Decisão da atual temporada da Copa Internacional de Mountain Bike acontecerá entre os dias 26 e 28 de setembro, em Congonhas (MG), a Cidade dos Profetas
A cidade de Congonhas (MG) será palco de 26 a 28 de setembro da decisão da temporada de 2025 da Copa Internacional de Mountain Bike, a CiMTB. Entre as disputas que terão os campeões deste ano sendo corados está a Copa de Amadores, que contou com uma etapa de Maratona (XCM) em Araxá (MG) e uma de Cross Country Olímpico (XCO) em Carandaí (MG). Dentre 15 categorias, seis delas são as especiais: Peso Pesado, Segurança Pública, PCD, Hand-Bike, Duplas Masculinas e Duplas Femininas/Mistas. Confira um resumo de como está cada uma dessas disputas.
Após as duas primeiras etapas, em que a pontuação ofertada aos campeões foi de 45 pontos pela vitória, em Congonhas o peso da prova final da temporada será maior. Assim, serão oferecidos 70 pontos aos vencedores, 60 ao segundo colocado, 55 para o terceiro, e assim em diante. A lista completa de pontos por colocação está disponível em: https://cimtb.com.br/a-copa/po
Jonathas Marques, da Peso Pesado, na CiMTB Congonhas em 2024 (Crédito: Ultrafotos/CiMTB)
Na Peso Pesado, o líder é Gleigson David, com 90 pontos somados, ou seja, ele venceu as duas etapas até aqui, Araxá e Carandaí. Edilson Vieira é seu principal perseguidor, tendo 55 pontos até o momento. O top 5 conta ainda com Jonathas Marques, com 44, seguido de Mauro Pereira e Adenilson Marques, ambos com 40.
Na Segurança Pública, a liderança é de Cláudio de Oliveira, com vitórias nas duas etapas. Assim, ele soma 90 pontos após correr em Araxá e Carandaí. A segunda posição é de Deivison Ferreira, que tem 64 pontos. Completam as seis primeiras posições, Rafael de Paiva e Fernando da Fonseca, ambos com 40, e Ernani José e Alison Paulo, com 36 pontos cada.
A PCD segue a tônica das duas categorias citadas anteriormente. O líder, José Antônio Pereira, venceu as duas provas e soma assim 90 pontos. Cícero Lima está na cola, em segundo lugar com 76 pontos. Logo atrás estão Bruno Paim e Paulo Santana, com 40 e 32, respectivamente. Completam a classificação Fernando Henrique de Araújo, 29, e Ricardo Melo, 27.
Na Hand-Bike, que contou com disputa apenas na Maratona em Araxá, o líder é Thiago Antonio, que soma 45 pontos, seguido de perto por Tarlis Pierre, com 40 pontos.
Nas Duplas Masculinas, quem lidera é Roberto Carlos Fernandes e Max Emiliano, com 72 pontos. Eles foram vencedores em Carandaí. José Gonçalves e Flávio Moura são os principais rivais na briga pelo título, com 45 pontos, ocupando o segundo lugar. As duplas Diego Ruan/Daivyson Alves e Dyeiton Magno/Michel Rezende estão em terceiro e quarto lugares, ambos com 40 pontos. Maurício Dutra/Jorge Diego e Matheus Barbosa/Julio Cesar Barbosa, ambos com 36, também são destaques na classificação, em quinto e sexto lugares, respectivamente.
Nas Duplas Femininas/Mistas, a liderança tem duas duplas empatadas com 45 pontos: Karoline Vieira/William Jonathan e Luana Beltrame/Fernando Cesar da Silva. Tatiana Aparecida/Fabio Martins e Maristela Dorneles/Lucas dos Reis, ambos com 40 pontos, ocupam a terceira e quarta colocações, respectivamente. Com 36 pontos, em quinto e sexto lugares, estão Rosimeiry Maria/Alisson Leonardo e Renata dos Santos/Robervany Pereira.
Balanço completo das classificações
Após o balanço feito das categorias do Short Track (XCC), das categorias por idade da Copa de Amadores, e agora das categorias especiais da Copa de Amadores, na sequência teremos detalhadas as disputas do XCO, dividindo por categorias elite, categorias de base e demais faixas etárias másters, bem como a categoria Open XCO.
Inscrições seguem abertas
As inscrições para o evento marcado entre os dias 26 e 28 de setembro na Cidade dos Profetas já estão abertas no site oficial do evento, o www.cimtb.com.br. Para se inscrever, basta acessar o site da Ticket Sports e garantir sua vaga através do endereço: https://www.ticketsports.com.b
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_o
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtbo
Flickr: https://www.flickr.com/photos/
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br