Grande final da temporada 2020 da CIMTB Michelin será de 2 a 4 de julho

A competição será realizads no Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas, fechado ao público.
Todos que forem participar terão que fazer o teste rápido PCR na barreira sanitária do lado de fora do evento

Por Pedro Parisi, de Belo Horizonte

A CIMTB Michelin, com o apoio da prefeitura de Congonhas, definiu que a nova data para a realização da grande final da temporada de 2020 será de 2 a 4 de julho, no Parque Ecológico da Cachoeira, em Congonhas, Minas Gerais. Para garantir a segurança de todos, o evento será fechado ao público. Apenas o atleta inscrito e mais um acompanhante poderão acessar o evento. 

A estrutura será montada dentro das dependências do parque, permitindo o controle de todos os participantes pela portaria, o que seria impossível nos arredores da Romaria e Basílica de Bom Jesus, onde a copa foi realizada nos anos anteriores. Isso permitirá testar 100% das pessoas com acesso ao complexo. Todos os envolvidos deverão fazer o teste rápido quando fizerem o primeiro acesso. Com resultado negativo, o participante será identificado com pulseiras para ter o acesso liberado no final de semana.

“Com os testes, o controle na portaria e a restrição do público, tenho muita confiança de que será um evento muito seguro para todos. Nós preferimos esperar os meses de maio e junho para termos a certeza que as condições estarão boas para fazer um evento ainda mais seguro. Estamos negociando com os laboratórios para que o custo dos exames sejam o menor possivel para todos. Resolvido esse assunto, será a hora de aproveitar as provas mas sempre seguindo os demais protocolos como uso de máscara e distanciamento”, ressalta Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Michelin.

Quem tiver interesse pode conferir o protocolo de segurança e o regulamento do evento no site da copa:

Confira o regulamento da etapa.

Confira o protocolo de segurança.

Inscrições

As  inscrições para a última etapa do calendário 2020 serão reabertas em 5 de maio no site www.cimtb.com.br. Atletas que já se inscreveram no combo no ano passado já estão automaticamente inscritos para a etapa deste ano. Para conferir se você está na lista, clique aqui. A partir deste ano será possível comprar bonés e camisetas da CIMTB Michelin durante a inscrição com preço promocional.

É importante lembrar que os competidores deverão se inscrever nas mesmas categorias que correram no ano passado, mesmo que tenham mudado de categoria. O mesmo vale para as duplas, que devem ser as mesmas de 2020 para poderem somar pontos. Isso vale apenas para a etapa de Cogonhas que é a final da temporada de 2020.

Assim que acontecer a etapa de Congonhas, serão abertas as inscrições para a abertura da temporada de 2021, em Araxá, no dia 5 de julho. Um mês depois, em 5 de agosto, os atletas poderão se inscrever para a segunda etapa, que será feita em Petrópolis. No dia 1º de outubro, estarão liberadas as inscrições para as finais da copa, em Taubaté.

Circuito

O traçado, totalmente novo, tem cerca de 20 quilômetros de distância e possui estradões, single tracks, trechos mais técnicos e subidas. Essa configuração foi pensada para dar mais segurança aos competidores, que passam até três vezes no ponto de apoio durante a prova, dependendo da categoria.

“Lançamos esse formato no ano passado, em Araxá, e deu muito certo. Se o atleta tem um problema mecânico, ele consegue resolver mais facilmente, além de ter acesso a água e alimentação com mais frequência”, explica Rogério.

Siga nossos canais

Você pode acompanhar nosso podcast em qualquer plataforma. Basta buscar por “cimtb” no seu player preferido. Também temos nosso Instagram, no @cimtb, onde postamos novidades sobre a copa e o mundo do ciclismo, além de dicas, sorteios e imagens incríveis.

CIMTB Michelin 2021

A organização da CIMTB Michelin realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB Michelin tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos Ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020. Em 2022, a CIMTB Michelin aumentará ainda mais sua relevância internacional com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1992.

Michelin

Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tornar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike

Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal).