Notícias

São Lourenço recebe segunda etapa da CIMTB que pode ser decisiva para as pretensões olímpicas dos ciclistas brasileiros

Neste fim de semana, 6 de maio, a cidade de São Lourenço, no Sul de Minas, recebe a elite do Mountain Bike da América do Sul para a segunda etapa da Copa Internacional de MTB, que é seletiva para os Jogos Olímpicos de Londres.  A competição contará com mais de 800 atletas entre amadores e profissionais, sendo o maior do esporte no continente.  Em Araxá, primeira etapa da Copa, um brasileiro e uma argentina venceram a etapa. Rubens Donizete, mineiro de Guaxupé e Noelia Margaria, de Buenos Aires, marcaram presença no topo do pódio.

A Copa Internacional de MTB é uma competição de Cross Country, modalidade disputada nos jogos olímpicos, por isso conta com tantos atletas, pois é a única competição disputada no Brasil que gera pontuação para o ranking internacional da UCI (União Ciclística Internacional). Esse detalhe atrai sempre ciclistas de fora. Só em São Lourenço, foram confirmados delegações de cinco países, totalizando 16 competidores da Argentina, Chile, Equador, Peru e Uruguai.

O favoritismo desta etapa de São Lourenço e para a vaga à olimpíada entre os homens é de Rubens Donizete que além de vencer a primeira etapa da competição, conseguiu pontos em outras competições internacionais, dando um passo importante para sua classificação. Já no feminino, Érika Grasmicelli e Roberta Stopa, ambas mineiras, disputam o posto de melhor brasileira para ir a Londres. Elas terão de lutar muito contra a principal concorrente estrangeira e líder da Copa: a argentina Noelia Margaria. O sistema de classificação para a olimpíada é o seguinte: a vaga é do país e fora conquistada no panamericano de MTB disputado na Colômbia no ano passado.

 Consideram-se os resultados após a obtenção da vaga e o ranking internacional de cada nação. Atualmente o Brasil está em décimo nono, o que garante uma vaga no masculino. A vaga feminina depende da melhora do desempenho nas próximas competições internacionais. Por isso, vencer em São Lourenço se tornou vital para se igualarem a Jaqueline Mourão, única mulher do MTB brasileiro a disputar uma olimpíada.

A Copa Internacional de MTB é disputada em quatro etapas, sendo que já houve a competição em Araxá, neste fim de semana em São Lourenço e em junho e agosto Divinópolis e Congonhas fecham o calendário 2012. Mais informações em  http://cimtb.com.br/