Notícias

Presença estrangeira aumenta desafio dos brasileiros na Copa Internacional Levorin de MTB

Apesar dos brasileiros formarem a ampla maioria do pelotão na abertura Copa Internacional Levorin de MTB, marcada para o Tauá Grande Hotel, em Araxá, entre sexta e domingo (21 e 23), cinco ciclistas estrangeiros de três países estão confirmados, o que promete elevar o nível técnico e acirrar a disputa. Do Equador virão duas experientes ciclistas: Alexandra Serrano e Diana Estefanía Aldaz, ambas da Elite Feminina. Da Venezuela, dois homens vão competir na trilha mineira: Antonio Javier Medina, na Super Elite, e Rafael Ricardo Rodriguez, no Sub-50. O suíço Lukas Kaufmann (Super Elite), atualmente residente em Belo Horizonte, completa a lista de “forasteiros” da prova.

Foto: Lukas Haufmann (Crédito: Bruno Fernandes  / Noispedala)

Foto: Lukas Haufmann (Crédito: Bruno Fernandes / Noispedala)

“A CIMTB Levorin tem recebido muitos atletas internacionais e a cada ano o número aumenta. Em Araxá temos confirmados atletas do Equador e Venezuela, além de um suíço que vive aqui. Em São João del-Rei teremos atletas do Chile e Argentina, em Congonhas, com a UCI Marathon Series, devem estar presentes atletas da Europa e, por fim, em São Roque (SP), pela proximidade da capital, o encerramento do circuito deve receber muitos atletas de outras nacionalidades”, avalia Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin. “A presença deles é importante por vários aspectos, mas o principal é elevar o nível dos atletas brasileiros com provas mais competitivas, ainda mais com a proximidade dos Jogos Olímpicos de Rio-2016”, conclui.

A prova de Araxá será realizada entre dois campeonatos internacionais de destaque no continente. Menos de uma semana após os Jogos Sul-Americanos em Santiago (CHI), e pouco antes do Campeonato Pan-Americano de Barbacena, entre 26 e 30 de março. Na disputa em solo chileno, os brasileiros obtiveram três medalhas, uma de ouro com Henrique Avancini, e duas de prata, com Rubinho Valeriano e Raiza Goulão. Os três ciclistas estão confirmados para a abertura da CIMTB Levorin e são considerados favoritos, ao lado da equatoriana Alexandra Serrano, quarta colocada no Chile, e Isabella Lacerda, que terminou na sexta posição.

Alexandra Serrano teve uma importante experiência na CIMTB Levorin em 2013, quando disputou a última etapa da temporada em Costa do Sauípe (BA). A ciclista equatoriana foi segunda colocada geral do XCS (Cross Country por Estágios), com um terceiro lugar no Contrarrelógio, primeiro no Short Track e segundo na Maratona (XCM). “Depois da minha boa participação em Sauipe, em outubro do ano passado, fico confiante em poder lutar pelas primeiras posições nesta abertura, em Araxá. Foi uma prova especial para mim, que me ajudou muito na minha caminhada até hoje. Porém, cada prova é diferente e tenho certeza que será uma nova história”, relembra Alexandra.

Foto: Alexandra Serrano (Crédito: Bruno Fernandes / Noispedala)

Foto: Alexandra Serrano (Crédito: Bruno Fernandes / Noispedala)

“Espero ganhar nível e ritmo de competição, como preparação para o Campeonato Pan-Americano, em Barbacena, na semana seguinte. Desde o ano passado, depois dos Jogos Bolivarianos, em novembro, meu objetivo eram os Jogos Sul-Americanos no Chile, onde fui quarta colocada e o Pan-Americano. A Copa Internacional Levorin de MTB é desde sempre minha favorita no Brasil e é por isso que não podia perdê-la este ano”, destaca a equatoriana.

A primeira das quatro etapas na temporada será válida pelos rankings estadual e brasileiro, contemplando a parceria entre a Federação Mineira e a Confederação Brasileira de Ciclismo, porém, para os ciclistas que sonham com as Olimpíadas de 2016, será uma oportunidade de iniciar a campanha olímpica de forma consistente, uma vez que os campeões da elite receberão 120 pontos no ranking mundial da UCI (União Ciclística Internacional).

Os ciclistas da Super Elite e Elite Feminina competem no formato XCS Classe 1, ou seja, a competição terá três estágios em dias distintos: Contrarrelógio, Short Track (pista curta) e Cross Country Olímpico. Os atletas das demais categorias disputam o tradicional XCO com treino no sábado e provas no domingo a partir das 8h. São esperados cerca de 1.300 ciclistas.

Revista Digital – Novidade em 2014, a Revista Digital da CIMTB Levorin já está no ar. Para ler seu conteúdo, acesse o endereço: cimtb.com.br/clipping/revista/araxa-2014/. Nesta primeira edição você ficará por dentro de tudo que vai rolar na abertura do principal circuito da Mountain Bike da América Latina.

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial do principal circuito de MTB da América Latina pelo endereço http://www.facebook.com/CIMTB. A CIMTB Levorin também está no Twitter (@CIMTBLevorin) e Instagram (@CIMTB).

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento que comemora a 19ª edição em 2014.

Fonte: ZDL de Comunicação