Cidade da região metropolitana de Belo Horizonte fará sua estreia na história da Copa Internacional de Mountain Bike, entre os dias 23 e 25 de junho
As inscrições para a segunda de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2023 estão abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Após a disputa em Araxá (MG), chegou a vez de Nova Lima (MG) receber a mais tradicional competição de mountain bike da América Latina, entre os dias 23 e 25 de junho, no Mirante da CSUL, na Lagoa dos Ingleses. Após Nova Lima, haverá ainda as etapas de Taubaté (SP) e Congonhas (MG), em agosto e setembro, respectivamente.
“A dica que nós damos para os participantes da CIMTB é que se inscrevam logo. A tendência de Nova Lima é seguir o que aconteceu em Araxá, quando as vagas esgotaram-se em diversas categorias dias antes do encerramento das inscrições. Não perca tempo e garanta já sua vaga”, disse Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional de Mountain Bike.
As inscrições para a etapa de Nova Lima da CIMTB podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.
Na etapa da Lagoa dos Ingleses, três modalidades do mountain bike cross country serão disputadas. Como de costume, haverá a realização do XCC (Short Track), Classe 3 na UCI (União Ciclística Internacional), o XCO (Cross Country Olímpico), Classe 1, que oferta 60 pontos aos campeões em cada uma das elites, masculina e feminina, e também o XCM (Maratona), disputa que possui a maior variedade de categorias.
Nova Lima receberá pela primeira vez uma etapa da CIMTB (Crédito: Ultrafotos)
Todas as categorias da etapa
Ao todo, são 46 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres.
Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.
Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas e a gravel.
Os líderes das categorias
Nas super elites, duas disputas estão em jogo: a de campeões gerais e a de campeões do Short Track. Na primeira e mais importante, lideram José Gabriel Marques e Isabella Lacerda. Já na segunda, que conta apenas os pontos do Short Track, lideram Martin Vidaurre e Raiza Goulão, vencedores na disputa em Araxá. Nas sub-23 do XCO, Alex Malacarne e Giuliana Morgen são os dois ponteiros em suas categorias, masculina e feminina, respectivamente. Ainda no XCO, as categorias de base tem como líderes Pedro Henrique Ferri e Letícia de Oliveira (sub-12), Gabriel Galvão e Hani Rodrigues (sub-15), Leonardo Bernardes e Florencia Rojo (sub-17) e Vinicius Howe e Cynthia Gonzales (Júnior).
As demais categorias do XCO tem as lideranças de: Dilermando de Fátima (Over-65), Larry Pereira (Sub-65), Celso de Mello (Sub-60), Gustavo Jorge (Sub-55), Ana Claudia de Mello (Over-50), Emiliana Mara e Edivando de Souza Cruz (Sub-50), João Paulo Firmino (Sub-45), Larissa de Souza e Gelson Fernandes (Sub-40), Marcelo Leon (Sub-35), Gustavo Vilella (Sub-30). Já no XCO E-MTB, lideram Rubens Valeriano (Pró Masculina), Patrícia Loureiro (Pró Feminina) e Juarez Machado (Máster Masculina).
Nas disputas da Maratona, os líderes são: João Victor Alves (Ultra), Pedro Henrique Gomes (Hand Bike), Cicero Lima (PcD), Stefanye Lindolfo (E-MTB Feminina), Gustavo Couto (E-MTB Masculina), Pillar Corvalan (Open Feminina), Paulo Galvão (Gravel), Ricardo Kenio (Peso Pesado), Janderson Lago (Segurança Pública), José Gonçalves e Flavio Moura (Dupla Masculina), José Umberto e Mariana Nunes (Dupla Mista/Feminina), Flavio Alexandre e Augusto Garcia (Dupla Pró), José Carlos Mendes (Veterano), Marden Braz (Máster), Marlon de Melo (Cadete) e Antonio Boaventura (Expert).
As disputas promocionais do XCC, que este ano contam com a somatória das quatro etapas para a definição dos campeões, têm como líderes: Vinícius Howe (Teen Masculina); Matheus de Oliveira (Cadete Masculina); Juarez Machado (Elétrica Masculina); Florencia Rojo (Geral Feminina); e Warley Sabino (Máster Masculina).
Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.
Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram
História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.
Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br