ETAPAS 2007  
     
  Como já é tradição, a Copa Internacional Sundown e Copa de Amadores seleciona cidades que possuam não só um belo cenário para o MTB, como também cidades que tenham outros atrativos turísticos e históricos para os participantes. Por isso é interessante saber um pouco mais sobre cada uma das cidades que irá sediar o evento.  
     
   
     
  ARAXÁ  
 

Prefeito: Antônio Leonardo Lemos Oliveira
Fundação: 1831
Distância de BH: 374 km
População: 76.536 habitantes
Superfície: 1.166,5 m2
Altitude: 997 m

 
     
 

A cidade de Araxá está incluída no Circuito Turístico da Canastra e é um dos principais pontos turísticos do estado. A cidade possui uma série de montanhas, santuários ecológicos, serras e nascentes que se transformam em cachoeiras e atravessam parques e reservas naturais. Isso sem contar as cavernas e as variadas espécies de animais silvestres que estão presentes.

Quem preferir o turismo histórico, ou cultural, também tem muitas opções. O Museu Histórico Assis Chateaubrind tem em seu acervo utensílios indígenas, peças de mobiliário do tempo do império, oratórios e imagens sacras, locas e obras contemporâneas. O Museu Calmon Barreto é outra opção. Único no país a retratar a obra de um único artista, o local tem uma exposição permanente do mais famoso artista araxaense, que conquistou fama como gravador de moedas, pintor, escultor e contista. A Igreja Matriz de São Domingos, considerada uma das mais belas do interior do país, também não deve ser esquecida.

Quem quiser fazer uma op ção mais tranqüila e relaxante também está garantido. Araxá é um dos principais pontos de águas sobre terras vulcânicas do Brasil. Com água entre 34 e 37º, a cidade possui uma série de locais indicados para relaxamento ou tratamento de saúde.
 
     
     
   
     
  CONSELHEIRO LAFAIETE  
 

Prefeito: Júlio César de Almeida Barros
Fundação: 1790
Distância de BH: 95 km
População: 102.836 habitantes
Superfície: 371,3 m2
Altitude: 995 m

 
     
 

Recebendo a Copa Internacional pelo segundo ano consecutivo, a cidade de Conselheiro Lafaiete fica localizada no coração da Estrada Real e é conhecida, principalmente, por ter sido durante anos a terra de onde mais se tirou manganês no mundo. Mas Lafaiete, como é mais conhecida, é muito mais do que isso.

A cidade é o principal pólo comercial da região que inclui Ouro Preto, Mariana e outras cidades de grande importância histórica. Além disso, tem um passado muito rico de fatos importantes da vida econômica, cultural, religiosa, econômica e política de Minas Gerais. Prova disso são as estátuas que demarcam o local onde foram encontradas as pernas de Tiradentes.

Procurada principalmente pelos interessados em turismo hist órico, Lafaiete, uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, tem vários pontos que não podem deixar de ser visitados. É inaceitável visitar a cidade e não visitar o museu Antônio Perdigão ou perder a belíssima vista da cidade que o Cristo Redentor proporciona.
 
     
     
   
     
  BARBACENA  
 

Prefeito: Martim Andrada
Fundação: 1791
Distância de BH: 169 km
População: 121.397 habitantes
Superfície: 1.439 m2
Altitude: 1.160 m

 
     
 

Conhecida nacionalmente como a cidade das rosas, devido a sua grande produção de flores, a cidade de Barbacena volta a receber a Copa Internacional de MTB. Há alguns anos atrás Barbacena já foi sede de uma das etapas.

A cidade possui uma vasta gama de atrativos turísticos que conta com construções antigas, praças, monumentos, parques, igrejas e com o Pontilhão Pedro II. Uma das cidades mais antigas de Minas Gerais, Barbacena também é de fundamental importância histórica no surgimento do estado.

A cidade tamb ém está inserida no circuito da Estrada Real e é conhecida por ter um belíssimo pôr do sol. A Matriz e Santuário de Nossa Senhora da Piedade, o Museu da Loucura, o Jardim do Globo e o Pontilhão Pedro II são lugares que nenhuma pessoa que passa pela cidade pode deixar de visitar.
 
     
     
   
     
  CONGONHAS  
 

Prefeito: Ânderson Costa Cabido
Fundação: 17 – 12 – 1938
População: 44.279 pessoas
Distância de BH: 89 km
Superfície: 324 m2

Altitude: 905m
 
     
 

Conhecida principalmente pelo seu imenso potencial no turismo religioso, a cidade de Congonhas é uma das mais procuradas do Brasil para os interessados neste tipo de segmento. O santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, iniciado em 1757, é o principal ponto turístico da cidade. Repleta de obras de Aleijadinho, o principal artista barroco do Brasil, a igreja é tombada pelo Patrimônio Histórico Mundial.

Recentememte, porém, a cidade tem deixado de lado o rótulo de centro do turismo religioso para avançar também em outros segmentos do setor. A cidade tem recebido muitos eventos culturais e esportivos, e atraído cada vez mais interessados em atrações mais radicais.

A Estrada Real é um dos principais atrativos do local. A cidade de Congonhas foi a primeira a ter todo o seu trecho da Estrada sinalizado e é uma excelente opção para caminhadas, cavalgadas e passeios de bicicleta. O Parque da Cachoeira de Santo Antônio também é outra ótima opção. O local possui 57 mil m2 de área construída, com 10 piscinas de água natural, 6 quadras, 1 campo de futebol, área de camping, playground, um teatro ao ar livre, lanchonete, restaurante e uma grande área de preservação ecológica.