Notícias

São João del-Rei recebe a segunda etapa da CIMTB de braços abertos

 Com autorização do IPHAN e apoio da Venerál Ordem Terceira de São Francisco, A CIMTB realiza o Sprint Eliminator no centro histórico da cidade no sábado de manhã.

A partir de hoje, 3  de maio, a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB) realiza a maior competição de mountain bike da América Latina em São João del-Rei, Minas Gerais, município singular por seu valor histórico. É a primeira vez que a cidade será sede da Copa.

Além de toda expectativa que envolve o ineditismo do evento na região, a organização da equipe está extremamente feliz em realizar o evento no campus Tancredo Neves da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ) e  o Sprint Eliminator no entorno da igreja São Francisco de Assis, patrimônio histórico e cultural do Brasil.

Principal ponto turístico da cidade, a igreja recebe no sábado, a partir das 10h, os melhores bikers de cross country eliminator (XCE) da América do Sul. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Vernerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis foram peças fundamentais para a realização do Eliminator no centro histórico da cidade.

Igreja São Francisco de Assis. Foto: Keka

Igreja São Francisco de Assis. Foto: Keka

Segundo o Ministro da Ordem, Sr. Carmello Viegas, a Igreja Católica tem como um de seus principais objetivos a vivência comum e harmoniosa entre as pessoas. “Ao apoiar e interagir com eventos sociais esportivos dessa magnitude, entendemos que estamos contribuindo para o bem estar, divertimento sadio e alegria de todos”, declara. A igreja de São Francisco de Assis é famosa pelo estiolo barroco, impresso nas paredes que marca o início do século XIX, época que em foi construída.

O IPHAN, órgão responsável pela preservação de todo patrimônio histórico nacional, foi de fundamental importância para que este sonho torna-se realidade. É a primeira vez que o instituto autoriza um evento esportivo no centro histórico da cidade, tendo em vista que os organizadores atenderam todas as exigências e parâmetros, garantindo que nenhum dano ou senão ocorra no bem tombado.

Todos os envolvidos na realização do evento, desde o princípio trabalharam para a realização harmoniosa com a cidade e com o patrimônio protegido.

 

 No fim de semana, a CIMTB invade o campus Tancredo Neves da UFSJ e realiza o maior evento de mountain bike da América Latina

Assim como o IPHAN e a Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis foram fundamentais para a realização do Eliminator, a UFSJ acolheu o evento de braços abertos e será palco da competição no sábado à noite, com a CIMTB Night Run e a CIMTB no domingo, 5 de maio.

Entrada do campus Tancredo Neves (UFSJ) Foto: Keka Bike

Entrada do campus Tancredo Neves (UFSJ) Foto: Keka Bike

O organizador do evento, Rogério Bernardes, afirma que São João tem tudo para sediar mais etapas da Copa e entrar definitivamente para o calendário mundial. “Fomos muito bem acolhidos aqui em São João. A UFSJ, o IPHAN e Venerável Ordem Terceira de São Francisco de Assis abraçaram o evento e a ideia é que possamos voltar todos os anos, assim como Araxá que é cidade-sede desde 2003. A estrutura da cidade é fantástica e a hospitalidade da população é imensurável”, explica.

Texto: Paula Isis