Saiba maiores detalhes sobre as três pistas da CIMTB em Nova Lima

Disputa, entre 23 e 25 de junho, será realizada de forma inédita na cidade, que é considerada o berço do mountain bike em Minas Gerais

O município de Nova Lima (MG) receberá de forma inédita neste mês de junho uma etapa da Copa Internacional de Mountain Bike. Entre os dias 23 e 25, atletas de todos os cantos do Brasil e também de países da América do Sul estarão competindo na cidade, que é uma das principais referências no País quando o assunto é ciclismo, com cerca de 400 km de trilhas tombadas pela Prefeitura Municipal de Nova Lima para a preservação de serras e dos bens naturais. Como já é padrão no campeonato, serão três as modalidades – Short Track (XCC), Cross Country Olímpico (XCO) e Maratona (XCM) – com pistas que prometem garantir muita diversão e disputas emocionantes nas mais variadas categorias.

O Short Track será responsável por abrir a CIMTB na sexta-feira (23) e encerrar o evento no domingo (25). A prova é realizada numa pista reduzida com aproximadamente 1 km por volta, aproveitando uma parte do circuito do Cross Country Olímpico. Por ser um percurso curto e a prova ter uma duração de aproximadamente 20 minutos por corrida, a disputa tem características de ser muito emocionante e bastante veloz.

“O Short Track será super interativo para o público, utilizando trechos que fizeram parte do Campeonato Brasileiro de Eliminator (XCE) do ano passado, também lá em Nova Lima, na Lagoa dos Ingleses. Largada e chegada serão nos mesmos locais da Maratona e do Cross Country Olímpico, sendo muito dinâmico, com transmissão ao vivo no domingo, para as categorias júnior masculina, super elite feminina e super elite masculina”, explica Rogério Bernardes, organizador da CIMTB.


Trecho de mata fechada na pista do XCO (Crédito: Ultrafotos/CIMTB)

A pista do Cross Country Olímpico terá um total de, aproximadamente, 5,5 km e 130 m de altimetria acumulada por volta. Trata-se de um percurso bem veloz com trechos técnicos e partes em mata fechada.  Cada categoria terá um número de voltas a ser realizado, estipulado em regulamento e disponível no site da CIMTB (https://cimtb.com.br/a-copa/regulamentos/). As provas dos XCO acontecem na manhã de sábado (24) para as bikes elétricas e Super Elite masculina/feminina e Júnior masculina. No domingo (25), as disputas serão em três baterias para as categorias oficiais, com largadas às 8h, 10h e 12h.

“No XCO há um trecho inicial com algumas mesas, pulos e escoras. No meio dela existem drops que são muito interessantes de assistir. Um circuito realmente completo. A descida do “S”, a primeira da pista, é muito desafiadora. E os atletas passam por lá em alta velocidade, o que garante fortes emoções à disputa”, conta Rogério.

Já a pista da Maratona, marcada para acontecer no sábado (24) às 14h, terá um percurso de cerca de 15 km por volta e cerca de 300 m acumulado de desnível. No entanto, diferente do XCO, não tem um desafio técnico tão grande, ou seja, acaba sendo indicado para quem tem uma menor experiência no ciclismo.

“A Maratona será em trilhas mais tranquilas e abertas, porém muito divertidas. Teremos a parte da volta da lagoa e também partes de estradão. Uma opção ideal para quem não se sente confortável tecnicamente no XCO. É um evento com menos intensidade. Retas maiores, subidas menos pontuais. A cadência é maior e não há aceleração o tempo inteiro. Isso gera um perfil específico de praticante do mountain bike”, avalia o organizador.

Inscrições para etapa Nova Lima
As inscrições para a segunda de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2023 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb—copa-internacional-de-mountain-bike—2-etapa-nova-lima-2023--36069. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para o fim de junho na Grande BH.

Todas as categorias da etapa
Ao todo, são 46 categorias disponíveis separadas por idade e gênero, com opções a partir de 1 ano de idade, como a Mirim, até as mais experientes como Over-65 para os homens e Over-50 para as mulheres. Além disso, existem as categorias que atendem grupos especiais de ciclistas como Peso Pesado (ciclistas acima de 95 kg), Segurança Pública, para profissionais na ativa (Forças Armadas, Polícia Militar, Polícia Civil, Bombeiros Militares, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Agente Penitenciário e Guarda Municipal etc), três opções para correr em Dupla, as categorias PcD/PNE e Handbike para pessoas com deficiência, a Ultra, para os atletas que querem correr o XCO e XCM somando os tempos das provas.

Para quem quer apenas curtir o evento com os melhores atletas do Brasil e do Mundo, mas não quer competir, há opção da categoria Turismo na Maratona, que funciona como um passeio pelo percurso da maratona com uma volta de, aproximadamente, 15 km. Para fechar o “cardápio” de opções existem as categorias com bikes especiais como as elétricas e a gravel.

Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram

História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br