Copa Sense Bike e categorias CIMTB Michelin marcam último dia de Maratona 2019

Mais de 700 atletas levantaram poeira nos 42km de prova em Congonhas.

Mais de 700 atletas disputaram último dia de CIMTB 2019 (Foto: Alemão Silva/Alemão Esportes)

O último dia de provas da CIMTB Michelin começou acirrado na cidade histórica de Congonhas em Minas Gerais. A largada da Copa Sense Bike de Amadores, no domingo (18) contou com a participação de mais de 700 atletas divididos nas categorias da CIMTB Femininas (Sub15, Sub17, Júnior, Sub30, Sub40, Sub50 e Over50), Masculinas (Sub15, Sub17, Júnior, Sub65 e Over65) e da Copa Sense Bike de Amadores, E-BIKE, CX (CycloCross), DUPLAS e ULTRA. O ponto de partida localizado em frente à Basílica Bom Jesus de Matozinhos deu início à saga de 42km da Maratona.

Matheus Heliandro dos Santos foi o primeiro a cruzar a linha de chegada na Sub15. O atleta que foi campeão brasileiro de XCO na mesma categoria e usa pneus Michelin, concluiu a prova com com 1h58m52s. O vice-campeão foi Breno Bomtempo Pereira Ronzani com 2h06m01s,  e a terceira colocação ficou para Guilherme Assis Moreira Lino que chegou com 2h14m32s.

Matheus Heliandro foi o primeiro a cruzar a linha de chegada (Foto: Alemão Silva/Alemão Esportes)

A Maratona de Congonhas que é conhecida por oferecer diversos terrenos, desde estradões a single tracks, não intimidou o grande campeão que, apesar da pouca idade, 14 anos, surpreendeu e garantiu também o primeiro lugar geral na categoria  “Com certeza uma prova muito dura e com muitas subidas. Esse ano o obstáculo foi a poeira, ano passado choveu e foi a lama. É assim nunca é fácil, mas estou muito feliz com meu resultado”, contou Matheus.

Atrás, campeã geral da Júnior Feminina, Laurien e Stefanye, campeã Sub50 (Foto: Alemão Silva/Alemão Esportes)

Na Sub17 Feminina, deu Giuliana Morgen (Sense Factory Racing). A atleta de 16 anos foi a primeira mulher a cruzar a linha de chegada com 2:03:55.235.  A vice-campeã foi Ana Laura Oliveira que chegou com pouco mais de 18 minutos de diferença. A terceira colocação ficou para Camila Andrade. Com o resultado, Giuliana é campeã geral mais uma vez da CIMTB Michelin. “Tentei não errar e comecei a prova com mais calma, dei tudo no final. Tinha muita poeira e teve horas que estava até difícil respirar, mas consegui conquistar minha terceira vitória na Copa Internacional. Sem falar que essa é a prova que eu mais gosto aqui do Brasil, só tenho a agradecer”, ressaltou.

Na PNE, os atletas surpreenderam mais uma vez. O campeão foi José Antônio Pereira concluiu o percurso com 1:58:17.82, seguido de Cicero Lima e Adesio Genesio. O líder da categoria, Bruno Paim, (Corinthians Audax Bike Team) não conseguiu completar a prova, pois estava resfriado. Wanderson Braga concluiu no Top5. “Essa prova é sempre pesada, exige muita técnica e nem sempre é possível terminar. mas com tranquilidade e sabedoria esse ano eu completei e gostei do meu resultado, sempre buscar evoluir a cada ano e não desistir ”, finalizou.

Júnior
Na Júnior a disputa foi realmente grande. Na categoria que os atletas tem entre 17 e 18 anos, um Sprint marcou a chegada dos homens. Foram milésimos de segundos de diferença entre Alex Malacarne (Specialized Racing BR) e Gustavo Xavier (Corinthians Audax Bike Team) que precisou ser verificado no Photo Finish. Alex levou a melhor na Maratona, Gustavo foi o vice-campeão da competição mas manteve a liderança do campeonato e foi campeão geral da categoria Júnior.

Diferença de milésimos de segundos marcou a disputa da Júnior (Vídeo/Reprodução)

Depois dos 42 km de briga entre Gustavo Xavier e Alex Malacarne, Gustavo estava na frente próximo da chegada, mas Alex não entregou e pedalou forte. “Quando acontece um Sprint, nós atletas conseguimos ver alguma coisa, eu imaginei que eu tinha chegado na frente. Fiquei com a impressão e depois confirmei”, contou. Malacarne completou “É uma história especial, já que é a minha primeira vitória na CIMTB, é meu primeiro ano no evento e na Júnior. Foi a primeira da vida e vai ficar marcado especialmente depois dessa disputa”, disse.

Gustavo Xavier sai com o segundo na Maratona e a terceira vitória geral do campeonato. “Foi muito disputada, chegamos no Sprint Final. A prova foi muito dura e este foi meu último treino antes do Mundial no Canadá. Saí muito contente com o resultado e com meu terceiro título do campeonato”, comentou. A terceira colocação foi de Luiz Eduardo Gouvêa (Team Groove/Chaoyang/ASW/Shimano)

Na Júnior Feminina, Julia Leite (Set Mogi Guaçu) levou a melhor, seguida de Laurien Miranda (Groove /Shimano/Chaoyang/ASW) e Iara Caetano Leite (Caetanos Bike). Para a vencedora da Maratona, a prova a favorece, já que segundo ela, tem o perfil para provas longas como XCM. “Eu me senti segura, fiz o que eu treinei e acreditei que daria tudo certo. Foi uma etapa muito dura principalmente por causa das subidas e da poeira. Acabei tendo problema com a terra porque estava sem óculos e machucando o olho. Tive que parar um pouco durante a prova já que não conseguia enxergar muito bem. Mas isso não me impediu e garanti o primeiro lugar”, afirmou.

