Maratona de Congonhas terá programação especial em 2021

As largadas das categorias femininas serão no sábado, 13 de março, de manhã e a maioria das masculinas oficiais, à tarde. As demais correm no domingo, 14. Todos que largarem e completarem a prova ganharão medalha

Por Pedro Parisi, de Belo Horizonte

Com largadas separadas, as mulheres terão que acordar cedo no sábado, 13 de março, primeiro dia de competições da Copa Internacional Michelin de Mountain Bike e Copa Sense CIMTB de Maratona. O alinhamento das categorias oficiais femininas começa às 8h30 e a largada será pontualmente, às 9h, respeitando o ranking CIMTB Michelin para definir a ordem das atletas.

Todos os atletas e apoios devem confirmar as inscrições e pegar o credenciamento antes das suas provas. A secretaria estará aberta na sexta-feira, 12 de março de 12h às 18h, no sábado, de 8h às 18h e no domingo de 7h às 8h30. Excepcionalmente, devido às medidas de segurança, o congresso técnico será virtual para evitar aglomerações. O link estará disponível no site e nas redes da CIMTB Michelin.

Sábado

Para as atletas da E-Bike Pró, o dia começa ainda mais cedo. Elas deverão comparecer ao bolsão de largada entre 7h45 e 8h15 para entrega e testes do equipamento. As demais atletas das categorias Elite, Júnior, Sub30, Sub40, Sub50, Over50, Sub15, Sub17 e OPEN da Copa Sense devem comparecer ao local às 8h30.

As largadas das categorias masculinas Elite, Sub30, Sub35, Sub40, Sub45, Sub50, Sub55, Sub60, Gravel, ULTRA e Dupla Pró, largam às 13h, mas devem estar preparados nos bolsões a partir de 12h30.

As premiações no sábado serão no período da tarde. Às 14h, começam os pódios femininos tanto da etapa de Congonhas, quanto a geral do campeonato 2020. Os masculinos serão realizados às 18h. Da mesma forma que as mulheres, serão premiados os vencedores da etapa e da classificação geral 2020.

Domingo

O domingo começa ainda mais cedo para os competidores e equipes. Os testes e entrega do equipamento para as categorias E-Bike Pro e E-Bike Master Masculina vai de 7h30 às 8h no bolsão de largada.

A partir de 8h30, começa o alinhamento das categorias E-Bike PRO e E-Bike Master e as categorias masculinas Júnior, Sub17, Sub15, Sub65 e Over65 mais as categorias da Copa Sense CIMTB Maratona (Expert, Cadete, Master, Veterano, Peso Pesado, Segurança Pública, PNE e Hand Bike), além das Duplas (Feminina/Mista e masculinas Sub60, Sub80 e Over81) e o segundo dia da ULTRA. A categoria TURISMO que é destinada aos iniciantes terá um percurso de 15 km e não é competitiva pois o objetivo é completar o desafio de andar na mesma pista dos mais experientes. As premiações tanto da etapa, quanto do campeonato 2020 começa às 14h30.

Número de voltas e distância

A distância total da prova para as categorias varia de acordo com a categoria. A pista terá cerca de 15 km com estradas e trilhas para atender amadores, iniciantes e profissionais de forma segura. O número de voltas varia e todos os atletas devem ficar atentos a esse detalhe. Veja abaixo:

FAÇA SUA INSCRIÇÃO:

Pagamento via boleto.

Pagamento via cartão de crédito.

 REGULAMENTO E PROTOCOLO DE SEGURANÇA:

Confira o regulamento da etapa.

Confira o protocolo de segurança.

 

CIMTB Michelin 2021

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI)  desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.

 Michelin

A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

 

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).