Notícias

Pscheidt e Isabella, campeões do Desafio da Ladeira em Congonhas

O público de Congonhas prestigiou na noite desta sexta-feira (15) as primeiras provas da terceira etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike. No Desafio da Ladeira, homenageando os “Doze Profetas” de Aleijadinho, Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano) e Isabella Lacerda (LM/Shimano) cruzaram a linha de chegada em primeiro lugar e faturaram 15 pontos cada na classificação geral da prova. Em paralelo, foi realizada a CIMTB Pearl Izumi Night Run. André Luis Correa levou o título masculino, e Glaidiany de Cássia, o feminino.

Pódio Masculino (Bruno Senna/CIMTB)

Pódio Masculino (Bruno Senna/CIMTB)

Atual vice-líder da Super Elite, o catarinense Ricardo Pscheidt venceu o Desafio da Ladeira, de forma inédita, após o vice-campeonato nas duas últimas temporadas. “Além de dois vices, em 2013 liderei até a última curva, sendo ultrapassado pelo Rubinho no fim da subida. Mesmo com o retrospecto bom, digo que foi um resultado surpreendente pela sequência de competições. Venho de duas etapas da Copa do Mundo, e só cheguei em casa na última quarta (13). Desfiz as malas e segui para Congonhas no dia seguinte”, contou. Completaram o pódio Guilherme Muller e Marcelo Cândido, ambos LM / Shimano, Leonardo Botelho (TSW Team) e Thiago Aroeira (Oggi/ISAPA/Shimano).

Com a vitória na abertura da terceira etapa, Pscheidt soma 124 pontos e diminui de 36 para 21 pontos a distância para o líder Henrique Avancini (145), além de distanciar-se de Rubinho Valeriano (108). “Cheguei na manhã desta sexta-feira, dei um giro e as pernas ainda estavam duras. Sabia que seria difícil. Mesmo ganhando a classificatória dosei bem durante a prova, o que me ajudou no final porque larguei mal, mas na ladeira ataquei e as pernas responderam. Abri bons metros e administrei a vantagem. Estou muito feliz pelo título e pelos 15 pontos no campeonato. Diminui quase pela metade a diferença para o Avancini e abri uma margem boa para o Rubinho”, destacou.

Foto: Bruno Senna

Pódio Feminino (Bruno Senna/CIMTB)

Na disputa feminina, a mineira Isabella Lacerda confirmou a boa fase e faturou mais uma prova na temporada. Assim como Pscheidt, foi seu primeiro título no Desafio da Ladeira. “Nunca havia ganhado o Desafio, por isso o sabor é mais especial. A subida era muito dura, levando o atleta ao limite o tempo todo. As pedras eram muito irregulares, dificultando a pedalada. Dou um passo a mais na busca do bicampeonato,” vibrou Isabella. 

Com a vitória, Isabella Lacerda soma 136 pontos no campeonato, enquanto Erika Gramiscelli, sua principal concorrente, tem 126. “Agora é descansar bastante, porque domingo além dos 57 km teremos essa subida, de novo. Se tudo der certo, vou atrás da minha terceira vitória na Maratona em Congonhas”, completou. Além de Isabela, subiram ao pódio, Sofia Isabel Subtil (BMC Racing Team Brazil), Erika Gramiscelli (Circuit), Letícia Jaqueline Cândido (Focus Oce Racing Team) e Tania Clair Negherbon (ASSICLO/SOS Bike).

Pódio CIMTB Pearl Izumi Night Run (Bruno Fernandes/Noispedala)

Pódio CIMTB Pearl Izumi Night Run (Bruno Fernandes/Noispedala)


CIMTB Pearl Izumi Night Run – A terceira etapa trouxe outra novidade à Copa Internacional Levorin de MTB. Tradicionalmente realizada nos circuitos de XCO (Cross Country Olímpico), a corrida noturna foi disputada na mesma pista do Desafio da Ladeira. Na categoria masculina, o vencedor, André Luis Correa, o Tibita, levou um par de tênis Pearl Izumi E:Motion. Na prova feminina, Glaidiany de Cássia faturou o prêmio.

