Da Mirim ao Over-65: largadas agitam último dia de CIMTB Michelin em Araxá

Cerca de 450 atletas pedalaram neste domingo em Araxá

Provinha movimentou manhã deste domingo (Foto: Alemão Silva / Alemão Esportes)

A movimentação começou cedo no Complexo do Barreiro em Araxá. Desde as 8h, atletas de várias categorias largaram e pedalaram muito na pista que é considerada uma das melhores do país neste domingo (28). Os ciclistas das categorias masculinas Sub17, Sub15, Sub60, Sub65, Over65 e Portadores de Necessidades Especiais foram os primeiros a pedalar.

Representando muito bem a categoria, o atleta Messias Bernardes da Costa ficou no Top 10. Ele conta que começou a correr há 11 anos e nunca mais parou. “Comecei a pedalar por necessidade, recomendação médica e adotei a bike como o meu esporte. Não é sobre ganhar ou perder, o Moutain Bike me lembra todos os dias que não tem essa de idade para praticar nenhum esporte. Hoje me sinto muito saudável , não tomo nenhum tipo de remédio, estou no auge com os meus 65 anos”, afirmou.

Gustavo manteve a camisa de líder na Júnior (Foto: Alemão Silva / Alemão Esportes)

Logo em seguida, quem trouxe alegria para a pista especial foram as crianças, cerca de 70 participaram da corrida Mirin. A provinha acontece desde a primeira edição da CIMTB Michelin e ressalta a importância de incentivar a prática esportiva desde cedo. Na sequência as categorias Júnior Masculina e Feminina, e Masculinas Sub30 e Sub35 fecharam com chave de ouro a manhã deste último dia de CIMTB em Araxá.

No lugar mais alto do pódio , o atleta Gustavo Xavier de Oliveira (Corinthians Audax Bike Team) mostra que o futuro do MTB está em boas mãos “Aqui em Araxá eu me dou super bem na pista, resolvi fazer uma prova bem forte, assumi a liderança desde a primeira volta e consegui manter até o final. Já larguei com a camisa de líder e sigo com ela para a próxima etapa. Feliz demais, quero continuar assim para chegar mais longe no MTB”, ressaltou o campeão da Júnior Masculina.

Sabrina finalizou com a 1º colocação (Foto: Alemão Silva / Alemão Esportes)

Estreando com vitória na Júnior Feminina, a atleta Sabrina Oliveira da Silva  (Equipe Lar – Scott) fala das dificuldades da pista. “O que pesou pra mim, além de ser minha primeira vez nessa categoria competindo com atletas excelentes, foi o sol de meio dia. A pista é irregular e fiquei com medo de jogar tudo e perder posição, mas no final deu tudo certo, consegui me manter na frente nas três voltas” finalizou.

Pneus Michelin na Etapa de Araxá

Os pneus MICHELIN destinados ao Cross Country Olímpico (XCO) são o MICHELIN Force XC, MICHELIN Jet XCR e MICHELIN Force AM. Com aros de 26, 27,5 e 29, os pneus possuem tecnologia Gum-X, que oferece maior intensidade com a combinação de três borrachas especiais: tração externa, camada base de composto de corrida e aderência lateral. O MICHELIN Jet XCR, projetado para competição, foi testado e aprovado pela equipe líder do Mundial de 2016 BH SR SUNTOUR-KMC, que tinha entre os atletas o francês Maxime Marotte, 4º lugar nos Jogos Olímpicos 2016. Com a carcaça Race Shield e com fibras de alta densidade 3×150 TPI, o pneu oferece velocidade tração e aderência.
A linha MICHELIN Force XC, também projetada para competição, promete uma durabilidade maior graças à carcaça de proteção Cross Shield, o que aumenta a força com fibras de alta densidade 3×110 TPI.
Indicado para Trail e All Mountain e com carcaça cruzada de alta densidade, o MICHELIN Force AM e MICHELIN Wild Am possuem carcaça 3×60 TPI com uma camada de reforço de alta densidade para maior aderência e reforço. Oferece máxima aderência para uso competitivo e mais confiança nos passeios.

Michelin
A Michelin, líder do segmento de pneus, se dedica ao desenvolvimento da mobilidade de seus clientes, de forma sustentável, criando e distribuindo os pneus, serviços e soluções mais adequados às suas necessidades; fornecendo serviços digitais, mapas e guias, para ajudá-los tonar suas viagens experiências únicas; e desenvolvendo materiais de alta tecnologia, que atendem à indústria da mobilidade. Sediada em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega 114.100 pessoas em todo o mundo e dispõe de 70 centros de produção implantados em 17 países diferentes que fabricaram 190 milhões de pneus em 2017.

Sense Bike
Parte da Lagoa Participações, a Sense Bike foi criada em 2009, com o sonho de construir uma marca de bicicletas feita por apaixonados para apaixonados, com padrão internacional, foco em desenvolvimento e indústria de ponta. Com o objetivo inicial de atender às demandas voltadas para a mobilidade urbana, tornou-se referência no mercado no desenvolvimento de bicicletas elétricas. Em 2014, foi inaugurada a fábrica em Manaus, que possibilitou o início da produção de quadros, bem como a montagem de bicicletas elétricas e convencionais (mountain bike, urbana e road), com o que existe de mais inovador em tecnologia. Em abril de 2018, a Sense Bike comprou a Swift Carbon Global, importante fabricante mundial de bikes em fibra de carbono, com operação industrial na cidade do Porto (Portugal). A marca também é patrocinadora de uma das equipes mais importantes do MTB nacional – a Sense Factory Racing, que já conquistou grandes títulos em competições nacionais e internacionais.

CIMTB Michelin 2019
A CIMTB Michelin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020, ranking Brasileiro e estaduais.
Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 24ª Edição em 2019. O evento tem patrocínio da Michelin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Sense Bike.