Segundo dia da CiMTB Nova Lima define campeões no Cross Country Olímpico e Maratona

Do lado de fora das pistas, shows de rock and roll e apresentações de bike trial animaram o público presente na arena da Copa Internacional na Lagoa dos Ingleses

A arena da CiMTB na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG), esteve lotada durante todo o sábado (16), quando foi realizado o segundo dia de provas da etapa de abertura do evento. Dentro das pistas, campeões de cinco categorias do Cross Country Olímpico (E-Bike Pró, E-Bike Máster, Sub-15, Sub-17 e Júnior) foram conhecidos pelo público no período da manhã. Já à tarde, foi a vez da realização da Maratona, com suas 18 categorias.


Arena da CiMTB na Lagoa dos Ingleses em Nova Lima (Crédito: Alemão Silva/CiMTB)

Na arena montada próxima ao Mirante CSul, diversas atrações marcaram o sábado. Logo na entrada, os visitantes foram recebidos com a degustação de lanches da Delícias do Trigo e puderam conhecer mais detalhes do projeto BiciMobi Experience, que será responsável pela organização do Mountain Bike Village e das ações de mobilidade na Copa do Mundo de Araxá, a UCI MTB World Series, e também na etapa da CiMTB na segunda quinzena de abril.

Feira Artesanal Itinerante de Nova Lima e área de alimentação espalhada em toda extensão da arena de um lado da avenida, e a feira de exposição com produtos do lado oposto, com todas as novidades do mercado da bicicleta. Completando a arena, dois locais que também fizeram muito sucesso no evento: o palco de shows e o espaço do bike trial, onde o atleta Diego Magno fez suas duas apresentações diárias.


Diego Magno em apresentação neste sábado (Crédito: Alemão Silva/CiMTB)

Campeões do dia no XCO
Logo pelo início do dia, as duas primeiras categorias a serem realizadas foram as das bikes elétricas. Na Pró, Rubinho Valeriano e Sherman Trezza fizeram uma bonita disputa pela primeira colocação, com Rubinho levando a melhor e vencendo por apenas 7 segundos. O top 5 da categoria teve ainda João Paulo Barbosa, Rafael Gomes e Gustavo Miguez. Já na Máster, a vitória foi de Juliano Neves. Igor Sanis, André Melo, Leonardo Fortes e Fabio Henriques de Moura completaram o pódio.

A segunda bateria contou com mais três categorias. Na principal delas, a Júnior, vitória do ciclista local Henrique Bravo, o Bravinho, chegando à frente de seus dois principais concorrentes, Guilherme Galvão e Gustavo Nogueira. Daniel Hoffmann e Joas Menezes completaram o top 5. Na Sub-17, a vitória foi de Miguel Elias Volpini, seguido de Kaua Pedro, João Tada Faria, Gabriel Galvão e Bernardo Ferreira. Por fim, na Sub-15, o campeão foi Matheus Ribeiro e Silva, com Igor Marinho, Leonardo Teixeira, Lorenzo Nascimento e Maicon Gueths nas cinco primeiras posições.

Transmissão do XCC na Rede Minas 

Durante exatas quatro horas, a equipe de transmissão ao vivo da CiMTB mostrou a linda região da Lagoa dos Ingleses para espectadores de todo o mundo, no Canal do YouTube da CiMTB e também com transmissão na TV aberta pela Rede Minas, para mais de 500 cidades do Estado de Minas Gerais. Enquanto o locutor, Mc Marrom, e o comentarista, Leandro Donizette, informaram os amantes do esporte com tudo que acontecia nas oito baterias do Short Track, um excelente trabalho foi feito pela agência Gran Plan em parceria com Alfa Drones e Jonh FPV. Tudo isso com o imprescindível apoio da Algar Telecom, que desde o ano de estreia da etapa de Nova Lima, em 2023, fornece internet de alta velocidade para o evento.


Largada da Maratona no começo da tarde (Crédito: Alemão Silva/CiMTB)

Resultados da Maratona (XCM)
A última largada do dia foi da Maratona, com suas 18 categorias: As masculinas Expert, Cadete, Máster, Veterano, E-MTB Young, E-MTB Máster; as femininas Open, Sênior e E-MTB; e as especiais Ultra, Peso Pesado, PcD, Segurança Pública, Dupla Pró, Dupla Feminina/Mista, Dupla Masculina e Turismo. Todos os resultados estão disponíveis no site do Seu Esporte, o https://seuesporte.app/cimtb-nova-lima/.

Cronograma de provas do domingo (17)
O terceiro e último dia da CiMTB é exclusivo para a disputas do XCO, separada em quatro baterias: Largada 1, às 8h, com Sub-50, Sub-55, Ultra, Sub-60, Sub-65, Over-65 e Sub-12; Largada 2, às 10h, com Sub-30, Sub-35, Sub-40 e Sub-45; Largada 3, às 12h, com as categorias exclusivas femininas Super Elite, Júnior, Sub-17, Sub-15, Sub-40, Sub-50, Over-50, Sub-12; e Largada 4, às 14h, com a Super Elite masculina.

Atrações confirmadas fora da pista
Além das provas, o domingo contará com o Festival CiMTB Nova Lima, que contarão com dois shows diários. O primeiro show será do Ti Rock, às 12h10, e depois da Banda ViraRuts, fechando o fim de semana, às 16h. Já as apresentações do ciclista Diego Magno acontecem no horário em que se iniciam os shows, 12h10 e 16h.

CiMTB em Nova Lima
A primeira etapa da Copa Internacional de Mountain Bike acontece entre os dias 15 e 17 de março, Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses, em Nova Lima (MG). Durante três dias, atletas profissionais, paratletas, adolescentes e crianças se revezam em provas, algumas delas que valem pontos para classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Além da programação esportiva, o evento ainda conta com shows, área de alimentação e bebida, feira com expositores do mercado da bike, Feira Artesanal Itinerante com produtos agroecológicos, artesanatos e quitandas e área com brinquedos infantis. Informações no site: cimtb.com.br.

História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br