb.com.br/a-copa/pontuacao/.

Nas categorias de base do Cross Country Olímpico, são cinco categorias masculinas e femininas com disputas pelo título: Sub-12, Sub-15, Sub-17, Júnior e Sub-23. Confira abaixo um balanço de como estão essas dez categorias, após as etapas de Araxá (MG), em abril, e de Carandaí (MG), no início do último mês de junho.

Categorias de base masculinas
Na Sub-23, Eike Leôncio lidera com 70 pontos conquistados. Foram 25 em Araxá, que contou com um pelotão fortíssimo, reunindo ciclistas de diferentes partes do mundo, em preparação para a rodada dupla da Copa do Mundo, e outros 45 pela vitória em Carandaí. Guilherme Freitas Galvão é o vice-líder, com 59 pontos, seguido de perto pelo chileno Maximiliano Cartes, com 52. Também do Chile, Matías Astorga é o quarto colocado, somando 49 pontos, com suíço Finn Treudler fechando o Top 5, com os 45 pontos pela vitória em Araxá.


Eike Leôncio (Caloi / Henrique Avancini Racing) em destaque na CiMTB (Crédito: Ultrafotos)

Na Júnior, categoria que contou com duas etapas da UCI XCO Junior Series, a liderança é de Miguel Elias Volpini, com 77 pontos. Ele foi quarto colocado em Araxá (32 pontos) e campeão em Carandaí (45 pontos). O principal adversário na disputa pelo título é seu companheiro de Specialized Racing BR, Gustavo Nogueira, que tem 76 pontos, após ser vice-campeão em Araxá e terceiro em Carandaí. Leandro Belo é o terceiro, com 61 pontos, seguido pelo sul-africano Benjamin Fourie, 45, e Leonardo Bernardes, com 40.

Na Sub-17, a liderança é de Gabriel Freitas Galvão, que venceu ambas as etapas do ano, ou seja, somando assim 90 pontos. Seu principal concorrente pelo título está 14 pontos atrás: João Tada Faria, com 76. Correm por fora nomes como Luca Drumond, com 53, Kauã Pedro dos Santos, com 51, e João Gabriel Ribeiro, com 46, no Top 5 da categoria.

A Sub-15 tem o mesmo panorama da Sub-17, com Matheus Ribeiro e Silva liderando após duas vitórias, ou seja, 90 pontos conquistados. Pedro Lucas Andrade é o atleta com maiores chances de estragar a festa de Matheus, ao somar 72 pontos, ou seja, ter ficado em terceiro nas duas etapas. Pietro Almeida vem em terceiro, com 58 pontos, seguido de Davi da Silva e João Francisco Silva, com 48 e 46 pontos, respectivamente, completando o Top 5.

Por fim, completando as categorias de base masculinas, a Sub-12, também liderada por um ciclista que venceu ambas as etapas: Matheus Magalhães, com 90 pontos. Lucas Capote, 69, e Pedro José Silva, 56, completam o Top 3 da categoria, que conta ainda com Heitor Faria e Luciano Gutierrez, com 55 e 50 pontos, na quarta e quinta posições.

Categorias de base femininas
A Sub-23 feminina tem a atual campeã da categoria em primeiro lugar, Luiza Cocuzzi, com 80 pontos, após duas segundas colocações. Vencedora em Carandaí, Gabriela Ferola está em segundo lugar, com 45 pontos, empatada com Ella Maclean-Howell, do País de Gales, campeã em Araxá. A colombiana Laura Gonzalez está em quarto, com 36 pontos, seguida de Carolina Ferreira, quinta colocada com 32.


Luiza Cocuzzi (Audax Racing Team) durante prova da super elite feminina (Crédito: Ultrafotos)

A Júnior feminina tem a liderança da chilena Florencia Monsalvez, vencedora das duas UCI XCO Junior Series do ano, ou seja, somando assim 90 pontos. Angela Santos é a segunda colocada, com 65 pontos, seguida de pertinho por Anna Vitória Vieira, com 64. Mayara dos Santos, com 54, e a colombiana Maria Isabel Delgadillo, com 40, completam o Top 5 da disputa, que tem Nina Carvalho colada com os mesmos 40 pontos, só que atrás nos critérios de desempate.

A Sub-17 é liderada por Hani Rodrigues, que também venceu as duas etapas, ou seja, tem 90 pontos. Sophia Oliveira e Victoria Ramirez, ambas com 40, seguidas de Maria Eduarda Moraes, com 36, completam a classificação da categoria.

Já na Sub-15 a disputa está mais intensa, com 10 pontos separando a líder, Florencia Jesus (90 pontos), do Chile, contra a vice-líder Alice Luiza do Carmo (80 pontos). Em terceiro lugar está Letícia Rodrigues (68 pontos), seguida de Alice Araújo, com 61, e Millene Donato, com 36.

Completa as disputas da base feminina a Sub-12, que tem a liderança de Lívia Bentancor, com duas vitórias, ou seja, 90 pontos. Ela é seguida de Maithe Espinoza, com 40, e Bayoleth Barrientos, da Bolívia, com 36.

Balanço completo das classificações
Após o balanço feito das categorias do Short Track (XCC), das categorias por idade da Copa de Amadores, e das categorias especiais da Copa de Amadores, na sequência temos detalhadas as disputas do XCO, dividindo por categorias Super Elite e E-Bike, categorias de base e Masters, Sub-30 e Open XCO.

Inscrições seguem abertas com vagas limitadas por categoria
As inscrições para o evento marcado entre os dias 26 e 28 de setembro na Cidade dos Profetas, com vagas limitadas por categorias, estão abertas no site oficial do evento, www.cimtb.com.br. Para se inscrever, basta acessar o site da Ticket Sports e garantir sua vaga através do endereço: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—congonhas-72944. Para acessar todas as informações relativas ao evento, o participante deve entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas que contém tudo detalhado do evento.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br