Ciclistas brasileiros defendem hegemonia na etapa de Araxá da CIMTB Levorin

O ciclista estrangeiro que pretende fazer festa em Araxá terá de quebrar uma escrita após os três dias de prova da super elite masculina, de sexta a domingo (6 a 8), no Tauá Grande Hotel. Em 11 edições da Copa Internacional Levorin de MTB disputadas na etapa mais charmosa do ciclismo de montanha nacional, nunca um “gringo” chegou ao topo do pódio. No feminino, porém, a história é diferente. Em três oportunidades Noelia Rodriguez (ARG) foi superior às atletas nacionais, 2004, 2011 e 2012, garantindo o título da etapa.

Entre os principais candidatos para manter a hegemonia nacional, estão Henrique Avancini, Ricardo Pscheidt e Rubens Valeriano. Enquanto Pscheidt e Rubinho detêm quatro títulos cada na estância e Avancini é o atual campeão em Araxá, além de ser bicampeão da CIMTB Levorin. Os brasileiros terão pela frente experientes ciclistas do exterior como, Michal Lami (SVK), Rotem Ishay (ISR), Dario Gasco (ARG), Alberto Gonzalez (ECU), David Rosa (POR) e Cristobal Silva (CHI).

Vencedor por três anos seguidos, de 2005 a 2007, além de conquistar o tetra em 2009, Ricardo Pscheidt diz porque tem relação especial com a etapa. “Depois de conquistar o tricampeonato consecutivo o pessoal até me apelidou carinhosamente de ‘Rei de Araxá’ à época. É um local diferente para mim. Conquistei aqui minha primeira vitória importante no Brasil, quando ainda tinha outra profissão e trabalhava o dia inteiro. Competia apenas nos fins de semana, com uma bike bem simples. Foi nessa cidade que as portas se abriram para que pudesse me dedicar integralmente ao esporte e sou muito grato”, revela Pscheidt, vice em 2014.

Também tetracampeão, Rubinho Valeriano foi o vencedor em 2008, 2010, 2012 e 2013. “Esse ano a prova será mais disputada do que em 2014. A pontuação subiu de 120 para 160 pontos nos rankings internacionais. Os estrangeiros que virão são fortes e nós brasileiros teremos que apertar o ritmo. Porém, temos a vantagem de correr em casa contar com a nossa torcida. A galera torce muito e você busca força extra para se superar e conseguir dar o máximo”, afirma Rubinho, terceiro colocado em Araxá na temporada passada.

Além do trio considerado favorito à vitória no SHC (Hors Class por Estágios), outros dois ciclistas já triunfaram em terras araxaenses. Em 2004, na estreia da etapa, o campeão pan-americano de 1998, Abraão Eleutério de Azevedo, levou a melhor sobre os rivais. Em 2011, Thiago Aroeira sagrou-se campeão da etapa, na temporada em que o descidão da “Dona Beja” foi a principal novidade da prova.

Forasteira é vilã no feminino – A exemplo do masculino, duas atletas se destacam em relação aos títulos em Araxá: Érika Gramiscelli, tetracampeã na etapa e a argentina Noelia Rodriguez, única estrangeira a comemorar títulos no município. Completam o time de campeãs Jaqueline Mourão, com duas vitórias, Julyana Rodrigues e Isabella Lacerda, ambas com um triunfo. “Essa etapa tem um charme a mais. Além de ser uma prova dura, é sempre disputadíssima. O nível neste ano estará ainda mais elevado e espero fazer uma ótima corrida”, avalia a mineira Isabella Lacerda, atual campeã na cidade e, assim como Avancini, detentora do bicampeonato da Copa Internacional Levorin de MTB, em 2013 e 2014.

Outra ciclista também credenciada à vitória na abertura do principal circuito de MTB da América Latina é Raiza Goulão. A goiana chega embalada a Araxá após duas vitórias no início da temporada, na primeira etapa da Taça Brasil, no Paraná, e no Abierto del Noa na Argentina. “Essa é a prova mais esperada do ano, ao lado do Campeonato Brasileiro. A organização, clima e torcida tornam Araxá muito especial. Será importante obter um bom resultado porque estamos no ciclo olímpico. São 160 pontos em jogo. As estrangeiras virão fortes e terei que pensar bem na estratégia para os três dias”, constata Raiza.

As estrangeiras já confirmadas para prova são: a equatoriana Alexandra Serrano, vice-campeã da etapa em 2014, as mexicanas Anayantzi Guzman Fuerte e Daniela Campuzano, 13ª colocada no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), e a húngara Eszter Dosa, vice-campeã nacional em seu país.

Campeões nas 11 edições de Araxá

11ª Edição – 2014: Henrique Avancini / Isabella Lacerda
10ª Edição – 2013: Rubens Valeriano / Érika Gramiscelli
9ª Edição – 2012: Rubens Valeriano / Noelia Rodriguez
8ª Edição – 2011: Thiago Aroeira / Noelia Rodriguez
7ª Edição – 2010: Rubens Valeriano / Julyana Rodrigues
6ª Edição – 2009: Ricardo Pscheidt / Érika Gramiscelli
5ª Edição – 2008: Rubens Valeriano / Jaqueline Mourão
4ª Edição – 2007: Ricardo Pscheidt / Érika Gramiscelli
3ª Edição – 2006: Ricardo Pscheidt / Jaqueline Mourão
2ª Edição – 2005: Ricardo Pscheidt / Érika Gramiscelli
1ª Edição – 2004: Abraão Eleutério Assis / Noelia Rodriguez

Em Araxá, os ciclistas das duas super elites (elite e sub-23) masculina e feminina, competem no formato SHC, ou seja, prova dividida em três estágios, em dias distintos: Contrarrelógio na sexta (6), Short Track (pista curta) no dia seguinte e Cross Country Olímpico, no encerramento da competição, domingo (8), às 14h. Os atletas das outras categorias disputarão o tradicional XCO, com largada no sábado às 15h30 para a Copa LM Bike de Amadores (exceção à categoria segurança pública). Domingo, as provas começam às 8h00.

Vídeo Teaser – Confira o teaser da etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike 2015. No vídeo, você verá só um pouquinho do que os ciclistas do Brasil e do mundo todo terão pela frente na pista montada no Tauá Grande Hotel, no Barreiro. Para fazer este passeio no circuito, basta acessar: https://www.youtube.com/watch?v=sNlg3u6wZpY

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 20ª Edição em 2015. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e o co-patrocínio de LM Bike, Shimano, Specialized e Audax.

Mais informações no site https://cimtb.com.br/

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial pelo endereço: Fanpage no Facebook: www.facebook.com/CIMTB.

Mais informações também no Twitter: @CIMTBLevorin e no Instagram: @CIMTB.

Gustavo Coelho / Ary Pereira Jr. – MTb 23297
E-mails: press@cimtb.com.br