CIMTB faz balanço da estreia de Nova Lima e já começa planejar a volta em 2024

Mirante CSul na Lagoa dos Ingleses foi o palco da primeira edição da Copa Internacional de Mountain Bike no município mineiro, entre os dias 23 e 25 de junho

Quem esteve no Mirante Csul Lagoa dos Ingleses no último fim de semana pode confirmar: a etapa de estreia da CIMTB em Nova Lima (MG) foi um verdadeiro festival do mountain bike. Dentro das pistas, cerca de 950 ciclistas do Brasil inteiro e de países como Chile e Colômbia, deram show para mais de 10.000 pessoas que visitaram o evento entre sexta e domingo (23 e 25). Fora delas, shows de rock and roll, apresentação de bike trial com o atleta profissional Diego Magno, principais novidades do mercado na feira de exposição, praça de alimentação com variedades e comidas regionais, feira artesanal de pequenos artesãos e produtos de Nova Lima, entre outras atrações.

Nas pistas, a etapa coroou três campeões na super elite masculina, José Gabriel Marques, que venceu ambas as provas realizadas – Cross Country Olímpico (XCO) e Short Track (XCC) -, e na feminina, Raiza Goulão (XCO) e Karen Olimpio (XCC). Todos os que subiram no pódio dessas categorias, somaram pontos importantes nos rankings olímpico e mundial. Ou seja, além de evoluírem na classificação geral da temporada feita pela UCI (União Ciclística Internacional), também se aproximaram da meta de estar em Paris-2024, os Jogos Olímpicos do ano que vem.

“Muito feliz com a presença de um público tão grande. Tenho que dar parabéns também a todas as pessoas que trabalharam no evento. Fizemos uma entrega espetacular. Agradeço a todos os patrocinadores, expositores e parceiros importantes, como a Prefeitura Municipal de Nova Lima, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Esse evento não se faz sozinho. São várias pessoas e entidades que se unem para que no final tenhamos essa sensação, de que fomos bem sucedidos. Saímos de Nova Lima já pensando em realizar outra etapa na cidade em 2024, e também em Taubaté (SP), daqui pouco menos de dois meses”, afirmou Rogério Bernardes, organizador da CIMTB.

vista aérea da arena em Nova Lima
Vista aérea da arena no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses (Crédito: Divulgação)

Vice-prefeito de Nova Lima, Diogo Ribeiro marcou presença na CIMTB e acompanhou de perto a realização das atividades do evento, ficando bastante impressionado com tudo o que viu no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses.

“Nós temos na cidade de Nova Lima a nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico, pasta ocupada pelo Abner Henrique, onde diversificamos todos os tipos de rendas e impostos da nossa cidade. Quando falamos em trazer o esporte mountain bike para cá, é mais um tipo de diversificação. Temos no futebol o tradicional clube Vila Nova, mas também temos uma vocação incrível para esportes de aventura e náuticos. A CIMTB tem tudo a ver com Nova Lima e já deixo aqui o convite para a competição estar aqui em 2024 de novo”, disse o vice-prefeito.

“Ao chegar no evento, você logo percebe o quanto a Copa Internacional de Mountain Bike é bem estruturada. É muito fácil para as pessoas adquirirem as coisas aqui dentro, com preços muito acessíveis. Ou seja, para todos os gostos. Estou muito feliz com a CIMTB e o prefeito João Marcelo também, que assim como eu é um amante do esporte. Agradecemos a subsecretaria de Turismo também, todos estão de parabéns. É um evento que a cidade toda abraçou”, completou Diogo Ribeiro.

Maior projeto de desenvolvimento urbano sustentável da América Latina, o CSul Lagoa dos Ingleses foi responsável por ceder a área do evento para que a CIMTB fosse realizada em Nova Lima. Trata-se de um projeto que se consolida com a presença de importantes empresas e instituições, colaborando para o fomento econômico e para o incremento das ofertas de trabalho no local.

