Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai têm ciclistas confirmados na CiMTB Congonhas

A decisão de 2025 do evento acontece entre os dias 26 e 28 de setembro, no Parque Ecológico da Cachoeira

A presença de estrangeiros é uma marca registrada da Copa Internacional de Mountain Bike, em seus quase 30 anos de história. Mais de 40 países já estiveram representados nas diversas edições da prova, mostrando que evento é de suma importância no continente, por proporcionar um rico intercâmbio entre atletas do mundo inteiro. Na decisão de 2025, marcada para os dias 26, 27 e 28 de setembro, essa história não será diferente. Até o momento, ciclistas de cinco países estão confirmados na CiMTB. Além do Brasil, as bandeiras de Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai também estarão representadas no Parque Ecológico da Cachoeira.

Na categoria elite, dois atletas acostumados a competir na CiMTB estão confirmados na etapa de Congonhas: Ignacio Gallo, o Nacho, vindo do Chile; e o argentino Agustin Duran. Já entre os atletas da base, mais quatro ciclistas estão confirmados até o momento: Millene Kopp Donato, atleta com dupla nacionalidade – Bolívia e Brasil; Tomás Agustin Henriquez e Lucas Maximiliano Henriquez, ambos vindos do Chile; e a uruguaia Agustina Nuñez.

Entre todos os estrangeiros confirmados, Nacho Gallo é o com maior experiência na CiMTB, tendo disputado o evento diversas vezes nos últimos anos. Só em Congonhas, o atleta recorda ter competindo no Parque Ecológico da Cachoeira cerca de quatro ou cinco vezes na carreira.


Nacho (numeral 13) na CiMTB Araxá em 2025 (Crédito: Jonathas Abrantes/Ultrafotos)

“Vou com ótima expectativa para Congonhas. Já corri quatro ou cinco vezes neste circuito, um dos que eu mais gosto no Brasil. Este ano, depois de três meses competindo na Europa, com muitas provas de XCM (Maratona), volto a focar no XCO. Muito ansioso e com grande desejo de conseguir minha melhor exibição aí em Minas Gerais”, conta Nacho.

Enquanto Nacho tem vasta experiência competindo no Brasil, para uma ciclista a etapa de Congonhas será especial, por ser a sua estreia na Copa Internacional. Embora tenha competindo no Campeonato Pan-Americano de Mountain Bike realizado neste mesmo circuito em 2023, a uruguaia Agustina Muñoz terá a oportunidade de competir na CiMTB pela primeira vez.

“É muito importante para mim competir na CiMTB, porque sei o alto nível que a competição tem, principalmente em termos de organização e a qualidade das demais participantes que competirão comigo no evento”, comenta Agustina, atleta de 15 anos.

“Temos feito um trabalho de crescimento a longo prazo a nível internacional, para que no futuro a Agustina seja uma referência do Uruguai no XCO. Ela já conquistou uma medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano no Paraguai, esteve no Top 10 do Pan-Americano realizado em Congonhas há dois anos, além de ter sido campeã uruguaia por três oportunidades”, avalia Mario Muñoz, pai da atleta, que estará acompanhando ela nesta viagem.

Quem também volta a competir em Congonhas após ter participado do Pan-Americano em 2023 é o argentino Agustin Duran. O “Hermano” também guarda boas lembranças, após ter garantido um lugar no top 10 da prova naquela ocasião.


Agustin (numeral 14) na CiMTB Araxá em 2023 (Crédito: Jonathas Abrantes/CiMTB)

“Congonhas me traz boas lembranças. A última vez que competi lá foi no Pan-Americano em 2023, quando tive uma ótima prova. Espero voltar, e correr bem como naquela ocasião. Sempre que vou ao Brasil fico feliz de estar aí, com o ambiente e com pessoas tão apaixonadas pelo nosso esporte. Com certeza será uma linda festa”, afirma Agustin.

Inscrições seguem abertas com vagas limitadas por categoria
As inscrições para o evento marcado entre os dias 26 e 28 de setembro na Cidade dos Profetas, com vagas limitadas por categorias, estão abertas no site oficial do evento, www.cimtb.com.br. Para se inscrever, basta acessar o site da Ticket Sports e garantir sua vaga através do endereço: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—congonhas-72944. Para acessar todas as informações relativas ao evento, o participante deve entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas que contém tudo detalhado do evento.

A história da Copa Internacional
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir do próximo ano, pontuará também para Los Angeles 2028.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial
Threads: https://www.threads.net/@cimtb
TikTok: https://www.tiktok.com/@cimtboficial
Flickr: https://www.flickr.com/photos/cimtb/albums/

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br