Notícias

Tocha Olímpica será conduzida por representante do mountain bike em Araxá

Crédito - Álvaro Perazzoli - Agência Laborazolli (1)

Jane Porfírio irá carregar Tocha Olímpica em Araxá Crédito – Álvaro Perazzoli

A Tocha Olímpica passará em duas cidades que acontecem etapas da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin). Além de São João del-Rei, que irá receber o símbolo Olímpico em 15 de maio, mesmo dia em que estará acontecendo a CIMTB Levorin na cidade, Araxá irá receber a Tocha no dia 8 de maio. Uma das pessoas que irá conduzir o símbolo dos Jogos na cidade sede da primeira etapa do evento, é a atleta Jane Porfírio Magriotis. Representante do mountain bike, do tênis e do triathlon, Jane atualmente é assessora municipal de esportes especializados e trabalha incentivando a prática de atividades esportivas na cidade.

Na carreira do mountain bike, Jane participou da primeira prova realizada pela Pedra do Sino Eventos, em 1996, em Carandaí. Além disso, conquistou o 4º lugar no Campeonato Mundial, na Austrália no mesmo ano. No tênis, Jane já foi campeã mineira e tem uma escola do esporte na cidade. Atualmente, a atleta compete no triathlon e diz que carregar a Tocha Olímpica será uma das maiores realizações na carreira esportiva dela.

“Eu acredito que, se não for o maior, será um dos maiores momentos da minha vida. É uma honra muito grande. Eu acho que será como fechar a minha vida esportiva com chave de ouro. Na idade que estou, ter a oportunidade de carregar a Tocha Olímpica, com o fogo Olímpico, será um momento ímpar”, afirmou.

Jane não esconde que apesar de ser uma amante do esporte, a grande paixão dela é o mountain bike. “Eu não participo mais de competições por ser um esporte radical. E quando eu entro pra competir, é pra ganhar. Para evitar que eu passe dos limites, como ter alguma lesão grave, eu escolhi não competir mais. Mas o mountain bike é minha grande paixão, que nasceu junto com a CIMTB Levorin em Carandaí. Para mim, é um prazer poder fazer parte da CIMTB Levorin, já que tenho o Rogério e toda família dele como um grandes amigos”, finalizou.

Crédito: Divulgação

Tocha passará por duas cidades que sediam etapa da CIMTB Levorin – Crédito: Divulgação

Para o organizador da CIMTB Levorin, Rogério Bernardes, ter uma representante do mountain bike levando a Tocha Olímpica em Araxá, é reforçar a disseminação do esporte na cidade. “Ficamos muito felizes com a notícia. Este prêmio para a Jane é mais do que merecido por toda sua trajetória e pelo que ela representa para o esporte em Araxá, em Minas Gerais e no Brasil. Ela tem um grande futuro pela frente para contribuir para o esporte”, afirmou.

Tocha Olímpica
A Tocha Olímpica passará por 329 cidades, incluindo todas as capitais estaduais. Ela será acesa na Grécia no dia 21 de abril, na cerimônia que acontece em Olímpia, palco dos Jogos na Antiguidade. Depois, o símbolo passará por diversos locais do país europeu e será repassado para o Comitê Organizador Rio 2016 no dia 27 de abril, em Atenas.

O percurso começará no Brasil no dia 3 de maio, em Brasília, e percorrerá também a cidade que sedia a primeira etapa da CIMTB Levorin, Araxá, no dia 8 de maio. Em um caminho traçado por mais de 20 mil quilômetros e 10 mil milhas aéreas, a cerimônia envolve cerca de 12 mil condutores, durante 95 dias, até chegar ao Rio de Janeiro onde será acesa a Pira Olímpica, no Maracanã, em 5 de agosto.

O revezamento da Tocha Olímpica tem o objetivo de envolver todo país no clima dos Jogos. A chama é um importante símbolo na história dos Jogos e representa a paz, a união e a amizade. O simbolismo teve origem entre os povos gregos que tinham o objetivo de anunciar um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até o local das competições Olímpicas.

Cores e Simbolismo
O ponto mais alto da Tocha Olímpica é representado pelo Sol. A cor também remete ao ouro, que representa a conquista máxima dos Jogos. As ondulações verdes representam as montanhas e morros do Rio de Janeiro, já as ondulações azuis são símbolos do mar brasileiro. A última representação, que também tem formato de ondas, está relacionada com o calçadão de Copacabana.

A tocha foi produzida com alumínio reciclado, resina, acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. O desenho da tocha é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos.