A decisão, entre os dias 26 e 28 de setembro, em Congonhas (MG), será realizada no Parque Ecológico da Cachoeira, encerrando a temporada de 2025 do evento
Os ciclistas que não querem ficar de fora da decisão da Copa Internacional de Mountain Bike, devem se atentar ao prazo de inscrição da prova. A disputa, marcada para o período entre 26 e 28 de setembro, em Congonhas (MG), no Parque Ecológico da Cachoeira, tem inscrições abertas até o dia 23 deste mês, com vagas limitadas de acordo com cada categoria.
Para garantir inscrição na terceira e última etapa da CIMTB 2025, basta entrar no site do evento – www.cimtb.com.br – e clicar em FAÇA SUA INSCRIÇÃO >>> #3 – CONGONHAS. Se preferir, o participante pode acessar diretamente o site do Ticket Sports através do endereço: https://www.ticketsports.com.
A etapa de Congonhas, como de costume, valerá pontos no ranking UCI (União Ciclística Internacional), com a classificação Classe 1, ou seja, ofertará aos campeões das elites feminina e masculina no XCO (Cross Country Olímpico) um total de 60 pontos no ranking mundial. Haverá ainda a realização das provas do XCC (Short Track), que nas elites oferta 10 pontos para os campeões, por ser Classe 3.
A Maratona – XCM, para que os amadores e iniciantes participem da etapa, em uma pista sem obstáculos, composta de estradas pela região do município, completa a programação de provas.
Todas as categorias da etapa
Ao todo, são 50 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a KIDs, até as mais experientes como Over-70 para os homens e Over-50 para as mulheres. Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), duas opções para correr em Dupla, a categoria PcD para pessoas com deficiência e Handbike para cadeirantes.
Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem diferentes categorias para bikes elétricas para amadores na maratona e para o XCO.
A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@
Flickr: https://www.flickr.com/photos/
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br