“A subida foi muito doída. Pensei que seria tranquilo, mas realmente foi muito difícil subir esses 600 metros de ladeiras até a Basílica. Consegui a vitória e estou feliz. Corri pela primeira vez um desafio como este, de Uphill (subida de morro) e se tiver a prova em 2015 voltarei de novo”, comemorou André Luis, de Conselheiro Lafaiete (MG). 

“Nossa, foi muito duro. Muito pesado, no limite do limite. Só pensei em chegar no final, calculando cada trecho da subida. Foi a corrida mais difícil da minha vida, sem dúvida. Fiz uma meia maratona, que me levou ao limite do desgaste físico. Hoje foi o limite da aceleração, misturado com força porque a ladeira é muito íngreme”, relatou Glaidiany, atleta de Divinópolis (MG).

O sábado ficou reservado para o Passeio Ciclístico Sense Bike e o congresso técnico. Neste domingo, as largadas da CIMTB Levorin e da Copa LM Bike de Amadores estão programadas a partir das 9h20, com intervalos entre as cinco categorias. A disputa em duplas também é uma das atrações do último dia da Copa LM Bike de Amadores em Congonhas. 

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.

Resultado do Desafio da Ladeira:

Cinco primeiros do Masculino

1-Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano)
2-Guilherme Muller (LM/Shimano)
3-Marcelo Cândido (LM/Shimano)
4-Leonardo Botelho (TSW Team)
5-Thiago Aroeira (Oggi/ISAPA/Shimano)

Cinco primeiras do Feminino

1-Isabella Lacerda (LM/Shimano)
2-Sofia Isabel Subtil (BMC Racing Team Brazil)
3-Erika Gramiscelli (Circuit)
4-Letícia Jaqueline Cândido (Focus Oce Racing Team)
5-Tania Clair Negherbon (ASSICLO/SOS Bike)

Programação da CIMTB Levorin em Congonhas:
Sábado, 16 de agosto:
10h às 17h30: confirmação das inscrições (entrega 2 kg de alimento obrigatório – exceto fubá e sal), entrega de numerais, lacre da bicicleta e credenciamento de apoio dos atletas/equipes
14h: Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde)
17h45: Início do Congresso Técnico com atletas e equipes 

Domingo, 17 de agosto: 
7h às 8h30: Confirmações das inscrições na secretaria do evento 
8h30: Término da confirmação das inscrições e início do alinhamento dos atletas utilizando o ranking da CIMTB Levorin (15 primeiros) 
9h20: Largada de todas as categorias com intervalos
14h30: Premiação da etapa + Concurso de Redação e Desenho

Revista Digital da CIMTB Levorin – Está disponível no site oficial da prova a Revista Digital de Congonhas, com as principais novidades da etapa de 15 a 17 de agosto, além das belas fotos de São João del-Rei e um balanço completo do que rolou na cidade “Onde os Sinos Falam”. Destaque ainda para os líderes das 22 categorias da competição. Para ler o conteúdo, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/clipping/revista/congonhas-2014/ou clicar aqui

Vídeo Teaser – Quer ter uma ideia do que vai rolar na Maratona da “Cidade dos Profetas”? Acesse o vídeo produzido pela CIMTB Levorin especialmente para esta etapa. Imagens lindas da cidade e muito pedal pelas trilhas e ruas de Congonhas:https://www.youtube.com/watch?v=GNKuE56rcxw.

Drone virtual permite visualizar pista de Congonhas – A organização da CIMTB Levorin disponibiliza em seu site oficial o drone virtual, que permite a visualização da maratona em Congonhas. São quatro distâncias distintas: Super Elite (67 km), Elite (57 km), Amadores (38 km) e Reduzido (33 km). Para fazer o passeio, basta acessar o endereço:http://cimtb.com.br/etapas/uci-mtb-marathon-series-xcm-congonhas/.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço: Fanpage no Facebook:www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter: @CIMTBLevorin e noInstagram: @CIMTB.

Confira o balanço da primeira etapa em Araxá (MG): Balanço Araxá

Confira o balanço da segunda etapa em São João del-Rei (MG): Balanço São João

Pontuação da CIMTB Levorin após duas etapas: Pontuação CIMTB Levorin

Pontuação da Copa LM Bike de Amadores após duas etapas: Pontuação Copa LM Bike de Amadores