“Temos um trabalho de longo prazo aqui. E é muito difícil aqui no Brasil as empresas conseguirem pensar e planejar a longo prazo. Somos um projeto de Desenvolvimento Urbano com uma pauta muito forte na sustentabilidade. Trazemos para essa região de Nova Lima, no Sul de Belo Horizonte, novos bairros pensando em qualidade de vida, o que transforma as vidas das pessoas. São 12 milhões de metros quadrados de áreas verdes. Quem vem morar aqui, está do lado de um grande parque, seja de mountain bike, caminhada, aventura”, comentou Maury Fonseca Bastos, presidente do grupo CSul.

“Nós agradecemos a CIMTB por estar aqui, porque é um prazer e orgulho ter o Rogério Bernardes e sua equipe realizando o evento no Mirante CSul Lagoa dos Ingleses. Agradecemos também toda a equipe da prefeitura, porque um projeto desta magnitude não se faz sozinho. Patrocinadores, atletas e seus familiares, todos estão de parabéns”, finalizou Maury Bastos.


Largada da Super Elite Masculina durante a CIMTB Nova Lima (Crédito: Ultrafotos)

Resultados completos
Os resultados oficiais completos de todas as categorias da competição estão disponíveis no site oficial do evento, www.cimtb.com.br, no menu Informações >>> Resultados >>> Resultados 2023 (https://cimtb.com.br/a-copa/resultados/resultados-2023/).

Sobre a CBMM
Líder mundial na produção e comercialização de produtos de Nióbio, a CBMM possui mais de 400 clientes, em 50 países. A companhia fornece produtos e tecnologia de ponta aos setores de infraestrutura, mobilidade, aeroespacial, saúde e energia. Fundada em 1955, em Araxá, Minas Gerais, a CBMM apoia iniciativas que visam o desenvolvimento socioeconômico, cultural e esportivo nos locais onde atua, buscando beneficiar essas comunidades e auxiliar na formação das próximas gerações. Para mais informações, visite: cbmm.com/pt/media-center.

Sobre a SRAM
SRAM LLC é uma fabricante de componentes de bicicletas com sede em Chicago, Illinois, Estados Unidos, fundada em 1987. SRAM é um acrônimo que inclui os nomes de seus fundadores, Scott, Ray e Sam, baseada no sonho de criar uma experiência mais divertida, eficiente e rápida em uma bicicleta. Hoje, o grupo SRAM é formado por uma equipe global de pessoas que oferece a mesma paixão por melhorar a experiência e expandir o potencial do ciclismo, detentora de marcas como: TIME, RockShox, Truvativ, Quarq e Zipp. Mais informações: https://proparts.esp.br/sram

História da CIMTB
A organização da CIMTB realizou sua primeira prova em 1996. Desde então, vem inovando e contribuindo ativamente para o crescimento e fortalecimento do mountain bike e o mercado de bicicletas no Brasil. Contando pontos para o ranking mundial da União Ciclística Internacional (UCI) desde 2004, a CIMTB tem sido seletiva para os Jogos Olímpicos nos ciclos de Pequim 2008, Londres 2012, Rio 2016, Tóquio 2020 e Paris 2024. Em 2022, a CIMTB aumentou ainda mais sua relevância internacional, com a realização da etapa de abertura da Copa do Mundo Mercedes-Benz de Mountain Bike 2022, em Petrópolis. Além disso, foi responsável pela construção da pista de mountain bike dos Jogos Olímpicos Rio 2016, considerada uma das melhores da história dos Jogos desde 1996, primeiro ano do MTB em Olimpíadas.

Mais informações sobre a CIMTB:
Site: https://www.cimtb.com.br
Instagram: http://www.instagram.com/cimtb
Facebook: http://www.facebook.com/cimtb/
Twitter: http://www.twitter.com/cimtb_oficial

Assessoria de Imprensa
Gustavo Coelho
press@cimtb.com.br