Notícias

Segunda etapa da CIMTB Levorin será decisiva para número de vagas do Brasil nos Jogos 2016

Crédito: Gladson Gomes

Henrique Avancini diz que mountain bike nacional cresceu Crédito: Gladson Gomes

A segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) será decisiva no número de vagas e representantes do mountain bike no Rio 2016. O evento será em São João del-Rei, entre os dias 13 e 15 de maio, a menos de duas semanas para o fim do Ciclo Olímpico, que fechará no dia 25 de maio. Isso significa que diversos atletas estarão na disputa para garantir a vaga nos Jogos Olímpicos.

Na condição de país-sede, o Brasil já tem duas vagas garantidas no mountain bike, uma para o masculino e outra para o feminino. No masculino, Henrique Avancini já está classificado, porém, com os pontos que os atletas brasileiros conquistaram em diversas competições, incluindo 330 pontos da CIMTB Levorin em Araxá, o Brasil atualmente está em 11º lugar no ranking das nações, com grandes chances de ter dois representantes nos Jogos 2016, já que, de acordo com as regras, o país que está entre os 13 melhores tem direito a duas vagas.

Por outro lado, no feminino, o Brasil já tem garantido uma representante. Raiza Goulão e Isabella Lacerda estão na briga para representar a nação no maior evento esportivo do mundo.

crédito: Fábio Piva

Rubinho e Ricardo devem disputar a segunda vaga Crédito: Fábio Piva

Caso o Brasil consiga duas vagas nos Jogos 2016 para o masculino, isto seria inédito no mountain bike nacional. “Em Londres 2012, conseguimos a vaga no último instante. Hoje estamos muito perto de ter dois atletas no Rio. Isso mostra que o esporte cresceu e evoluiu. Fico feliz de poder ajudar o país a alcançar uma pontuação suficiente pra podermos pensar em duas vagas. O Pscheidt e Rubinho estão bem empenhados nesse final de ciclo e além disso estão praticamente empatados. Aumenta ainda mais o suspense. Se conseguirmos a segunda vaga, a disputa interna vai rolar até a última corrida classificatória”, disse Avancini.

Para Ricardo, a CIMTB Levorin em São João del-Rei será ainda mais importante se tratando de uma prova de classe C1, que dá 60 pontos ao vencedor. “Se Henrique, Rubinho e eu fizermos uma boa prova, podemos selar em São João del-Rei esta segunda vaga para o nosso país. Além dessa disputa, temos a disputa interna, entre eu e Rubinho”, afirmou Ricardo.

Segundo ele, para representar o Brasil no Rio 2016, a estratégia tem sido uma maratona de competições. “No início da temporada, eu estava a 140 pontos atrás, neste ano, estou realizando uma maratona de competições, participando de sete corridas em oito semanas. Apesar de gerar um alto desgaste, é o único caminho para buscar os pontos necessários para a minha classificação e estar contribuindo de forma direta para a obtenção da segunda vaga. No momento, a diferença diminui muito. Agora é seguir acreditando e apostar tudo nestas últimas provas do calendário Olímpico”, disse Ricardo.

De acordo com Rubinho, a segunda etapa da CIMTB Levorin poderá mudar a diferença de pontos entre ele e Pscheidt. “São João del-Rei será uma das principais etapas, porque vai ser uma das últimas provas para somarmos pontos. Vai ser muito boa, difícil e muito disputada. Eu poderei buscar mais pontos e antes dela também vou para uma competição na Costa Rica. O atleta que somou mais pontos nos dois últimos anos, representará o Brasil no Rio 2016”, afirmou Rubinho.

Crédito: Gladson Gomes

Raiza diz que irá lutar pelos pontos da segunda etapa da CIMTB Levorin Crédito: Gladson Gomes

No feminino, Raiza Goulão, afirma que São João del-Rei será a penúltima competição dela antes de fechar o Ciclo Olímpico. “Fico muito feliz e ansiosa de poder estar representando o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. Acho que a CIMTB Levorin é uma grande incentivadora do mountain bike brasileiro. A busca pela vaga Olímpica se encerra no dia 25 de maio, então, até lá, é muito foco e atenção redobrada para evitar lesões e garantir a vaga. Com meus novos treinadores, Tjeerd de Vries e Léo Van Zeeland, estou muito animada, pois vejo minha evolução a cada treino e prova. Espero poder representar o Brasil e dar meu máximo em busca de um ótimo resultado”, disse.

Segundo Isabella Lacerda, a luta dela será dobrada. A atleta contou que foi contaminada pelo vírus da dengue durante a Ciclo Olímpico, o que fez com que ela ficasse fora de algumas competições. “Isso me prejudicou nessa briga. Mas a somatória é até dia 25 de maio e vou lutar até o final. Estou competindo muitas provas fora do país e isso ajuda muito na evolução física e técnica. Em São João del-Rei, a competição irá contribuir tanto para o ranking individual como o ranking das nações”, finalizou.

O organizador do evento, Rogério Bernardes, diz que São João del-Rei será palco de grandes disputas. “São João será a principal prova do ano para definir várias questões do Rio 2016. Tenho certeza que será uma prova espetacular desde o Eliminator até o domingo à tarde com o XCO. É muito bom ver isso tudo acontecendo no Brasil”, afirmou.

Crédito: Fábio Piva

Isabella diz que está competindo fora do Brasil para ajudar na evolução física Crédito: Fábio Piva

Classificação Olímpica do Mountain Bike
Ao todo, os homens terão direito a 50 vagas, sendo que 41 delas serão conquistadas através do ranking da UCI e serão divididas da seguinte forma: os 23 melhores países colocados no ranking mundial se classificarão para o mountain bike nos Jogos 2016, sendo que, os cinco melhores terão três vagas cada um, os países entre o sexto e 13º lugar conquistarão duas vagas, já aqueles que ficarem entre o 14º e 23º terão uma vaga cada.

Ao grupo feminino serão destinadas 30 vagas, sendo que 25 delas sairão do ranking da UCI. Os oito primeiros países terão direito a duas atletas cada e os nove seguintes, um representante cada. As outras vagas, tanto do feminino quanto do masculino, serão preenchidas através de campeonatos continentais.

Com a realização das Olimpíadas entre os dias 5 e 21 de agosto, a primeira e a segunda etapa da CIMTB Levorin serão decisivas no número de vagas e representantes na modalidade da competição. O ranking olímpico fechará no dia 25 de maio de 2016.

Credenciamento imprensa

Para credenciar a imprensa para a cobertura do evento, que será entre os dias 13 e 15 de maio, em São João del-Rei, os jornalistas interessados devem encaminhar um e-mail para press@cimtb.com.br até o dia 11 de maio com as seguintes informações:

Nome:
E-mail:
Telefone:
Veículo de comunicação:
Cidade:
Função:
Período:

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pela fanpage www.facebook.com/CIMTB. No Instagram e Flickr ‘CIMTB’, você poderá encontrar fotos e vídeos dos atletas e das provas.