Etapa de Nova Lima da Copa Internacional traz novidades nas pistas e na arena

A prova, que abre o calendário de 2024 da principal competição de mountain bike da América Latina, acontecerá entre os dias 15 e 17 de março, no Mirante CSul, na Lagoa dos Ingleses

Visando proporcionar uma experiência ainda melhor para participantes e visitantes do evento, a abertura da Copa Internacional de Mountain Bike, em Nova Lima (MG), terá novidades dentro e fora das pistas da estrutura montada na Lagoa dos Ingleses. As principais mudanças para a competição, marcada para 15 a 17 de março, no Mirante CSul, dizem respeito às pistas e também ao novo posicionamento da arena na Avenida Wimbledon.

Do lado de fora, a arena estará localizada no mesmo local, porém com uma formatação diferente em relação à estreia da Copa Internacional em Nova Lima, em 2023, tornando o evento mais interativo e aproximando mais o público das marcas expositoras e das atrações. Já nas pistas, a principal mudança será no Cross Country Olímpico, também fazendo com que Short Track e Maratona tenham algumas novidades no traçado. Para saber mais detalhes das três pistas, basta acessar o endereço: https://cimtb.com.br/nova-lima-mg/.


Mapa da Arena CiMTB no Mirante CSul, em Nova Lima (Crédito: Divulgação)

“Para nós é um prazer estar nesta área do Mirante CSul, local com reconhecimento tão grande quando o assunto é mountain bike. Algumas das trilhas mais conhecidas no Brasil estão em Nova Lima, que conta com projetos importantes de valorização do mountain bike, como o tombamento de cerca de 400 km de trilhas e a importante atuação do Projeto Trilhas, uma referência no País e parceiro nosso na realização da CiMTB”, afirma Rogério Bernardes, organizador da Copa Internacional.

Desta forma, o planejamento da Copa Internacional em Nova Lima será diferente em relação aos anos anteriores. Em 2024, o evento usará um trecho menor da Trilha Sauser, utilizando uma parte externa com mais pontos de ultrapassagens. Esta é uma questão importante que a organização procurou alterar, porque apesar de ser espetacular, a Sauser é bastante estreita e, em boa parte de sua extensão, dá poucas oportunidades de os atletas fazerem investidas durante a competição.

“Com este formato, aproveitamos ainda para nos adaptar ao que estamos vendo nas etapas da UCI Mountain Bike World Series, a Copa do Mundo de MTB. Trazemos para Nova Lima o mesmo conceito que vamos ter, por exemplo, em Araxá, na Copa do Mundo em abril. Um estilo de corrida mais interativa e mais dinâmica, com circuito um pouco mais curto e maior quantidade de voltas para os atletas do Cross Country. O público ganha com isso, porque pode acompanhar melhor a corrida”, explica Rogério. “E, tecnicamente, quando a corrida tem mais voltas, é bom também para os ciclistas, que vão passar mais vezes na área de apoio e terão mais chances de fazer os ajustes que sejam necessários”, complementa.

A Maratona seguirá passando por locais incríveis que passam pela área dos condomínios do Grupo CSul, empresa apoiadora do evento, e vale ressaltar ainda a importância da Prefeitura Municipal de Nova Lima para a realização do projeto na cidade. “Todo esse conjunto é muito importante, porque é uma junção de forças que proporciona uma experiência incrível para os atletas e também para o público de toda a região, em um evento totalmente gratuito para quem quiser ir acompanhar e assistir de perto os melhores atletas do Brasil e do mundo”, finaliza o organizador.

Inscrições para etapa Nova Lima
As inscrições para a primeira de quatro etapas da Copa Internacional de Mountain Bike 2024 seguem abertas no site do evento – www.cimtb.com.br. Elas podem ser feitas diretamente no site do Ticket Sports: https://www.ticketsports.com.br/e/cimtb-copa-internacional-de-mountain-bike-nova-lima-37720. Para acessar todas as informações relativas ao evento, basta entrar no site oficial da prova – www.cimtb.com.br – e clicar em Informações, acessando as abas Regulamentos e Programação. Nelas, os interessados em participar da competição encontram todas as infos do evento marcado para a metade de março na Grande BH.

História da CiMTB
A organização da CiMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CiMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024.

Em 2022, a CiMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CiMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br