Quem são os favoritos ao título da CIMTB Michelin em 2021?

A etapa decisiva da CIMTB Michelin vai reunir disputas quentes e prometem emoção até a bandeirada final. Isso porque, depois de Congonhas e Araxá, os competidores têm a última chance para garantirem o campeonato e entrarem para a história do evento. A etapa de Taubaté, SP, acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro. Lembrando que a pontuação da última etapa da CIMTB Michelin dá 40 pontos aos campeões do XCO, pontuação que pode mudar tudo no final.

Confira como está a briga pelos pódios nas categorias da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike:

Categorias de base Sub15 e Sub17

As categorias de base têm um número muito grande de atletas nas brigas pelos títulos na sub15 e sub17.

Na Sub15 masculina, o competidor Gustavo Nogueira lidera com 90 pontos depois de duas vitórias e vem seguido de perto por Pedro Henrique Vanderlei com 70 pontos e Pedro Vinicius Fonseca com 65 pontos.

Na Sub17, o líder é Vinícius Home com 90 pontos, seguido por Matheus dos Santos, com 79 pontos. Os dois ficaram em primeiro e segundo, respectivamente nas etapas de Congonhas e Araxá, mas correndo por fora vem Henrique Bravo com 66 pontos ainda com chances de buscar o título.

Entre as meninas as disputas estão ainda mais acirradas. Na Sub15, a disputa está indefinida entre as atletas Ramiza Carneiro e Nina Carvalho, ambas com 79 pontos e Julia Santos, com 65 pontos. Na Sub17, depois de duas vitórias, Gabriela Ferola lidera com 90 pontos e é seguida de perto por Luiza Elias com 75 pontos e Karina Silva com 61 pontos.

Sub23 e Sub30

A CIMTB Michelin faz um pódio simbólico da categoria Sub23 para valorizar os atletas que já correm com os atletas de Elite e, para eles, a organização faz a contagem de pontos para definir quem foram os melhores da temporada. Entre os homens, a liderança é de Vinícius Francisco, com 70 pontos, seguido de perto por Cainã Oliveira, que soma 61 pontos e Ygor Fernandes com 56 pontos. Entre as mulheres a disputa está entre a líder de Luiza Souza com 84 pontos, Laurien Barbosa com 74 pontos e Iara Leite com 65 pontos.

Na Sub30 masculina, o cenário está mais apertado entre o líder e vice com apenas 1 ponto de diferença. Samuel Marota tem 85 pontos e Vinicius Lacerda tem 84 pontos. Entre as mulheres, a atleta Thais Leite já levou o título e basta marcar presença em Taubaté para receber a camisa e a medalha de campeã da temporada.

Categorias Masters Masculinas (Sub 35 até Over65)

Na categoria Sub35, Gelson Fernandes Lidera com 84 pontos e só precisa administrar o resultado para garantir o título. Mas isso não será fácil pois José Souza, Marcelo Leon e Anycleison Cavalcanti estão em seu encalço.

Com 74 pontos, Luiz Ferreira é o líder da Sub40. São 14 pontos à frente do segundo colocado Sérgio Cruz. Além disso, outros cinco atletas farão de tudo para embolar as disputas finais em Taubaté. Entre eles estão Kilder de Melo na terceira colocação e em seguida Fausto Oliveira, Thiago Machado, Divonei Santos e Marcus Vinícius Silva.

Na Sub45, quem lidera é a lenda da CIMTB Michelin, Edivando de Souza Cruz, com 84 pontos. Em sua cola vêm os atletas Flávio Silva com 61 pontos e Adriano Martins com 55 pontos.

Na Sub50 o cenário é similar, já que o líder, Leandro Rambo, possui 85 pontos mas a vantagem em relação ao vice, João Erildo Silva, é de apenas 6 pontos. Correndo por fora pelo título estão André Silva e Gustavo Vilela com 65 e 52 pontos, respectivamente.

Depois de duas vitórias temos outro atleta que retornou às pistas recentemente e já foi representante do Brasil nos Jogos Olímpicos 90 pontos na Sub55: Ivanir Teixeira Lopes mais conhecido por Milk Boy. Em seu encalço temos o vice Edson Ferreira Lima com 62 pontos e Luiz Lotti Neto com 59 pontos.

Na Sub60 tudo está indefinido pois a diferença de pontos entre o primeiro e quarto colocados é de apenas 18 pontos. Quem lidera é Ricardo Leite seguido de perto por Eduardo Soares, Carlos Henrique Barbosa e Ruberlei Coutinho.

Na Sub65, depois de duas vitorias, a liderança é de Larry Martins com 90 pontos. Dilermando de Fatima Melo vem na vice liderança com 74 pontos e vai com tudo na etapa de Taubaté. Sergio Albernaz vem em terceiro correndo por fora na disputa pelo título.

Na Over 65, os mais experientes atletas da CIMTB Michelin travam uma batalha de campeões. Liderando vem Carlos Nascimento seguido por Carlos Luiz da Silva e Hélio Vilela de Carvalho. Completando os cinco mais experientes dessa disputa vem Wilton Mendes e Waldemar Soares.

Categorias Masters Femininas (Sub 40 até Over50)

A mulherada definitivamente invadiu as pistas de XCO na CIMTB Michelin e estão mostrando toda sua força. Ter colocado uma largada exclusivamente com as mulheres no XCO deixou-as mais confortáveis e tranquilas para focarem nas disputas. Em todas as categorias as brigas estão super acirradas e nada está definido para sabermos quem serão as campeãs de 2021. Na Sub40 quem lidera é Queria Mendes com 84 pontos seguida por Thais Melo e Carolina Coleman com 69 e 57 pontos, respectivamente.

Na Sub50 a liderança é de Thais Cunha com, 84 pontos, na vice liderança, está Renata Rezende com 58 pontos e, logo atrás, Daniela Rocha com 50 pontos.

Na Over50, as disputas são das mais acirradas com a líder Ana Cláudia de Melo um ponto acima de Renata Couto Souza que tem 84 pontos. Na terceira posição vem Ana Luisa Martins com 66 pontos.

Bikes elétricas

As bikes elétricas estão cada vez mais presentes nas trilhas de mountain bike por todo o Brasil. E a CIMTB Michelin foi uma das pioneiras em ter uma categoria exclusiva no país e, também, em ter incluída a competição com chancela UCI.

As disputas nas três categorias estão emocionantes e a prova é sempre um show de técnica a parte nas provas de XCO. Nas categorias masculinas as disputas prometem esquentar em Taubaté. Na E-MTB Pró a liderança está com Rubens Donizete com 90 pontos depois de duas vitorias seguido por Diego Neumann com 75 pontos e Albert Morgen com 74 pontos. Já a E-MTB Master o líder é Edson Corradi com 74 pontos seguido de Gustavo Costa com 54 pontos e André Lima com 50 pontos.

Na E-MTB Pró Feminina a liderança está com Glaidiany de Resende com 74 pontos seguida por Isabela Ribeiro com 50 pontos e Patrícia Loureiro com 44 pontos.