Veja 15 motivos para não perder a etapa de Taubaté da CIMTB Michelin

A terceira etapa da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike em 2022 acontecerá entre os dias 5 e 7 de agosto, no Parque Municipal do Itaim, em Taubaté (SP)

Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Taubaté (SP) será palco da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike. As inscrições seguem abertas no site do evento (www.cimtb.com.br) para quem quer disputar o evento, entre 5 e 7 de agosto. A data limite para pagamento via boleto é esta sexta-feira (29/7). E, por cartão de crédito ou PIX, até a próxima terça-feira (2/8). Quem não garantiu sua vaga e ainda precisa de um incentivo extra para participar da 2ª etapa da CIMTB Michelin, pode conferir abaixo 15 motivos para correr e se inscrever. E, se você for apenas assistir, saiba que estaremos de braços abertos para recebê-lo, pois a entrada no evento é gratuita.

Taubatexas
Etapa de Taubaté da CIMTB Michelin (Crédito: Cesar Delong)

1-Melhores ciclistas do Brasil
Os melhores ciclistas do país estarão em Taubaté, competindo na terceira etapa da principal competição de mountain bike da América Latina. A etapa é de suma importância, pois oferta pontos nos rankings internacional, brasileiro e estadual. Além disso, soma também pontos para os Jogos Olímpicos de Paris-2024, um dos grandes objetivos dos ciclistas profissionais em suas carreiras.

2-UCI Junior Series
A UCI Junior Series, que é uma espécie de Copa do Mundo para a categoria júnior, onde se destacam os atletas que são os futuros campeões, está confirmada na etapa. Por essa disputa, realizada nesta temporada nas etapas de Petrópolis e Taubaté, já passaram grandes campeões como o colombiano Egan Bernal, o chileno Martin Vidaurre, entre outros. Em Taubaté, estão confirmados também ciclistas de fora do Brasil, vindo de países como Liechtenstein, Argentina e Chile.

3-Três pistas incríveis
A pista de XCO teve ainda mais melhorias para a temporada de 2022 em relação à estreia, em dezembro do ano passado. Além disso, os competidores, dependendo da categoria e modalidade, poderão desfrutar da pista de Short Track (XCC), ampla e explosiva. O circuito de Maratona (XCM), com volta de, aproximadamente, 15 Km de estradas fechadas, segue na programação da etapa pelo segundo ano seguido.

4-Mais de 40 categorias
A CIMTB Michelin tem um cardápio vasto de categorias para garantir que todos correrão de igual para igual. Pelo segundo ano, os atletas das categorias oficiais masculinas poderão competir no short track (XCC), na sexta-feira, a partir das 16h30. Ao todo, são 41 categorias disponíveis separadas por idade, gênero e tipo de bike, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como a Over-65, para os homens, e a Over-50, para as mulheres.

5-A tão aguardada disputa da criançada
Engana-se quem pensa que as disputas das elites feminina e masculina são as mais emocionantes e em alta na CIMTB Michelin. É na categoria mirim, marcada para às 11h30 de domingo (7), que um verdadeiro show de mountain bike é dado pelos pequenos competidores. Quem tem filha ou filho, inscreva-o para participar e prepare seu coração. É garantia de emoção do começo ao fim!

6-Transmissão ao vivo na TV do Short Track
A CIMTB Michelin vai transmitir todas as competições de Short Track (XCC) pelo canal BandSports e no YouTube da CIMTB. Transmissões essas, realizadas para milhares de pessoas, o que aumenta a visibilidade para os patrocinadores. Na sexta-feira (5), a transmissão será às 16h30. Já no sábado, o início será às 11h, com a super elite feminina, seguida da super elite masculina, às 11h40. As provas do XCO, no domingo, terão transmissão no Instagram oficial do evento.

7-Bicicletário CBMM
O Bicicletário CBMM, que visa incentivar os visitantes a irem de bike para o evento, é gratuito e está localizado na entrada da arena do evento, garantindo aos espectadores a possibilidade de ir pedalando para o Parque Municipal do Itaim e terem um espaço para guardar suas bicicletas, com a coordenação do Clube SANTUU.