A vice-campeã Laurien Miranda completou a prova com quase 10 minutos de diferença em relação à segunda colocada e garantiu a vitória geral. “Foi uma prova dura especialmente porque eu estava gripada. Mas, consegui completar e alcançar meu objetivo que era levar a camisa do campeão geral da CIMTB para casa”, finalizou.

Na Júnior Masc., o sprint final foi acirrado (Foto: Alemão Silva/Alemão Esportes)

Campeões Maratona Copa Sense Bike
Veterano – Roberto Da Silva Leal (Brother Race Team)
Ultra – Daniel Filgueiras Mendes (Centralbike/Farmaciavivaz)
Segurança Pública – Alessandro Rodrigues De Morais (Ciclopower)
Peso pesado – Julio Cezar Souza Duarte (Escolinha Mtb Team)
Master – Humberto Cardoso dos Santos (V3team)
Expert – Andre Zanini Marineti (Avulso)
E-bike – Albert Guinter Erich Morgen Junior (Sense Factory Racing)
Dupla Sub100 – Gilberto e Marcilio Dos Anjos Lacerda (Djows)
Dupla Sub85 – Geraldo Rodrigues da Silva Junior (Bike Sport/ Brother Race Tea) e Joao Erildo Silva
Dupla Sub70 – Danillo Henrique Silva e Edimar Jose Soares (Audaz Bike Team)
Cadete – Gelson Junior Rezende Fernandes
Cyclocross – Caio Melo E Silva Paixão (Metal Bike)
Dupla Mista – Weslley Silva De Resende e Camila Machado De Oliveira (Lagoa Dourada)
Dupla Over100 – Giovani A. V. Mendes e Gilvano Cesar Cagnoni
Dupla Sub60 – Ygor Do Nascimento Castro e Diogo Do Nascimento Castro

Campeões da Maratona categorias CIMTB Michelin
Sub15 – Matheus Heliandro Dos Santos
Sub17 – Lazaro Jesus Moreira (Squadra Oggi)
Sub65 – Emilio Sergio Machado (Ascicam)
Júnior Masc – Alex Junior Malacarne (Specialized Race BR)
Júnior Fem – Julia Leite Braga (Set Mogi Guacu)
Over65 – Niedson Pastor de Albuquerque (Fundação Marcopolo/Brl Distibuidora)
PNE – Jose Antonio Pereira De Araujo
Fem Sub17 – Giuliana Salvini Morgen (Sense Factory Racing)
Feminino Sub30 – Thairine Esteves Teodoro (Brutas Race Team)
Feminino Sub40 – Emiliana Mara Lopes Simões (Verdinhas/Diamantina)
Feminino Over50 – Aneris Machado Rolim Rosa (Mrteam / Mazza Sports)
Feminino Sub50 – Stefanye Lindolfo Da Silva Ferreira (Hoffmannxco/Groove/Taubaté/Mrs Ta)

Campeões Gerais da Copa Sense Bike 2019
Veterano – Ruberlei Casemiro Coutinho
Segurança Pública – Marcelo Barbosa Rocha
Peso Pesado – Mauro Pereira
Master – Claudio Lopes De Brito
Cyclocross – Caio Melo E Silva Paixão
E-Bike – Albert Guinter Erich Morgen Jr
Cadete – Gelson Junior Rezende
Expert – Gustavo De Castro Machado

Campeões Gerais CIMTB Michelin 2019
Super Elite Feminina – Jaqueline Mourão
Super Elite Masculina – Henrique Avancini
Júnior Masculina – Gustavo Xavier De Oliv Pereira
Júnior Feminina – Laurien Miranda Barbosa
Sub15 – Matheus Heliandro Do Santos
Sub17 – Marcelo Antonio Da Silva Jr
Sub 30 – Joao Paulo da Silva
Sub 35 – Danillo Henrique Silva
Sub 40 – Claudio Levi Campolina Altivo
Sub 45 – Marconi Soares Ribeiro
Sub 50 – João Erildo Silva
Sub 55 – Claudio Roberto Alves de Souza
Sub 60 – Marcelo Simas Weinen
Sub65 – Dilermando De Fatima Melo
Over65 – Niedson Pastor De Albuquerque
Fem Sub 17 – Giuliana Salvini Morgen
Fem Sub 30 – Thairine Esteves Teodoro
Fem Sub 40 – Emiliana Mara Lopes Simões
Fem Over 50 – Aneris Machado Rolin Rosa
Fem Sub 50 – Stefanye Lindolfo da Silva

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

Congonhas
Reconhecida como Patrimônio Mundial pela UNESCO, Congonhas é uma das mais tradicionais cidades mineiras e um dos polos de formação cultural de Minas Gerais. Seu complexo mais famoso é o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, considerado a maior referência do acervo de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.
Localizada a 78 km de Belo Horizonte, a Cidade dos Profetas também possui um valioso circuito de igrejas coloniais e um rico patrimônio ambiental, com o Parque Ecológico da Cachoeira. Além disso, se destaca pelo primeiro museu de sítio do Brasil, o Museu de Congonhas.

CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.