Representantes brasileiros se preparam para Mundial UCI de MTB no Canadá

Prova começa nesta quarta-feira com o Mundial inédito de E-bike. Além de Henrique Avancini, Brasil tem outros 10 representantes.  

Avancini tem chances de medalha (Foto: Alemão Silva / Alemão Esportes)

Os melhores pilotos de mountain bike já estão reunidos em Mont-Sainte-Anne, no Canadá. Serão 44 nações representadas neste fim de semana no Mundial UCI de Mountain Bike 2019. Dos 635 participantes, 73 são do país sede. O Brasil terá representantes de peso, serão 11 representantes entre atletas da Elite Masculina e Feminina e também da Júnior Masculina. As competições começam nesta quarta-feira com o cross-country Team Relay seguido da prova inédita, o Mundial de E-bike.

Júnior Feminina e Masculina correm na quinta-feira (29), seguidos da categoria Sub-23 Masculina na sexta-feira (30) e Sub-23 Feminina no sábado (31) pela manhã.

Na Elite Masculina, Nino Schurter (SUI) corre em busca sua oitava vitória Mundial e se isso acontecer, o competidor suíço bate o recorde do francês Julien Absalon. Porém, atletas como Mathias Flückiger e o brasileiro Henrique Avancini prometem dar trabalho e também buscar o lugar mais alto do pódio. Além deles, Gerhard Kerschbaumer (ITA) Ondrej Cink (CZE), Jordan Sarrou, Stephane Tempier, Titouan Caroud e Maxime Marotte vão deixar a corrida mais emocionante e aumentar o nível da competição.

Atletas Brasileiros
Além de Henrique Avancini (Cannondale Factory Racing), Guilherme Muller (Cannondale Brasil Racing) e Luiz Henrique Cocuzzi (Lar / Scott) estarão nas montanhas canadenses representado o país verde amarelo. Rubens Donizete Valeriano (Sense Factory Racing), Sherman Trezza (Cannondale Brasil Racing) e Kennedi Lago (Team Squadra Oggi) também estarão na competição

Na Elite Feminina, a atleta Sense Factory Racing, Jaqueline Mourão também representa o Brasil. Além dela, Letícia Cândido (Corinthians Audax Bike Team) e Viviane Favery (Cannondale Brasil Racing) também pedalam em busca de resultados históricos para o Brasil.

Já na categoria Júnior, Gustavo Xavier (Corinthians Audax Bike Team) e Alex Malacarne (Specialized BR) são os representantes.

Transmissão AO Vivo
O Campeonato Mundial de MTB terá transmissão ao vivo em português pela Red Bull:
Sábado (31)
• XCO Feminino – 13h
• XCO Masculino – 15h30
Domingo (1)
• DH Feminino e masculino – 13h45
Clique aqui para assistir

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

Congonhas
Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Congonhas é uma das mais tradicionais cidades mineiras e um dos polos de formação cultural de Minas Gerais. Seu complexo mais famoso é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado a maior referência do acervo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Localizada a 78 km de Belo Horizonte, a Cidade dos Profetas também possui um valioso circuito de igrejas coloniais e um rico patrimônio ambiental, com o Parque Ecológico da Cachoeira. Além disso, se destaca pelo primeiro museu de sítio do Brasil, o Museu de Congonhas.

CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.