Notícias

Pista de Congonhas tem novidades e novos desafios

Mudança foi feita para dar mais segurança aos atletas e evitar transtornos no trânsito. Prova acontece entre os dias 18 e 20 de novembro. 

14795232127_476e605808_b

Mudanças foram feitas para beneficiar atletas e moradores de Congonhas (Foto: Bruno Senna/CIMTB Levorin)

A pista da etapa que fecha a temporada da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) terá novidades. O evento acontece entre os dias 18 e 20 de novembro em Congonhas. O objetivo da mudança é dar segurança e qualidade para o atleta e evitar transtornos ao trânsito no local. De acordo com o organizador do evento, Rogério Bernardes, o Departamento de Trânsito e a própria população de Congonhas solicitaram a mudança devido ao engarrafamento que era causado pela prova.

“Houve um pedido de mudança da chegada, passando pela Vila São Vicente. Isso porque, quando acontece essa prova, os atletas ficam com a via preferencial e o trânsito tem que parar. A gente conseguiu contornar isso há bastante tempo com ajuda da Polícia Militar, Departamento de Trânsito e da Guarda Municipal, porém o engarrafamento chega a ter quilômetros e como esse ano são dois dias de prova, buscamos uma solução”, explicou.

Rogério contou que com a ajuda de um morador da cidade, foi fácil solucionar a situação. “Com o auxílio do senhor Clemente, que mora em Congonhas e sempre nos ajuda, tiramos esse trecho da cidade. Ele tem uma fazenda, um espaço maravilhoso, e o percurso vai passar por dentro da fazenda dele, chegando por trás da Basílica”, contou.

Mesmo com a mudança, a ladeira continuará sendo utilizada. “Nós vamos descer um pedaço da ladeira e logo que começar a descida, vamos virar à esquerda, justamente em frente à Igreja, em uma rua bem pequena e que tem uma subida forte, será uma chegada diferente do que sempre teve”, disse.

Segundo o organizador, esse novo caminho não será mais fácil, pelo contrário, os atletas podem se preparar para um novo desafio. “Quando o atleta chegar em frente a basílica, a imagem estará no sentido inverso. Assim, quando os atletas passarem pelo pórtico vão descer um pedacinho da ladeira em frente a basílica, que é a chegada, e a imagem vai ficar muito mais bonita plasticamente. Outra coisa é que o atleta vai fazer o percurso descendo, o que vai evitar a fadiga e o excesso de atendimentos médicos”, contou.

15004663649_41078e7606_k

Pista oferece novos desafios aos atletas (Foto: Bruno Senna/CIMTB Levorin)

No último ano, houve um grande número de atendimentos médicos por conta da exaustão na chegada. “Ano passado tivemos muitos atendimentos nesta subida pelo esforço exagerado dos atletas”, lembrou Rogério.

O organizador afirmou que a mudança também está relacionada à própria segurança dos atletas e a qualidade da competição. “Nesse lugar da Vila São Vicente, trabalham cerca de 50 pessoas no local com ambulância, Polícia Militar, Guardas de Trânsito, Guardas Municipais, tudo para controlar o trânsito que fica parado aguardando a passagem dos atletas. Ou seja, era necessário gastar uma energia muito grande para controlar o local. Agora vamos concentrar esses profissionais em outros locais para dar mais segurança aos atletas. Além disso, é um local com grande número de moradores com crianças e animais e o risco de acidente sempre nos preocupou bastante neste trecho”, disse.

Segundo Rogério, toda mudança é pensando na melhoria da prova. “O atleta pode ter certeza que se não fosse algo para melhorar a prova em questão de qualidade e segurança para os participantes e população, a gente não faria essa mudança. Com a experiência que temos, estou muito otimista e vai ser muito bacana. É evidente que a gente perde uma parte da ladeira, mas vamos ter outras partes muito legais também”, afirmou.

A organização da CIMTB Levorin irá disponibilizar o arquivo GPX, tanto para o percurso completo quanto para o reduzido, para aqueles atletas que possuem GPS utilizar.

A CIMTB Levorin conta pontos para os seguintes rankings: União Ciclística Internacional, Confederação Brasileira de Ciclismo e Federação Mineira de Ciclismo.

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais. Lá você poderá encontrar fotos e vídeos dos atletas e das provas.

Assessoria de Imprensa
Maritza Borges
press@cimtb.com.br
Tel: 34 9.9986-2851