Notícias

Tocha Olímpica passará em São João del-Rei durante a CIMTB Levorin e será carregada por veterano no mountain bike

8708484946_33a19c8183_o

Tocha Olímpica passará em São João del-Rei no último dia da CIMTB Levorin Crédito: Bruno Senna

Não é novidade que a Tocha Olímpica vai passar por todo Brasil, porém, o símbolo dos Jogos Olímpicos estará em São João del-Rei no dia 15, mesmo dia em que estará acontecendo a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) na cidade. A cerimônia da Tocha Olímpica será carregada por três pessoas. Uma delas é representante do mountain bike, o sanjoanense José Mauro Caputo, conhecido como Natureza, que corre na CIMTB Levorin há cerca de 20 anos. A segunda etapa, que acontece entre os dias 13 e 15 de maio, será decisiva no número de vagas e representantes do mountain bike nos Jogos 2016, já que o Ciclo Olímpico fechará em 25 de maio.

Natureza afirmou que além de representar São João del-Rei, irá representar o esporte, em especial o mountain bike. “A CIMTB Levorin faz parte da minha história como atleta no mountain bike. O esporte entrou na minha vida com a bicicleta e hoje, aos 54 anos, ninguém acredita que tenho essa idade. Será gratificante representar São João del-Rei para o Brasil e representar o mountain bike na cerimônia da Tocha Olímpica”, afirmou.

Crédito: Arquivo Pessoal

Natureza (c/ uniforme) irá carregar Tocha Olímpica  Crédito: Arquivo Pessoal

 

A CIMTB Levorin tem sido palco de grandes disputas pelos pontos da União Ciclística Internacional (UCI), mesmo ranking que classifica para os Jogos 2016, e em São João del-Rei, a luta será ainda maior. “Esta etapa será particularmente especial em função do Rio 2016. Nela será decidido quem será o segundo atleta masculino a representar o Brasil junto com o Avancini, por isso a adrenalina vai correr solta”, afirmou o organizador do evento Rogério Bernardes.

De acordo com Rogério, desde que o Ciclo Olímpico foi aberto, em 2013, o evento trabalha em busca de melhorias para beneficiar os atletas que lutam pela vaga Olímpica. “Estamos neste processo em parceria com a Confederação Brasileira de Ciclismo, UCI e Federação Mineira de Ciclismo para que as etapas da CIMTB Levorin deem cada vez mais pontos no ranking mundial. Dois aspectos são os mais relevantes neste sentido: o primeiro é que os brasileiros conseguem somar muitos pontos aqui mesmo no Brasil, e o segundo é o intercâmbio e evolução técnica com presença de grandes atletas internacionais marcando presença nas etapas”, afirmou.

Tocha Olímpica
A Tocha Olímpica passará por 329 cidades, incluindo todas as capitais estaduais. Ela será acesa na Grécia no dia 21 de abril, na cerimônia que acontece em Olímpia, palco dos Jogos na Antiguidade. Depois, o símbolo passará por diversos locais do país europeu e será repassado para o Comitê Organizador Rio 2016 no dia 27 de abril, em Atenas.

O percurso começará no Brasil no dia 3 de maio, em Brasília, e percorrerá também a cidade que sedia a primeira etapa da CIMTB Levorin, Araxá, no dia 8 de maio. Em um caminho traçado por mais de 20 mil quilômetros e 10 mil milhas aéreas, a cerimônia envolve cerca de 12 mil condutores, durante 95 dias, até chegar ao Rio de Janeiro onde será acesa a Pira Olímpica, no Maracanã, em 5 de agosto.

O revezamento da Tocha Olímpica tem o objetivo de envolver todo país no clima dos Jogos. A chama é um importante símbolo na história dos Jogos e representa a paz, a união e a amizade. O simbolismo teve origem entre os povos gregos que tinham o objetivo de anunciar um período de trégua para possibilitar a viagem de atletas e público até o local das competições Olímpicas.

Crédito: Divulgação

Design representa sol, montanhas, morros, mar e calçadão de Copacabana Crédito: Divulgação

Cores e Simbolismo
O ponto mais alto da Tocha Olímpica é representado pelo Sol. A cor também remete ao ouro, que representa a conquista máxima dos Jogos. As ondulações verdes representam as montanhas e morros do Rio de Janeiro, já as ondulações azuis são símbolos do mar brasileiro. A última representação, que também tem formato de ondas, está relacionada com o calçadão de Copacabana.

A tocha foi produzida com alumínio reciclado, resina, acabamento acetinado, pesa entre 1kg e 1,5kg e mede 63,5cm de altura quando fechada, e 69cm quando aberta. O desenho da tocha é assinado pela agência de design Chelles & Hayashi, de São Paulo, parceira do Comitê Rio 2016 no desenvolvimento do projeto. A agência foi escolhida após um processo nacional de seleção que reuniu 76 inscritos.

Credenciamento imprensa
Para credenciar a imprensa para a cobertura da CIMTB Levorin, que será entre os dias 13 e 15 de maio, em São João del-Rei, os jornalistas interessados devem encaminhar um e-mail para press@cimtb.com.br até o dia 11 de maio com as seguintes informações:
Nome:
E-mail:
Telefone:
Veículo de comunicação:
Cidade:
Função:
Período:

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pela fanpage www.facebook.com/CIMTB. No Instagram e Flickr ‘CIMTB’, você poderá encontrar fotos e vídeos dos atletas e das provas.