Única prova UCI Junior Series do Brasil reúne brasileiros e latinos em Ouro Preto

Largada da categoria Júnior é no domingo (10) às 12h. Etapa acontece de 8 a 10 de junho e está com as inscrições abertas

A etapa UCI Junior Series é uma oportunidade para atletas da categoria somarem pontos no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e fortalecerem a base do mountain bike. No Brasil, apenas a CIMTB Levorin é sede da etapa UCI Junior Series. O evento acontece em Ouro Preto entre os dias 8 e 10 de junho. A largada da categoria Júnior é no domingo (10) às 12h. Os campeões, tanto feminino quanto masculino, somam 60 pontos. Ainda pontuam no ranking internacional atletas que ficarem entre os Top20. As inscrições terminam nesta segunda-feira, inscreva-se.

Gustavo Xavier (Audax FSA) estreia na UCI Junior Series (Foto: Thiago Lemos / CIMTB Levorin)

O vencedor da etapa de Araxá, Gustavo Xavier (Audax-Fsa Bike Team) que estreou na categoria Júnior este ano, também vai buscar os primeiros pontos na UCI. A expectativa é grande, mas ele conta que se preparou bastante. “A expectativa está a mil para competir uma prova UCI Junior Series, mas estou preparado para esta etapa. Meu objetivo é ficar no Top5. Sei que vai ser uma etapa desafiadora, lembrando que tem muitos atletas de outros países na categoria. Me falaram que a pista é dura, técnica e estou preparado. Chego na sexta, no sábado faço o reconhecimento e domingo vou largar em busca de mais um pódio”, disse.

 

Confirmada em Ouro Preto, a atleta Marcela Lima (Team Groove XCO) foi Top 3 na UCI Junior Series em 2017, na etapa da CIMTB Levorin em São João del-Rei. Segundo ela, ter a prova no Brasil é uma oportunidade de fortalecer o nível dos futuros competidores da Elite brasileira. “Eu acho que é uma oportunidade de crescimento para o Brasil ter uma prova UCI Junior Series, para que os atletas tenham uma visão maior do que acontece lá fora e possam ver como está o nível internacional. É de extrema importância ter uma prova assim e é uma coisa rara, pois muitos países não tem. Ter isso no Brasil é um privilégio e eu acho que deveria ter mais provas com esta classificação para dar mais oportunidade de convivência com atletas de outros países. Como soma pontos para o ranking internacional, é uma prova que tem competidores fortes e isso aumenta o nível da disputa, dando mais chance para o Brasil evoluir no mtb”, comentou.

CIMTB Levorin
A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e Mineiro.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 23ª Edição em 2018. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike e Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas.