Notícias

Mais de 900 atletas participaram da 2º etapa da CIMTB Levorin, em São João del-Rei

Evento foi decisivo para atletas que buscam vaga nos Jogos Olímpicos. Cerca de 12 mil pessoas passaram pelo Ctan durante os três dias de competição. 

ALE_2332 ALE_9759Evento aconteceu entre os dias 13 e 15 de maio (Crédito: Alexandre Moreira/Fotop)

As bicicletas invadiram São João del-Rei entre os dias 13 e 15 de maio. Mais de 900 atletas compareceram na segunda etapa da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike (CIMTB Levorin) e transformaram o Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan) na ‘universidade do mountain bike’. Diversos atletas de países da América do Sul estiveram na competição em busca dos pontos o ranking da União Ciclística Internacional (UCI). A 2º etapa da CIMTB Levorin oferece provas de Cross Country Eliminator (XCE) e Cross Country Olímpico (XCO).

A competição foi decisiva para o número de vagas e representantes do mountain bike. Os brasileiros conseguiram somar 104 pontos no ranking das nações e chegar ainda mais perto da segunda vaga para a equipe masculina nos Jogos 2016. No masculino, Henrique Avancini conquistou o lugar mais alto do pódio e no feminino, Raiza Goulão ficou com o 1º lugar.

Além disso, o evento sediou uma etapa da UCI Júnior Series, uma das 25 do mundo e a única do Brasil. Quase como uma ‘Copa do Mundo’ para a categoria, de atletas de 17 e 18 anos, a prova contou com a presença da argentina Julieta Sainz, a 1º no ranking mundial júnior, e Wilson Peña, 3º do ranking e medalha de ouro no Panamericano de 2016. Os dois confirmaram o favoritismo e saíram com a vitória na competição.

cimtb-2016- foto thiago lemos (1)

Rogério afirmou que evento evoluiu (Crédito: Thiago Lemos/CIMTB Levorin)

Além das competições, o evento também disponibilizou a feira especializada e ações paralelas, com por exemplo, o Passeio Ciclístico, o Concurso de Redação e Desenho Audax e apresentação de organizações não governamentais. Cerca de 12 mil pessoas acompanharam as atividades nos três dias do evento.

Segundo Rogério Bernardes, organizador da CIMTB Levorin, a etapa de São João del-Rei evoluiu muito em relação aos anos anteriores. “Estamos no caminho certo no planejamento de longo prazo para se tornar uma etapa tão grandiosa como de Araxá e Congonhas. A cidade tem potencial e o apoio de todos os parceiros nos levará a alcançar nossos objetivos em poucos anos”, afirmou

União Ciclística Internacional
O comissário da União Ciclística Internacional, o americano Michael Donovan, esteve em São João del-Rei pela segunda vez e afirmou que viu evolução na CIMTB Levorin. “Esta é minha segunda vez aqui e, pelo o que eu já tinha visto, Rogério evoluiu muito o evento e está fazendo dele ainda melhor. É possível ver melhoria em toda organização, eu vi algumas modificações no percurso, que está mais técnico e deixa os atletas brasileiros desenvolverem ainda mais”, afirmou.

De acordo com Michael, a CIMTB Levorin é uma competição promissora e que ele acredita que vai evoluir ainda mais. “É muito importante ter competições internacionais no país, pois ajuda os atletas a se desenvolverem e a aumentarem o nível. Rogério tem feito um ótimo trabalho com o evento”, finalizou.

Foto 15-05-16 19 52 16

Concurso incentivou criatividade de crianças (Crédito: CIMTB Levorin/Divulgação)

Concurso de Redação e Desenho Audax
Além de incentivar o esporte, a CIMTB Levorin incentivou, junto com a Prefeitura de São João del-Rei, a criatividade e, consequentemente a autoestima das crianças. No domingo (15), Sibelle Beatriz de Moura Oliveira, de 9 anos, da Escola Municipal Parada do Giarola e Rodrigo Batista da Silva, de 10 anos, da Escola Municipal Pio XII, e os respectivos professores, foram premiados com uma bicicleta da marca Houston.

A superintendente municipal de ensino, Maria de Fátima Vieira Vale, disse que o concurso é uma forma de trabalhar a criatividade e incentivar o esporte para os estudantes. Também, segundo ela, trabalhos assim estimulam a autoestima das crianças e dos adolescentes. “É uma forma de valorizar a escrita e o desenho dos alunos. Sempre há uma participação da família que fica orgulhosa com a criação dos jovens, e sem contar, que os vencedores e os respectivos professores, têm a chance de sair do evento pedalando”, concluiu.

Passeio Ciclístico
O Passeio Ciclístico mudou a atmosfera da cidade. Na tarde de sábado (14), mais de 100 ciclistas fizeram o percurso de cerca de 3 km que começou na Ophicina Bike Shop, na Rua Antônina Dias Beltrão, até o local do evento, no Campus Tancredo de Almeida Neves (Ctan). Ao chegar na CIMTB Levorin, diversos pneus Levorin foram sorteados e também uma bicicleta Houston. O ganhador foi o sanjoanense Tutti Fonseca, que já é veterano na CIMTB Levorin.

O Passeio Ciclístico é uma ação da CIMTB Levorin junto com o parceiro, Ophicina Bike Shop. Além do caráter esportivo, a ação também tem como finalidade a solidariedade. No ato da inscrição, cerca de 100 participantes doaram um litro de leite cada um. As doações foram entregues à Associação de Amparo a Pacientes com Câncer (Asapac) de São João del-Rei. “As pessoas que participam do Passeio Ciclístico gostam muito. Por que às vezes andam pouco e quando sobem em cima da bicicleta, sentem aquela sensação de liberdade. O percurso é tranquilo e plano”, disse o proprietário da Ophicina Bike Shop, Maurício Giarola de Resende.

Próxima etapa
A CIMTB Levorin se prepara agora para a próxima etapa que será em Congonhas entre os dias 18 e 20 de novembro. O evento oferece competições de Cross Country Maratona (XCM).

A Copa Internacional de Mountain Bike comemora a 21ª Edição em 2016. O evento tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição, e Co-Patrocinio da Audax.

Acompanhe tudo de um dos principais eventos do mountain bike mundial pelas redes sociais:
Twitter: @CIMTBLevorin
Facebook: https://www.facebook.com/cimtb/
Instagram: @CIMTB
Flickr: www.flickr.com/cimtb
Snapchat: CIMTB
Site: http://cimtb.com.br/

Assessoria de Imprensa
Maritza Borges

press@cimtb.com.br
Tel: 34 9.9986-2851