Apoiada pela CIMTB Michelin, Prefeitura adia a etapa de Congonhas

Pista de mountain bike próxima do Parque da Cachoeira será entregue como legado à cidade. Nova data da Grande Final será divulgada em breve.

Por Pedro Parisi, de Belo Horizonte

A Prefeitura de Congonhas decidiu, neste sábado, 27 de fevereiro, adiar a grande final da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike 2020 (CIMTB Michelin), que aconteceria em 13 e 14 de março, no Parque Ecológico da Cachoeira.

Em nota divulgada nas redes sociais, a prefeitura explicou que a decisão foi tomada, depois da reunião com a organização do evento, por conta do agravamento da pandemia e do aumento nos números de casos de COVID-19 na região.

O prefeito de Congonhas disse ter priorizado a vida das pessoas ao risco de piorar a situação. “Sabemos da importância esportiva da CIMTB para atletas e envolvidos, mas não podemos comprometer a vida. A pandemia do Coronavírus apresentou uma nova variante que afeta ainda mais a saúde de todos e nos prevenir, neste momento, é o ideal”.

O Secretário Municipal de Cultura, Sr. Jean Ângelo de Oliveira, entende a importância do evento CIMTB não só para o ciclismo mas também para movimentar o Trade Turístico do município.

Graças ao evento o esporte cresce de forma significativa tornando-se referência no segmento. “O esporte radical é uma das apostas para a movimentação do turismo na cidade, além da transferência indireta de renda e movimentação da economia local”. A copa CIMTB acontecerá em um momento mais seguro onde poderemos torcer pelo esporte e celebrar a vida .

A organização da CIMTB Michelin apoia a decisão do município e está trabalhando para definir uma nova data. “Compreendemos e apoiamos a prefeitura nesta decisão. Concordamos que a prioridade neste momento deve ser a segurança e a saúde dos cidadãos de Congonhas e todos os envolvidos no evento como nossa equipe, familiares, atletas, servidores, etc. Afinal, temos 17 anos de história e um grande comprometimento com a cidade. Estamos agora trabalhando junto das autoridades para definir, em breve, uma data mais segura para realizar o evento”, destacou Rogério Bernardes, Organizador da CIMTB Michelin.

O secretário de Meio Ambiente de Congonhas, Marcelo Moreno falou sobre as expectativas das autoridades em relação à realização do evento. “Estamos todos torcendo para que esse período difícil acabe para que tão logo possamos retomar para as nossas atividades habituais e fazer os eventos que são de suma importância aos atletas e a todos nós. A grande expressão da copa no cenário nacional e internacional será fomentador para o desenvolvimento do ecoturismo local mostrando as belezas naturais existentes em Congonhas.”, disse Moreno.

Legado para Congonhas

Mesmo com a prorrogação, a CIMTB Michelin continua seus trabalhos e entregará essa semana à prefeitura, como legado, uma pista de mountain bike bem próxima ao Parque Ecológico da Cachoeira.

O local da pista é em uma reserva da prefeitura com grande potencial de atração de ciclistas e praticantes de caminhada ecológica. A área vai servir como mais um grande atrativo ao parque que possui excelente infraestrutura.

As etapas de Congonhas sempre tiveram pistas tradicionalmente desafiadoras. Agora, com o novo percurso, teremos uma pista mais segura e divertida, mesclando trilhas e estradas. Um bike park está surgindo e com a gestão do meio ambiente o espaço promete virar um atrativo natural e esportivo na cidade”, avalia Bernardes.

“Estamos todos torcendo para que esse período difícil acabe para que tão logo possamos retomar para as nossas atividades habituais e fazer os eventos que são de suma importância aos atletas e a todos nós”, completa Moreno.

CIMTB Michelin 2021
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.