Notícias

Henrique Avancini vence Eliminator e é bicampeão antecipado da CIMTB Levorin

Ciclista brasileiro mais bem colocado no ranking da UCI (União Ciclística Internacional), Henrique Avancini (Caloi Team), de Petrópolis (RJ), conquistou na manhã deste sábado (11) o título da temporada da Copa Internacional Levorin de Mountain Bike de forma antecipada. O bicampeonato do 19º colocado no ranking mundial, com 906 pontos, veio com a vitória no Sprint Eliminator (XCE). Seu único rival na briga pelo título, Ricardo Pscheidt (Trek/Shimano), teve problemas na disputa de quinto lugar e viu esgotadas suas chances de ser campeão.

“O campeão é o atleta que se mostra completo e para mim é uma satisfação muito grande. Estou feliz demais. Vencer a CIMTB Levorin é confirmar que fiz uma boa temporada. O campeonato começou em março e termina em outubro, é bem longo e explora muito bem o ciclista, com provas de Sprint Eliminator, Cross Country Olímpico e Maratona, ou seja, os mais diversos formatos do Cross Country, o que obriga o atleta a desenvolver várias qualidades”, comemorou Henrique, que agora soma 205 pontos, contra 152 de Pscheidt, com mais 50 pontos em disputa neste domingo.

O bicampeão subiu no pódio ao lado de Dario Gasco (Argentina), Valmor Hausmann (Free Force), Frederico Mariano (Caloi Team) e João Paulo Firmino (Scott), em ordem decrescente de classificação. “Adotei a estratégia de não largar forte no Eliminator, para depois me recuperar na subida. Deu certo. Com a oitava colocação do Pscheidt pude garantir o troféu”, contou.

Apesar de não fazer uma temporada perfeita como sonhava, indo bem em outras provas nacionais e internacionais, Henrique exaltou a Copa Internacional Levorin de MTB. “Sem dúvida é o principal campeonato no cenário nacional. Tem um peso grande. Nessa temporada tive resultados inesperados no Brasileiro e no Pan-americano devido a problemas mecânicos”, lembra.

“Domingo não precisarei me preocupar com o campeonato. Normalmente gosto de andar de maneira agressiva e me incomoda ter de controlar e administrar. Não me sinto confortável na bicicleta. Amanhã (domingo) farei uma prova tranquila, estou em boa forma e vamos ver o que acontece. Sou o campeão mas não seria nada mal buscar algo mais”, concluiu.

Vitória de Erika Gramiscelli – Um duelo mineiro marcou a decisão da categoria feminina do Sprint Eliminator no travado circuito do Centro Cultural Brasital. Erika Gramiscelli (Circuit) venceu Isabella Lacerda (LM/Shimano) com a argentina Noelia Rodriguez em terceiro lugar. Erika somou 15 pontos e diminuiu a diferença para a líder da CIMTB Levorin de 45 para 42 pontos. Se apenas cruzar a linha de chegada, Isabella deve confirmar o título neste domingo.

“O importante será vencer a etapa, esse é o meu objetivo. Estou na minha melhor fase e vou lutar pela primeira colocação”, afirmou Erika, que disputa a Copa Levorin desde 1999. “Subi no pódio em praticamente todas as etapas desde que comecei a disputar a Copa em Pedra do Sino (MG)”, relatou a hexacampeã da competição.

Agora, em São Roque, a atleta em campanha olímpica para Rio 2016 quer ratificar sua evolução na temporada. “O começo deste ano foi difícil devido a uma lesão. Caí da bike duas semanas antes da etapa de abertura, em Araxá. Corri machucada. Depois, venci os três dias em São João del-Rei e tive um problema mecânico em Congonhas. Quero ganhar aqui”, definiu Erika.

Com o título da CIMTB Levorim 2014 praticamente assegurado, Isabella poderia até ‘aliviar’ no Sprint Eliminator, mas garante que partiu para a briga. “Tive de fazer muita força para conseguir este segundo lugar. Fiz o melhor possível porque sabia que a Erika era a favorita no Eliminator”. Para a prova decisiva, o pensamento de Isabella é o mesmo. “O título da Copa é o meu foco, mas amanhã (domingo) não vou me poupar, terei apenas certa cautela. Preciso dos pontos da UCI para o ranking olímpico”.

A goiana Raiza Goulão (Soul Cycles) foi a quinta colocada no Eliminator e enumerou as dificuldades da etapa decisiva em São Roque. “É um percurso com muitas subidas, o que fica ainda mais complicado em um local com o clima tão quente e seco. Muito zig-zag na primeira parte. Depois melhora e fica um pouco mais técnico. Vou fazer o possível para somar o máximo de pontos pensando no Rio 2016”.

A Copa Internacional de Mountain Bike tem patrocínio da Levorin, o pneu oficial da competição. LM Bike, Shimano e Specialized são os co-patrocinadores do evento, que comemora a 19ª edição em 2014.

Classificação final Sprint Eliminator
Super Elite

1 – Henrique Avancini
2 – Dario Gasco
3 – Valmor Hausmamm
4 – Frederico Mariano
5 – João Paulo Pereira
6 – Leonardo Botelho
7 – Daniel Grossi
8 – Ricarso Pscheidt

Elite feminina
1 – Erika Gramiscelli
2 – Isabela Lacerda
3 – Noelia Rodriguez
4 – Roberta Stopa
5 – Raiza Goulão
6 – Liege Walter
7 – Amanda Vieira
8 – Sofia Subtil

Programação:

Domingo – 12/10/2014

08h: 1ª Largada – Copa LM Bike de Amadores (exceto Segurança Pública)
09h: Passeio Ciclístico Sense Bike (Mobilidade, Meio Ambiente e Saúde)
10h: 2ª Largada – CIMTB Levorin (Sub45, Sub17, Sub50, PNE, Sub55, Sub60, Over60, Segurança Pública (Copa LM Bike de Amadores e Sub15) + Mirim (Pista Exclusiva)
11h: Premiação categorias 1ª Largada Copa LM Bike de Amadores
12h: 3ª Largada – CIMTB Levorin (Júnior, Sub30, Sub35, Sub40)
13h15: Premiação categorias 2ª Largada CIMTB Levorin + Concurso de Redação e Desenho
14h: 4ª Largada – Super Elite e Elite feminina
14h45: Premiação categorias 3ª Largada
16h15: Premiação categorias 4ª Largada

Fan page – Quer acompanhar tudo sobre a Copa Internacional Levorin de Mountain Bike e ainda curtir fotos diferenciadas e vídeos das provas e dos atletas? Acesse a fan page oficial pelo endereço: Fanpage no Facebook: www.facebook.com/CIMTB.

Mais informações também no Twitter: @CIMTBLevorin e no Instagram: @CIMTB.

Mais informações no site http://cimtb.com.br/

Confira o balanço da primeira etapa em Araxá (MG): Balanço Araxá

Confira o balanço da segunda etapa em São João del-Rei (MG): Balanço São João

Confira o balanço da terceira etapa em Congonhas (MG): Balanço Congonhas

Gustavo Coelho / Ary Pereira Jr. – MTb 23297
E-mails: press@cimtb.com.br