Atletas da Elite podem somar até 70 pontos no ranking mundial em São João del-Rei

Segunda etapa da CIMTB Levorin oferece provas Classe 1 e Classe 3 no ranking mundial. Evento acontece entre 10 e 11 de junho.

Evento soma até 70 pontos aos campeões (Foto: GoBro Produções/Divulgação)

Quem vai na Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) irá compartilhar a pista com os ídolos do esporte. Os melhores atletas brasileiros e diversos atletas de outros países estarão na 2º etapa do evento que acontece em São João del-Rei, entre os dias 10 e 11 de junho e está com as inscrições abertas. Isso porque o evento terá provas de Cross Country Olímpico (XCO) Classe 1, no qual o campeão soma 60 pontos para o ranking da União Ciclística Internacional (UCI), e Cross Country Short Track (XCC) Classe 3, que o campeão soma 10 pontos para o mesmo ranking. Ou seja, o atleta pode conseguir até 70 pontos para o ranking mundial.

Quem está indo em busca destes pontos é o atleta da Elite Masculina Guilherme Muller (Sense Factory Race). O competidor ficou em 5º lugar na prova de XCO em Araxá e em 6º na classificação geral. “É muito importante participar de provas como esta, são sempre muito disputadas e ajudam a elevar o nosso nível. O circuito de São João del-Rei é bastante duro, acho que uma boa estratégia pode contar muito para um bom resultado; com o nível maior consequentemente teremos mais disputas, então detalhes fazem a diferença”, disse.

E será preciso apertar o pedal já que a disputa será grande. Outro que também promete lutar por estes pontos é José Gabriel Marques (Audax Bike Team). “A CITMB é o maior evento do Brasil e um dos maiores da América Latina, a competição que mais soma pontos UCI. Isso traz atletas de diversos países para disputar os pontos. É uma prova fantástica e para nós atletas que estamos buscando estes pontos é muito importante. Para mim, que sou Sub-23 e já estou focado nas Olimpíadas de 2020, todos os pontos que consigo somar é muito valioso. A CIMTB só tem a somar para o esporte brasileiro e está conseguindo levar nomes para o mundo, como levou na última Olimpíada, dois atletas. Acho que foi graças à CIMTB que isso aconteceu e creio que para 2020 não será diferente”, afirmou.

No feminino, a história não é diferente. A atleta da Elite Letícia Cândido (TSW Racing Team) quer superar o resultado de Araxá, 5º lugar no geral. “O circuito de São João del-Rei é bem diferente em relação ao de Araxá. Eu acredito que a maior dificuldade é na resistência e força para completar as cinco voltas em um ritmo forte. As subidas são duras, o terreno é mais socado, e tem muitas ondulações e isso desgasta muito. A dificuldade em si mesmo é trabalhar força e resistência para chegar ali e fazer uma excelente prova”, ressaltou.

Sofia Subtil disse que quer melhorar resultado de Araxá (Foto: Alexandre Moreia/Fotop)

E vai ser preciso lutar com outras atletas que buscam o mesmo feito. Uma dela é a competidora também da Elite Sofia Subtil (Audax Bike Team). A atleta ficou em 4º lugar na etapa de Araxá e disse que quer lutar pelo título da CIMTB Levorin este ano. “Eu estou com bastante esperança e vou brigar pelo campeonato. Eu quero superar o resultado de Araxá e para isso estou treinando bastante. Farei treinos específicos para XCO e XCC e também vou definir, junto com meu treinador, qual bike irei usar na segunda etapa, já que é um circuito que tem bastante subidas duras. Mas, estou com uma expectativa boa e quero ter um resultado bom para brigar pelo título da CIMTB Levorin e também pela pontuação que é alta e muito importante”, disse.

O organizador Rogério Bernardes ressalta que oferecer competições com esta pontuação é uma forma de incentivar o mountain bike nacional “Para nós da organização é uma responsabilidade muito grande fazer duas provas no mesmo fim de semana contando pontos para o ranking da UCI, tanto no XCO como no XCC. Tudo tem que dar certo e ter o reconhecimento dos atletas. Ver como eles ressaltam a importância da CIMTB Levorin, é como se fosse um prêmio para nós, porque os atletas são uma parte muito importante para que o evento se concretize ”, disse.

CIMTB Levorin 2017
As inscrições para a segunda etapa da CIMTB Levorin estão abertas. O evento acontece entre os dias 10 e 11 de junho em São João del-Rei. Além disso, as inscrições para Congonhas, que acontece entre 18 a 20 de agosto, e São Paulo, que será entre 22 e 24 de setembro, também estão abertas.

Confira o regulamento completo.

A CIMTB Levorin conta pontos para o ranking mundial, da União Ciclística Internacional (UCI), fazendo parte do ciclo Olímpico Tóquio 2020 e também para o ranking Brasileiro, Mineiro e Paulista.

Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 22ª Edição em 2017. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Specialized, Sense Bike e Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você encontrará fotos e vídeos dos atletas e das provas.