Fique por dentro das mudanças da CIMTB Michelin para a temporada 2021

Por Pedro Parisi Filho, de Belo Horizonte

A Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) traz algumas mudanças no regulamento e na organização para a temporada 2021. A 2ª etapa em Araxá foi ranqueada como XCO Hors Class e distribuirá 100 pontos para o vencedor. Além disso, a grande final, em Taubaté, foi transferida para dezembro, na data do aniversário de 374 anos da cidade. A tradicional etapa de Congonhas, vai para sua 19ª edição consecutiva, mas desta vez, será organizada no Parque da Cachoeira, com três modalidades, XCO, XCM e XCC para agradar a todos os gostos.

“Além das competições de ciclismo, todos os outros tipos de eventos como feiras e festas populares ficaram acumuladas no segundo semestre, o que realmente diminuiu as opções para todos. Mas, após muita negociação com as prefeituras, fechamos nossas datas em setembro e outubro. Com isso, decidimos abrir as três inscrições ao mesmo tempo, mas com as listas separadas, ou seja, o competidor pode fazer a inscrição para todas, ou só para algumas etapas, como preferir”, explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.

Congonhas

As novidades no regulamento já começam na 1ª etapa, em Congonhas, de 3 a 5 de setembro, que volta a ser como XCO (cross-country olímpico) classe 2 pela União Ciclística Internacional (UCI) e oferecerá 30 pontos para o campeão (confira aqui o ranking atual da UCI). Os atletas da Super Elite feminina e masculina também competirão na Copa CIMTB Short Track (XCC), valendo mais pontos para o ranking mundial.

A competição tradicionalíssima de Congonhas, com 18 anos de história, terá provas de XCO para as categorias oficiais e de maratona (XCM) para as categorias da Copa Sense CIMTB de Maratona. Vale lembrar que, devido à oficialização da etapa pela UCI, é necessário ser filiado à Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) para competir nas categorias oficiais. As corridas serão realizadas no Parque Ecológico da Cachoeira, e também contarão pontos para o ranking brasileiro da CBC (XCO e XCC) e para o ranking mineiro da FMC (XCO).

Araxá

Classificada como XCO Hors Class, a 2ª etapa em Araxá é a que mais oferecerá pontos para os competidores. O vencedor somará 100 pontos muito valiosos no ranking mundial, que definirá quem poderá correr na Copa do Mundo no Brasil em 2022. A pista e a estrutura serão montadas pelo 19º ano consecutivo nas dependências do Tauá Grande Hotel, entre 1º e 3 de outubro.

“Estamos muito felizes de conseguir fazer o evento no Tauá Grande Hotel, após muitas dificuldades no início do ano. Pudemos contar com todo o apoio da administração do hotel e da Prefeitura Municipal, que vai confirmar a importância dessa parceria que já dura quase 20 anos”, lembra Rogério.

Taubaté

Para os atletas que estão de olho na classificação para a etapa da Copa do Mundo no Brasil em 2022, a grande final da CIMTB Michelin, em Taubaté, pode ser a última oportunidade de pontuar tanto no XCO quanto no XCC. A etapa será válida como classe 1 no XCO e oferecerá 60 pontos para o vencedor. Os competidores da elite masculina e feminina também correrão o short track (XCC), classe 3 pela UCI. Os atletas da categoria Júnior também devem ficar atentos a esta etapa, que será válida pela UCI Junior Series que é como uma etapa da Copa do Mundo para a categoria. .

A competição, que estava agendada para outubro, vai acontecer entre 3 e 5 de dezembro, nas comemorações dos 374 anos da cidade, no Parque Municipal do Itaim. Com uma excelente localização próxima ao Aeroporto de Guarulhos e ao lado da Via Dutra, é a primeira vez que a cidade recebe a CIMTB Michelin. As competições também vão contar pontos para o ranking brasileiro da CBC e para o estadual da Federação Paulista de Ciclismo (FPC)

Siga nossos canais

Você pode acompanhar nosso podcast em qualquer plataforma. Basta buscar por “cimtb” no seu player preferido. Também temos nosso Instagram, no @cimtb, onde postamos novidades sobre a copa e o mundo do ciclismo, além de dicas, sorteios e imagens incríveis.

 

CIMTB Michelin 2021

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.

 

Michelin

Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

 

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).