8-Apresentação de BMX Freestyle
Além das corridas de mountain bike, o evento terá apresentações de BMX Freestyle em uma estrutura construída para o evento, que conta ainda com uma pista de dirt jump no local. Serão seis apresentações (três sábado e três domingo), que devem durar cerca de 30 minutos cada.

9-Clínica técnica gratuita na pista de XCO
Dando continuidade no projeto da clínica técnica para o desenvolvimento dos bikers iniciantes e, até mesmo os mais experientes, a CIMTB Michelin oferece em parceria com vários treinadores uma volta de reconhecimento e leitura de todos os trechos técnicos da pista na sexta e sábado, às 16h. Para participar, os interessados devem chegar 15 minutos antes do início na secretaria do evento, para instalar numeral da bike e receber as primeiras orientações.

10-Concurso de Poema e Desenho CBMM
Uma atividade paralela que acontece junto à rede municipal de ensino é o tradicional concurso, que tem história em todas as cidades por onde a CIMTB Michelin passa. Quem quiser conhecer os ganhadores é só marcar presença no evento, que domingo, às 13h00, será feita a premiação dos alunos ganhadores e cada um deles ganhará uma bike. O concursos, que sempre valoriza o uso da bicicleta, preservação do meio ambiente e outros assuntos ligados à saúde, mobilidade urbana, prática esportiva e respeito ao próximo, desta vez tem o “Sítio do Picapau Amarelo” como tema .

11-Shows de Rock and Roll
Como já é costume na Copa Internacional Michelin de Mountain Bike, não faltarão atrações musicais na próxima etapa da competição. O CIMTB Musical terá sua programação repleta de shows, sempre no estande da Sense Bike, com duas bandas locais se apresentando para os amantes do esporte e do ciclismo no decorrer do fim de semana: Aperitivos Rock e Cavern Club. Tanto no sábado quanto no domingo, as apresentações terão início às 10h e término às 18h.


12-Feira e praça de alimentação
Não é só de competição que um megaevento como a CIMTB Michelin se resume. Fora das pistas, várias são as atrações para todos os gostos. Na feira, diversas marcas exibem e vendem seus produtos, para os amantes do ciclismo. Na tradicional praça de alimentação, com diferentes opções de comidas e bebidas, o público tem vasta opções para estar bem servido durante o evento, bem como contar com os saborosos chopes da Cervejaria 040.

13-A terra de Monteiro Lobato
O escritor Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica-Pau Amarelo nasceu em Taubaté, e hoje, seus personagens e sua obra estão homenageados em um museu e no nome das ruas da cidade. Trechos das pistas de mountain bike da CIMTB Michelin, também foram batizados em homenagem ao artista e suas criações. Não deixe de conferir pois Taubaté é a Capital Brasileira da Literatura Infantil.

14-Ponto estratégico
Além do protagonismo econômico na região e muitas opções de lazer e cultura, Taubaté está localizada em um local privilegiado, próxima de outras grandes cidades e ao lado da Via Dutra, o que facilita muito o acesso viário à cidade. Além disso, a cidade está próxima do aeroporto internacional de Guarulhos, com acesso fácil e rápido por excelentes estradas.

15-Ambiente familiar, seguro e com super estrutura
Tradicionalmente quem frequenta as etapas da CIMTB Michelin percebe que o ambiente familiar e entre amigos é o que prevalece. E somos orgulhosos disso. Além disso, a rede de parceiros da Segurança Pública em Taubaté está super comprometida e focada em entregarmos um evento especial neste final de ano para a população da cidade. Para isso teremos a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Municipal, Trânsito, Defesa Civil e todas as áreas da Prefeitura Municipal, liderada pela Secretaria de Esporte. A infraestrutura conta com quase 2 mil metros de área coberta para dar mais conforto a todos que forem ao Parque do Itaim, área de alimentação, banheiros químicos, lava bike e ducha para os atletas, estacionamento amplo dentro e nos arredores do parque. Aguardamos você!

Inscrições para Taubaté nos últimos dias
As inscrições para Taubaté podem ser feitas diretamente no site do Sprinta: https://app.sprinta.com.br/event/94945629f928de31f0. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o início do mês de agosto no município do Vale do Paraíba, em São Paulo.

História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumenta ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.