Argentina Paula Quiros e brasileiro Henrique Avancini são campeões do Contrarrelógio na CIMTB Michelin

Prova abriu competições na CIMTB Michelin. Atletas largaram na tarde desta quinta-feira (5).

Os atletas da Super Elite abriram a CIMTB Michelin. O Contrarrelógio ou Cross Country Time Trail (XCT) foi a primeira prova dos quatro estágios da categoria. Os lugares mais altos do pódio ficaram para Argentina e Brasil. Paula Quiros e Henrique Avancini foram os atletas que deram a volta mais rápida no percurso de XCO. A prova aconteceu na tarde desta quinta-feira (5).

Avancini levou a melhor no masculino (Foto: Alemão Silva / Alemão Esportes)

No masculino, Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing) completou a prova com 13:48:525. O vice-campeão Luiz Henrique Cocuzzi (Soul Bikes) chegou com 14:10:668 e a terceira colocação ficou com Guilherme Muller (Cannondale Factory Racing BR). “A pista está mais fluida e até instiga um pouco a acelerar, retomadas de saída de curvas estão bem melhores. Então se você se encaixar bem na pilotagem, principalmente nas tomadas de curva, você consegue gerar bastante velocidade. Como a pista é mais dinâmica, acaba aumentando a chance de de erros, provavelmente vamos ver mais quedas, porque é mais fácil se distrair. Esse é um ponto a manter a atenção nos próximos dias”, comentou o campeão Henrique Avancini.

O atleta também avaliou a própria volta. “Fiz uma boa volta. Não esperava fazer uma volta tão rápida, estou me sentindo ainda um pouco cansado da minha última bateria de treinos. Araxá é extremamente importante para mim esse ano por dois motivos, primeiro obviamente porque é sempre uma prova importante e de muito peso no meu calendário e segundo porque é minha preparação final para um dos grandes objetivos da temporada que é a Cape Epic. Esperava que o começo fosse o dia mais difícil e fiquei surpreso por ter fluido bastante bem no primeiro dia, um bom começo, uma boa vitória, principalmente para o o colombiano Leonardo Paes porque é um atleta que eu preciso manter a atenção, já que sei da capacidade dele principalmente para Maratona”, finalizou Avancini.

Para o segundo colocado, Luiz Henrique Cocuzzi (Soul Bikes), foi um bom começo já que está estreando com uma nova bike. “Foi muito boa, esse ano estou vindo muito bem, peguei uma bike nova e estou me adaptando. Hoje deu pra sentir  como vai ser o fim de semana. Estou muito contente e confiante”, disse e complementou “O circuito ficou maravilhoso, agora sim ficou divertido, antes a gente sofria, agora a gente sofre com bastante diversão”, finalizou Cocuzzi.

No feminino, o pódio deu dobradinha para a Argentina já que a segunda colocação ficou com Agustina Apaza que finalizou com 17:52.156. Completou o terceiro lugar, Karen Olímpio (Corinthians Bike Team) com 18:05.001 . A mais rápida, Paula Quiros, completou o percurso com 17.29.631. “Viemos buscar a melhor colocação mas não esperava ser a primeira no XCT”, disse Paula. “Eu gostei muito do circuito, sabia que ia estar molhado pela chuva e ficou muito rápido e divertido. Estou muito feliz com a colocação”, afirmou.

Argetina Paula Quiros levou a melhor no feminino (Foto: César Delong)

Agustina Apaza afirmou que o resultado foi uma surpresa. “Esperava ter um dia bom, mas não com duas representantes argentinas no topo. Tinha um objetivo de buscar um lugar entre as cinco melhores porque eu sei que no Brasil as atletas são fortes e ainda tem Jovana da Sérvia, foi uma surpresa estar entre as duas primeiras”, comentou.

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

CIMTB Michelin 2020
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 25ª Edição em 2020. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike. Use a hashtag #CIMTBMICHELIN e concorra a prêmios.