CIMTB Michelin: Saiba como participar da Clínica Técnica em Taubaté

Atividade com treinadores acontece nas tardes de sexta e sábado, dias 5 e 6 de agosto, durante a realização da terceira etapa da temporada 2022

A Clínica Técnica CIMTB Michelin, com treinadores de todo o país, está na programação da terceira etapa da competição na temporada de 2022, que será realizada entre os dias 5 e 7 de agosto, no Parque Municipal do Itaim, em Taubaté (SP). Para participar, os interessados devem chegar 15 minutos antes do início na secretaria do evento, para instalar numeral da bike e receber as primeiras orientações. As vagas são limitadas para cada treinador.

São três os treinadores já confirmados para dar aulas na Clínica Técnica da CIMTB Michelin em Taubaté: Patrícia Loureiro, Valmor Hausmann e João Sodré. As clínicas acontecem na tarde de sexta e sábado, dias 5 e 6, sempre com o início às 16h, e término previsto para às 17h30.

“A clínica é para pessoas que estão começando a pedalar, que às vezes competem nas provas de maratona, mas só sabem fazer força. Ou seja, a ideia é aprender fundamentos básicos e tentar executar alguma coisa na pista, mas nada tão extraordinário e nem difícil. Quem tem um nível melhor vai conseguir fazer e, quem não tem, vai ter ideia de como funciona a parte de execução e repetição, como levantar a roda, como usar o freio, esse tipo de coisa”, explica Valmor Hausmann.

Rock Garden
Ciclistas da sub-17 passam por trecho técnico (Crédito: Ultrafotos)

O objetivo da ação é dar oportunidade para os competidores inscritos na CIMTB Michelin de fazerem a leitura de cada trecho técnico da pista com o auxílio de profissionais. Com isso, o atleta terá maior chance de fazer uma prova mais rápida e segura, reduzindo também o número de acidentes nos treinos e na competição.

“Basicamente, temos um tempo curto para trabalhar tudo que precisa ser falado sobre a pilotagem em uma bike de cross country. Mas, ali passamos o básico e essencial em relação a manobras e a segurança, que o atleta tem que priorizar. Falamos sobre posicionamento de ataque, os pés na hora de curvar, as mãos na hora de frear e na troca de marcha. Como exercer pressão na bicicleta no solo, como fazer manobras e transpor obstáculos”, comenta João Sodré.

“Acredito que a questão associada à frenagem é um dos maiores erros que o pessoal costuma cometer. Porque, ao enforcar demais o manete, acabam arrastando demais as rodas e perdem a aderência dos pneus. Ou seja, acabam se acidentando por conta de um uso exacerbado dos freios. Esse é o tema que eu mais costumo falar com a turma. Calibragem dos pneus, troca de marchas, suspensão, entre outros temas, são bastante falados também”, complementa Sodré.

Cada treinador tem uma percepção da clínica de forma diferenciada. Alguns, fazem questão de atender os ciclistas menos experientes, como é o caso de Valmor Hausmann e João Sodré. Já em outros casos, como o da treinadora Patrícia Loureiro, opta-se por só atender atletas com uma certa experiência e um contato prévio em aulas anteriores.

“É muito importante o pessoal compreender que na Clínica Técnica não é hora de aprenderem a fazer algum obstáculo. Na pista, a gente faz o reconhecimento dos obstáculos para a competição. No meu caso, atendo pessoas que já fizeram aula comigo, que já sabem saltar, passar em rock garden, fazer corretamente as curvas, análise de linhas etc. Aí, fazemos o reconhecimento técnico para competição, algo bem diferente de um curso de pilotagem”, conta Patrícia Loureiro.

Clínica Técnica CIMTB Michelin
Este é um projeto da CIMTB Michelin que abre as pistas de competição para treinadores que queiram, neste horário, atender seus atletas inscritos. A ideia é propagar o conhecimento e a cultura do mountain bike de forma aplicada, garantindo a melhora da técnica e o aumento da percepção das possibilidades que a bicicleta pode proporcionar ao ciclista, aumentando a segurança e diversão.

Inscrições para Taubaté no último dia
As inscrições para Taubaté podem ser feitas diretamente no site do Sprinta: https://app.sprinta.com.br/event/94945629f928de31f0 até esta terça-feira, dia 2 de agosto, com o pagamento por meio de PIX ou cartão de crédito. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação, ambas que contém todas as infos do evento marcado para o início do mês de agosto no município do Vale do Paraíba, em São Paulo.

História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumenta ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/