Primeiro dia da CIMTB Michelin aquece o público em Congonhas com as baterias do XCC

Quatro baterias do Short Track – XCC  – promocional agitaram o primeiro de três dias do evento no Parque Ecológico da Cachoeira

A Copa Internacional Michelin de Mountain Bike (CIMTB Michelin) começou na tarde desta sexta-feira (23) no Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas (MG). O evento foi aberto com as largadas das quatro baterias promocionais do Short Track (XCC). Largaram as categorias Sub40 a Over65 (bateria 1), feminina (bateria 2), Sub30/35 (bateria 3) e Sub15/17/Júnior (bateria 4). Os competidores pedalaram na pista reduzida, de cerca de 1 km, durante 12 minutos e depois completaram mais uma volta.

Dentre os destaques do XCC, a prova da categoria Sub15/17/Júnior levou muita emoção para o público presente no Parque da Cachoeira. Vinícius Howe foi o campeão. A segunda colocação ficou com Guilherme Freitas, seguido de Gustavo Nogueira. Completaram o quarto e o quinto lugar do pódio Matheus Heliandro e Eiki Leoncio, respectivamente.

Vinícius Howe fez uma prova de superação, já que perdeu os parafusos do disco e correu sem o freio traseiro. “Na largada eu estava atrás do bolo e eu fiquei bem preocupado porque a pista é um single track, então não tem muito ponto de ultrapassagem. Mas, ali pela segunda ou terceira volta eu consegui me colocar na ponta do pelotão e fui botando meu ritmo, abrindo pequenos gaps a cada volta”, comentou.

O treinador de Vinícius, Valmor Hausmann, destacou a importância dos atletas se adaptarem às circunstâncias. “Chegamos aqui uma hora e meia antes da prova, e ele teve competições durante toda semana. Ele correu com o disco solto, sem o freio traseiro, e isso mostra que a construção de um trabalho não é feita do dia para noite, vem com o tempo e as circunstâncias fazem parte da vida. O que torna o atleta mais forte é isso também, e não somente as pernas”, avaliou Valmor.

Outro destaque da categoria foi o quinto colocado, Eiki Leoncio. O atleta largou no última colocação, já que estava passando uma temporada na Europa e não correu as etapas anteriores. Mesmo com a desvantagem no alinhamento, Eiki conseguiu recuperar as posições e terminar com pódio. “Foi a emoção de estar correndo com todos os atletas. O Short Track é uma competição muito legal para as categorias de base, as disputas são boas e ter uma bateria com todas as categorias de base no Brasil é muita pancadaria”, afirmou.

Demais resultados do dia
Na primeira largada do dia, a vitória ficou com Marcos Vinicius Paiva França, seguido de Gustavo Vilela, Leonardo Vitullo, Flavio Caetano e Reinaldo Reis, todos os cinco subindo no pódio.

Na estreia das categorias femininas no XCO promocional da sexta-feira, a vitória foi de Ana Laura Oliveira. A ciclista, que lidera a categoria Júnior da CIMTB, venceu de ponta a ponta a corrida. Em segundo lugar ficou Gabriela Ferolla, seguida de Quesia Mendes, líder da Sub-40. O top 5 teve ainda Nina Carvalho, líder geral da Sub-17, e Hani Rodrigues, vice-líder da Sub-15.

A terceira bateria do dia foi da categorias Sub-30 e Sub-35, que teve a vitória de Thales Felipe Souza Machado. Vinicius Henrique Costa e Maicon Douglas Pereira fecharam o top 3. O pódio teve ainda Gustavo Vilela Júnior e Matheus de Oliveira.

Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Sobre a Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los a tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123.600 pessoas em todo o mundo e dispõe de 71 centros de produção implantados que fabricaram cerca de 170 milhões de pneus em 2020. (www.michelin.com.br).

Sobre a Sense Bike
A Sense Bike nasceu em 2009, como uma marca desenvolvida por ciclistas para ciclistas apaixonados, com o objetivo de oferecer bicicletas capazes de encantar pela experiência positiva ao pedalar. Ao longo dos anos, a fabricante marcou seu nome no Brasil, conquistando público, mercado e imprensa especializada. Em 2016, a Sense Bike desenvolveu seus primeiros modelos em fibra de carbono, através de uma parceria com a Swift Carbon: Impact Carbon, Invictus e Prologue. Além disso, a marca é uma das que mais investe no mercado de All-Mountain, Enduro e Elétricas, sendo a única marca nacional a oferecer uma bicicleta elétrica de trilhas de alto desempenho, com quadro em fibra de carbono. Por isso, a Sense Bike é uma das líderes de mercado e pioneira no setor, contando com uma estrutura completa de criação, importação, estoque, distribuição, marketing, pós-venda e comercial.

História da CIMTB Michelin
A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB Michelin:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtbmichelin