Estão abertas as inscrições para a primeira de três etapas da Copa Internacional de Mountain Bike – CiMTB. Em 2026, o circuito terá sua abertura em uma prova inédita, realizada em Conceição do Mato Dentro (MG), entre os dias 10 e 12 de abril. Localizada no coração da Serra do Espinhaço, uma cordilheira linda repleta de atrações naturais, a cidade conta com pontos turísticos como Salão de Pedras, Cachoeira do Tabuleiro, a mais alta de Minas Gerais, com quase 300 metros, entre outros diferenciais.
Para garantir uma vaga na disputa, que tem vagas limitadas por categorias, os atletas devem se inscrever no site da Sympla, empresa parceira da CiMTB desde a atual temporada. O link está disponível também no site da competição, www.cimtb.com.br, na aba Faça Sua Inscrição, ou então diretamente no endereço de inscrições: https://www.sympla

São mais de 60 categorias disponíveis na edição de 30 anos da Copa Internacional, divididas em três modalidades: o Short Track (XCC), Cross Country Olímpico (XCO) e a Maratona (XCM). Assim, os atletas podem participar de apenas uma disputa, ou até dos três dias de provas, uma vez que cada modalidade tem seu dia reservado na programação. O XCC abre a competição na tarde de sexta (10), o XCO será exclusivo para o sábado (11), enquanto o XCM encerra a competição no domingo (12). Para saber todas as 62 categorias do evento, basta acessar o site: https://cimtb.com.br/a-c
A nova programação
Com novidades na programação, a Copa Internacional permite que os atletas tenham uma experiência ainda mais participativa dentro do evento, uma vez que será possível competir os três dias seguidos em modalidades diferentes, ou seja, estímulos distintos para testar bem as pernas de cada um, aproveitando assim o máximo do mountain bike na CiMTB.
O sábado será totalmente dedicado ao XCO (Cross Country Olímpico) com todas as largadas reunidas em um só dia. A Bikes Elétricas dão o pontapé inicial logo às 10h da manhã, seguida de outras quatro largadas: 11h30, 13h, 14h30 e 16h, todas de bike convencional. Assim, o atleta que quiser competir na elétrica e depois disputar uma das largadas convencionais, é beneficiado podendo participar de mais provas.
Maratona valendo pontos UCI
Se os atletas das elites acostumaram-se a competir na CiMTB sempre somando pontos no XCC (Classe 3) e no XCO (Classe 1), a partir de 2026 a organização traz uma excelente novidade para quem está acostumado a disputar a modalidade de longa distância da MTB, a Maratona: Na temporada de 2026, as provas da Maratona nas três etapas da Copa Internacional de Mountain Bike valerão pontos no ranking UCI (Classe 1), além de contar também para os rankings da CBC e da FMC.
Campeonato de Equipes
Para apimentar ainda mais as competições, a organização promoverá o Campeonato de Equipes, dividido em três disputas: Equipe UCI (Elite, Sub-23 e Júnior), Equipe XCO (demais categorias do XCO) e Maratona (apenas categorias da maratona), sendo que cada equipe deve ter três atletas. Há a possibilidade de um mesmo time inscrever mais de uma equipe e atletas participarem de mais de um campeonato, conforme a categoria.
Campeonato de Habilidades
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024, e, partir de maio deste ano, pontuará também para Los Angeles 2028.
Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis, já em 2024 organizou a etapa de Araxá da WHOOP UCI Mountain Bike World Series e em 2025 uma inédita rodada dupla da Copa do Mundo, também em Araxá. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas. Outro destaque foi a organização, pela primeira vez no Brasil, da Copa do Mundo de Mountain Bike Eliminator em 2018 na cidade de Congonhas.
Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagra
Facebook: http://www.facebook.
Twitter: http://www.twitter.co
Threads: https://www.threads.n
TikTok: https://www.tiktok.com
Flickr: https://www.flickr.com
Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br




