A tradicional etapa de Araxá (MG) da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, principal circuito de MTB da América Latina, entre 21 e 23 de março, chega à 19ª temporada em 2014 e ganha mais importância diante da inédita Olimpíada no Brasil. Além de inovar no formato da prova, composto por um XCS (cross country por estágios), a proximidade com o Campeonato Pan-Americano de MTB, que será realizado uma semana depois, de 27 a 30, em Barbacena (MG), também atribui à abertura da CIMTB Levorin um caráter de teste decisivo para os atletas do Brasil e do exterior.
“O fato de o Pan-Americano ser na semana seguinte da CIMTB Levorin em Araxá está dando um movimento diferente à etapa, com a presença de mais atletas de países que normalmente já frequentam o evento. Ter provas importantes em datas próximas é uma tendência mundial para dar oportunidade aos atletas de viajar e ao mesmo tempo reduzir as despesas em busca de pontos no ranking mundial da UCI”, destaca Rogério Bernardes, organizador do circuito.
A etapa de abertura é válida pelos rankings estadual e brasileiro, contemplando a parceria entre a Federação Mineira e a Confederação Brasileira de Ciclismo, além de somar 120 pontos para os campeões da elite no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional). Assim, a prova reforça o diferencial de estar integrada ao ciclo olímpico dos Jogos do Rio, em 2016, uma vez que a definição dos participantes nas Olimpíadas é feita pelo ranking das confederações. Os países mais bem pontuados garantem participação e, de acordo com as colocações, mais de uma vaga pode ser aberta por nação.
Em Araxá, os ciclistas da Super Elite e Elite Feminina competem no formato XCS Classe 1, ou seja, a prova terá três estágios em dias distintos: contra-relógio, short track (pista curta) e cross country. Os atletas das demais categorias competirão no tradicional XCO que tem treino no sábado e provas no domingo a partir das 8h. São esperados cerca de 1.300 ciclistas entre brasileiros e estrangeiros.
Entre 16 e 18 de maio, São João del-Rei será sede da segunda etapa, no tradicional XCO (cross country olímpico) com XCE (eliminator), também na Classe 1. Três meses depois, entre 15 e 17 de agosto, será a vez de outra cidade mineira, Congonhas, receber a terceira etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike, no formato XCM – UCI MTB Marathon Series, inédito no País. A decisão, com um XCO/XCE Classe 2, será entre 10 e 12 de outubro, na estância turística de São Roque, em São Paulo.
A mineira Isabella Lacerda (LM/Shimano) e o fluminense Henrique Avancini (Caloi) são os atuais campeões da Copa Internacional Levorin de MTB, nas categorias elite feminina e superelite masculina, respectivamente. Isabella conquistou o título ao vencer duas das cinco etapas de 2013, somando 316 pontos, contra 275 de Raíza Goulão (Soul Riders) e dos 260 de Erika Gramiscelli (Funvic), a terceira colocada. Na superelite, Avancini somou 309 pontos e ficou à frente de Rubens Valeriano (Merida) e de Ricardo Pscheidt (Trek), com 260 e 203 pontos cada.
Confira vídeo da CIMTB Levorin – Clique aqui e confira o vídeo de 1min44 da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike com belas imagens da temporada passada.
A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.